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Facebook trends: 10 tendências Facebook para 2021 | Oberlo

Facebook Trends: 10 tendências Facebook que você precisa conhecer [INFOGRÁFICO]

Artigo por Time Oberlo

Está por dentro das melhores Facebook trends para 2021?

O Facebook continua firme e forte na sua posição de rede social mais popular do mundo, e a cada dia que passa se consolida também como uma das melhores plataformas para profissionais que querem ampliar seu marketing pessoal e, claro, para e-commerces e lojas virtuais que estão querendo vender online.

Por isso mesmo, é crucial que você esteja por dentro das melhores Facebook trends – ou melhor, tendências Facebook. Esses números vão ajudar você na hora de delimitar estratégias, definir públicos-alvo e muito mais.

E é claro que a gente já separou as 10 Facebook trends que você precisa conhecer, né?

Dá só uma olhada:

A vida é curta demais para deixar para amanhã. Que tal começar a trilhar seu próprio caminho em direção ao sucesso?

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1. Tendências Facebook: Facebook Live e o futuro da plataforma

Tendências Facebook: Facebook Live e o futuro da plataforma

Não dava para começar uma lista com as melhores Facebook trends sem mencionar as lives e transmissões ao vivo, que ganharam popularidade ao longo de 2020.

Um levantamento realizado pela 99 Firms e ainda inédito em português mostrou que, de fato, o formato do Facebook live tem se saído muito bem quando o assunto é engajamento: na verdade, as lives recebem em média 165% mais comentários do que vídeos pré-gravados e posts com imagens.

Aliás, uma matéria do Tech Jury também trouxe um alerta importante: já há quem acredite que, em 2021, o Facebook deixe de ser uma rede social baseada em conteúdos escritos para se tornar um espaço dedicado exclusivamente aos conteúdos em vídeo.

Agora, então, é o momento ideal para começar a impulsionar a sua estratégia de vídeo marketing – e definir, também, os melhores formatos de vídeo para Instagram e Facebook.

Dica exclusiva: Aqui no blog do Oberlo, você vai encontrar guias completos sobre como montar uma live Instagram ou se preparar para uma live no Facebook.

 2. Realidade aumentada Facebook: a próxima tendência do e-commerce

Realidade aumentada Facebook: a próxima tendência do e-commerce

O rápido desenvolvimento das tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual durante os últimos anos impactou fortemente o mundo dos games e das redes sociais: de acordo com um estudo da Spark AR, mais de 1,2 milhões de efeitos de realidade virtual foram criados e publicados por cerca de 400 mil criadores de conteúdo – e isso só no Facebook e no Instagram!

Esse número é expressivo, e é por isso mesmo que ocupa a segunda posição na nossa lista de 10 Facebook trends para 2021. Ao que tudo indica, afinal, as tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual devem se tornar elementos importantes da experiência de compras online – e, por isso mesmo, serão essenciais para pequenos negócios e e-commerces de médio porte.

Se você já trabalha com o app do Oberlo na sua loja de dropshipping hospedada na Shopify, vale a pena conferir o Shopify AR, a solução de realidade aumentada da plataforma.

 3. Vídeo marketing no Facebook: o crescimento de conteúdos em vídeo

Vídeo marketing no Facebook: o crescimento de conteúdos em vídeo

Em terceiro lugar na nossa lista de Facebook trends, um elemento que estava presente nas duas primeiras tendências Facebook: o vídeo.

De acordo com um levantamento realizado pela Primis e divulgado pela Publish News aqui no Brasil, notou-se que, desde o início da pandemia da covid-19, as visualizações de vídeo cresceram cerca de 20% –  e o engajamento dos usuários das redes sociais com esse tipo de conteúdo atingiu o patamar de 67%.

Isso é especialmente relevante para os vídeos de curta duração, que têm entre 65 segundos e 5 minutos de duração. Esse formato também pode trazer bons resultados para campanhas de marketing, já que não demanda a atenção prolongada dos usuários.

Aliás, vale destacar que esses números são um reflexo direto da popularidade do TikTok, que está conquistando um espaço cada vez maior dentro das redes sociais.

Se você ainda não está considerando o vídeo como um elemento central da sua estratégia de marketing, melhor repensar esse planejamento. Você pode utilizar o formato de vídeo para anunciar novos produtos, divulgar lives e webinars autorais, fazer tutoriais rápidos e muito mais.

Dica exclusiva: Aqui no blog do Oberlo, você vai encontrar materiais exclusivos sobre o TikTok app, e uma lista com os melhores editores de vídeo do mercado para te ajudar a montar o seu próximo conteúdo em vídeo.

Facebook trends: o verdadeiro potencial dos grupos no Facebook

Os grupos do Facebook já existem há algum tempo, mas, assim como outros recursos e novidades da plataforma, é sempre bom se aproximar com cuidado.

Muito tem se falado sobre as comunidades de desinformação que se estabeleceram por lá, então é importante se precaver e partir em busca de um espaço seguro, que possa de fato funcionar como uma comunidade real – ou então criar o seu próprio grupo.

Isso é especialmente importante para empreendedores e empreendedoras que estão buscando uma rede de parcerias e novos clientes.

Além de buscar grupos de empreendedorismo e dropshipping nacional e/ou internacional, você pode criar um grupo exclusivo para a sua loja virtual e transformar esse espaço em uma comunidade onde você:

  • Anuncia produtos e ofertas exclusivas;
  • Comunica novidades em outros canais da loja, como um blog, newsletter ou canal do YouTube;
  • Divulga com exclusividade conteúdos que farão parte do curso online ou e-book que você pretende lançar.

E não é como se fosse impossível ou extremamente difícil encontrar pessoas interessadas: segundo o próprio Facebook, mais de 120 milhões de brasileiros são usuários ativos dos grupos na plataforma.

Dica exclusiva: Aqui no blog do Oberlo, a gente acredita que as formas alternativas de vendas podem fazer muito sucesso. É por isso que, além de trabalhar com grupos no Facebook, também incentivamos você a buscar mais sobre o WhatsApp comercial e sobre como vender usando uma lista de transmissão WhatsApp.

A gente também pode te mostrar como criar um canal no Youtube e como criar um blog. E, se você quiser, também pode fazer parte do nosso canal no Telegram, onde trocamos mensagens e dicas exclusivas!

 5. Facebook shops: mais clientes, mais vendas

Facebook shops: mais clientes, mais vendas

Bom, a quinta posição da nossa lista de Facebook trends não é bem uma estatística concreta, mas sim uma previsão relacionada ao Facebook Shops – também conhecido como Lojas do Facebook.

Esse recurso, lançado no segundo semestre de 2020 nos Estados Unidos, ainda não está disponível no Brasil; mas, ao que tudo indica, promete trazer grandes vantagens para lojas online.

Como anunciou a Rock Content, esse recurso do Facebook deverá funcionar de forma integrada entre todas as soluções da plataforma. Ou seja: além do Facebook, será possível vender pelo Instagram, pelo WhatsApp e até mesmo pelo Messenger. A integração entre esses canais deverá ser total, e ao que tudo indica o processo de compras será bem simplificado, otimizando a jornada e a experiência do cliente.

Se você quer saber como vender pela internet, vale a pena ficar de olho nesse recurso.

Quase lá: ainda temos mais 5 tendências Facebook que você precisa conferir!

Facebook trends: o melhor formato de anúncio Facebook

Empreendedores e empreendedoras que querem saber como anunciar no Facebook e como gerar tráfego pago por meio da plataforma precisam, claro, saber qual é o formato mais popular de anúncio dentro da rede social.

Vale destacar que o Facebook trabalha com quatro modelos de anúncio: anúncios em imagem, vídeo, carrossel e, claro, coleção.

Aqui vão, então, as nossas dicas sobre os quatro e as melhores tendências Facebook para cada um:

  • Os anúncios em vídeo podem trazer bons resultados – até porque, segundo uma pesquisa divulgada em inglês pela AdEspresso, 1,25 bilhões de usuários do mundo inteiro assistem milhares de vídeos na plataforma. Além disso, o mesmo estudo relatou que 69% dos especialistas em marketing afirmam que os anúncios em vídeo costumam apresentar um melhor desempenho quando comparados aos anúncios em texto e imagem.
  • Algumas pesquisas mostram que, entre os anúncios de imagem e carrossel, a vantagem fica sempre com o carrossel, que consegue entregar uma taxa de conversão maior.
Facebook trends: a expansão do chatbot Facebook

Uma das Facebook trends que a gente não podia deixar de fora é esta aqui, que fala exclusivamente sobre o chatbot Facebook e outros mecanismos de chat automatizado.

O grande diferencial desses produtos está no fato de que eles possibilitam uma jornada de compra descomplicada e instantânea para os clientes – algo cada vez mais importante no mundo altamente tecnológico que estamos vivendo, onde cada segundo conta (e muito).

Por isso mesmo, não é de se espantar que atualmente existam cerca de 40 milhões de chatbots ativos no Facebook Messenger. Os números são de um levantamento realizado pela ZDNet, que também revelou que mais de 20 bilhões de mensagens são enviadas todo mês via Messenger.

Esses números impressionam, mas também indicam que ainda há espaço para lojistas que querem otimizar seus serviços de atendimento.

Dica exclusiva: Aqui no blog do Oberlo, você vai encontrar uma lista completa com ferramentas para automação de marketing. Assim como o chatbot, essas ferramentas podem ajudar a simplificar a sua rotina e otimizar o funcionamento da loja.

 8. Tendências Facebook: Facebook para pequenos negócios

Tendências Facebook: Facebook para pequenos negócios

A gente sabe que os pequenos negócios foram os mais afetados pela pandemia da covid-19. Ainda que muitos lojistas tenham migrado para o mundo virtual, otimizado suas operações e adaptado a gestão de negócios para o momento atual, o número de lojas que ainda está no vermelho ou que precisou reduzir o número de funcionários é bem alto.

Foi por isso que o Facebook anunciou um fundo de 100 milhões de dólares para ajudar essas pequenas empresas no mundo inteiro. No Brasil, a fatia destinada foi de R$ 14 milhões – mas, infelizmente, o processo de inscrição já se encerrou.

Contudo, com as previsões mais recentes apontando para um primeiro semestre de 2021 ainda sob o domínio da pandemia, é bem possível que o Facebook anuncie outros programas de incentivo como este; por isso mesmo, vale a pena ficar de olho.

Quase lá: só mais duas Facebook trends para chegarmos ao fim da lista!

Facebook trends: user generated content (UGC), ou conteúdo gerado pelo usuário

UGC, também conhecido como user-generated content ou, em português, conteúdo gerado pelo usuário, é conhecido no mundo do e-commerce como uma das estratégias mais eficazes para um bom marketing de conteúdo.

A teoria é bem simples, e na prática a fórmula tem se provado extremamente eficiente – sobretudo nesse momento de pandemia, em que muita gente permanece em casa. O princípio é o seguinte:

A marca incentiva os seguidores e clientes a enviarem fotos e vídeos utilizando os produtos da loja ou então a postarem esses conteúdos em suas próprias redes sociais (sempre, claro, marcando o perfil oficial da loja). A marca, por sua vez, pode repostar esses conteúdos e marcar o cliente em suas publicações, impulsionando a visualização e o engajamento das publicações.

E, segundo uma pesquisa realizada pela Digiday, isso tem feito muito sucesso sobretudo no Facebook, onde vídeos criados por clientes de marcas estão crescendo exponencialmente: em janeiro de 2020, o número de visualizações desses vídeos era de 223 bilhões; em agosto, pulou para 495 bilhões.

 10. Hashtags Facebook: as últimas tendências Facebook

Hashtags Facebook: as últimas tendências Facebook

Chegamos, enfim, à última posição da nossa lista com 10 Facebook trends para ficar de olho em 2021.

E, sim: nós vamos falar sobre hashtags.

Criadas como um recurso do Twitter há mais de uma década, as hashtags ganharam o mundo e as outras redes sociais: atualmente, são recursos essenciais do Instagram, do Facebook e até mesmo do LinkedIn.

Mas, segundo a SocialMediaToday, o Facebook vem trabalhando em novos recursos para otimizar e ampliar o uso de hashtags na plataforma – e um desses recursos provavelmente vai ser a exibição de uma lista com hashtags recomendadas segundo a análise preditiva de textos.

Por isso mesmo, 2021 deve vir cheio de novidades dentro desse campo; vale a pena ficar de olho!

Dica exclusiva: Aqui no blog do Oberlo, você vai encontrar um guia completo sobre as hashtags Instagram – e um manual inteirinho sobre como usar o LinkedIn.

Tendências Facebook para 2021: conclusão

Esperamos que esta lista com 10 Facebook trends possa ajudar você a definir suas estratégias de marketing e publicidade nas redes sociais.

Ah, e não se esqueça de conferir os melhores horários para postar no Facebook, ok?

Aqui vai um resumo com as 10 Facebook trends que mostramos neste post:

  1. As lives do Facebook recebem em média 165% mais comentários do que vídeos pré-gravados.
  2. Em 2020, mais de 1,2 milhões de efeitos de realidade virtual foram criados e publicados no Facebook e no Instagram.
  3. As visualizações de vídeo cresceram cerca de 20%, e o engajamento dos usuários das redes sociais com esse tipo de conteúdo atingiu o patamar de 67%.
  4. Mais de 120 milhões de brasileiros participam de grupos do Facebook.
  5. O Facebook Shops ainda não foi lançado no Brasil, mas é uma das maiores tendências Facebook para 2021.
  6. 69% dos especialistas afirmam que os anúncios em vídeo costumam apresentar um melhor desempenho quando comparados aos anúncios em texto e imagem.
  7. Tendências Facebook: já existem cerca de 40 milhões de chatbots ativos no Facebook Messenger.
  8. O Facebook lançou um programa de incentivo de 100 milhões de dólares para ajudar essas pequenas empresas afetadas pela pandemia.
  9. Vídeos criados por clientes de marcas estão crescendo exponencialmente no Facebook e já atingiram a marca de 495 bilhões visualizações mensais.
  10. 2021 pode ser o ano em que o Facebook anunciará novos recursos para a utilização de hashtags dentro da plataforma.

Quer saber mais?

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