Facebook para empresas: 10 estatísticas que você precisa saber em 2020 [INFOGRÁFICO]

Maryam Mohsin Anunciar e promover

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Você já usa o Facebook para Empresas?

Se a resposta for “não”, então está na hora de repensar as suas estratégias de publicidade e marketing – afinal, a plataforma do Facebook é uma das ferramentas mais completas e eficientes para empreendedores e lojistas que querem anunciar no Facebook e no Instagram.

Se a resposta for “sim”, maravilha – você já deu um primeiro passo importantíssimo para impulsionar as suas campanhas e a sua estratégia de segmentação de mercado. Mas você sabe como usar todos os recursos disponíveis na plataforma? Será que não dá para otimizar e fazer mais alguns ajustes para obter resultados ainda melhores?

O post de hoje foi pensado para ajudar você a descobrir mais sobre o potencial do Facebook para Empresas. Compilamos 10 estatísticas e dados Facebook bem interessantes, que indicam alguns caminhos e estratégias para empreendedores que querem vender online e ainda estão patinando na hora de definir campanhas de marketing e delimitar os segmentos de público-alvo para os quais querem anunciar.

Vamos lá?

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1. Quantos usuários tem o Facebook?

Facebook para empresas: Quantos usuários tem o Facebook?

Bom, não dá para iniciar uma lista com estatísticas sobre o Facebook para Empresas sem começar pelo número mais impressionante de todos – o número total de usuários na plataforma.

Os dados mais recentes, liberados pelo próprio Facebook em 2020, indicam que a rede social conta com 2,60 bilhões de usuários ativos todos os meses.

Ainda mais impressionante é o fato de que cerca de 1,73 bilhões de usuários visitam a plataforma integrada do Facebook (composta não só pela rede social do Facebook, mas também pelo Instagram, pelo WhatsApp e pelo Messenger) ao menos uma vez por dia.

Ou seja: trabalhar com o Facebook não significa apenas anunciar na rede social do Facebook – mas sim ter acesso a todo um mapeamento interno de canais importantes de vendas, como o WhatsApp e o Instagram. Daí a otimizar a sua lista de transmissão WhatsApp, ganhar seguidores no Instagram e aumentar as vendas é um pulo.

Mas a gente sabe que você veio até aqui buscando outros dados Facebook mais específicos – e a gente já vai chegar lá!

2. Facebook: a maior rede social do mundo

Dados Facebook: a maior rede social do mundo

Não há como negar que o Facebook se tornou um sinônimo de redes sociais. Além de ser um gigante das mídias, ele ainda continua a ser a rede social mais popular do mundo, sendo acessado ou visitado por 60,6% dos usuários da internet mundial. O fato de que o Facebook também é a rede social com a maior receita da internet contribui ainda mais para o seu domínio no mercado.

É por isso mesmo que o Facebook para Empresas é um aliado tão importante para quem está se perguntando como ganhar dinheiro na internet vendendo produtos ou serviços: o poder de alcance da plataforma é gigantesco – o que significa que as chances de colocar a sua marca na frente de clientes dispostos a comprar é sempre bem alta.

Isso não quer dizer, é claro, que as outras redes sociais não sejam bons canais de vendas. Embora integrado ao Facebook, o Instagram é um canal altamente singular, que pode trazer bons resultados para lojas e perfis que souberem como utilizar as hashtags Instagram e os outros recursos, como o botão Comprar e a live Instagram.

Além disso, não podemos esquecer o potencial de redes consideradas “menores” mas imensamente populares dentro de certos públicos-alvo: o Twitter e a nova rede social do TikTok. Há muito potencial nessas redes, então vale a pena explorar aquilo que faz sentido para o seu nicho e sua proposta de vendas.

Lembre-se: no final do dia, o que importa é que você esteja onde seus clientes estão. E as chances de que eles estejam no Facebook são bem altas.

3. Facebook para empresas: receita gerada pelo Facebook Ads

Facebook para empresas: receita gerada pelo Facebook Ads

Dada a imensa popularidade do Facebook entre os usuários do mundo inteiro, não é de se espantar que ele seja também um dos canais mais utilizados por lojas e empresas que estão querendo anunciar seus produtos e serviços para um público mais amplo.

Essa configuração de negócios também faz com que a receita gerada pelo Facebook Ads, um dos principais recursos do Facebook para Empresas, seja de cair o queixo: só nos primeiros quatro meses de 2020, o Facebook faturou US$ 17,44 bilhões de dólares – um aumento de cerca de 17% quando comparado ao mesmo período de 2019.

Isso não significa que o Facebook não tenha passado ileso pela pandemia da covid-19. Na verdade, assim como aconteceu em diversos outros canais de marketing, a rede social também registrou uma redução no número e no volume de anúncios programados na plataforma.

Embora a pandemia ainda esteja longe de ser controlada e estabilizada, não há como negar que o mercado e os consumidores se adaptaram rapidamente ao “novo normal”: muitas lojas e e-commerces ajustaram sua gestão de negócios de modo a garantir um ritmo mais saudável de vendas – e um número recorde de consumidores se adaptou ao formato das compras online.

4. As empresas usam o Facebook Business como canal de vendas

As empresas usam o Facebook Business como canal de vendas

Não dá para ser uma lista com estatísticas do Facebook para Empresas e outros importantes dados Facebook se a gente não falar sobre as empresas, né?

De acordo com dados publicados pelo próprio Facebook, cerca de 80 milhões de empresas de pequeno e médio porte usam a plataforma para anunciar produtos e serviços.

Além disso, um levantamento realizado em 2020 pela Statisa indicou que 54% dos e-commerces e lojas virtuais brasileiras estão presentes no Facebook – um marcador importante para os pequenos negócios de dropshipping nacional e/ou internacional, varejo e impressão sob demanda, já que comprova o fato de que, para garantir boas vendas, é importante cultivar uma presença forte no Facebook.

Ah, e só para garantir, a gente trouxe um outro número bem relevante desse mesmo estudo da Statisa: o Facebook também corresponde a mais da metade das visitas e acessos às redes sociais realizados no Brasil diariamente.

5. Facebook Brasil: quantos usuários estão na maior rede social?

Facebook Brasil: quantos usuários estão na maior rede social?

Bom, a importância do Facebook como um canal de publicidade e vendas já ficou bem clara.

Mas… Quem são as pessoas que estão na plataforma? Será que elas fazem parte do seu público-alvo?

Talvez estas estatísticas do Facebook para Empresas possam ajudar a esclarecer essas dúvidas:

Calma que a gente só chegou na metade da nossa lista com 10 dados Facebook para quem quer saber como vender pela internet. É só continuar lendo para descobrir o resto!

6. Perfis do Facebook: quem está na rede?

Dados Facebook: quem está na rede?

Desses mais de 136 milhões de usuários brasileiros no Facebook, é importante saber identificar quem são as pessoas com potencial para se tornarem leads e clientes fidelizados da sua loja – e é justamente isso que a nossa 6ª estatística do Facebook para Empresas vai falar.

Anota aí: 54% dos usuários brasileiros do Facebook são homens – e 46% são mulheres. Além disso, 29% dos usuários brasileiros do Facebook têm entre 25 e 34 anos, e 23% têm 45 anos ou mais.

Esses dados Facebook são a base para qualquer estratégia de marketing de segmentação; sem eles, afinal, você não vai conseguir configurar o seu Pixel Facebook, nem customizar as suas campanhas de publicidade.

7. Os usuários preferem acessar o Facebook no celular

Os usuários preferem acessar o Facebook no celular

Um dos motivos pelos quais o Facebook é tão poderoso e tão popular no Brasil e no mundo todo está no fato de que ele é totalmente compatível com dispositivos móveis.

Isso significa que, diferente de alguns sites e plataformas, ele funciona perfeitamente em celulares, tablets e computadores – oferecendo sempre uma experiência de navegação rápida, descomplicada e padronizada.

Se você não acredita, é só dar uma conferida num estudo realizado pela DataReportal em 2019, que apontou que 96% dos usuários do Facebook têm o hábito de acessar o Facebook via smartphone e celular. Ou seja: só 4% daqueles bilhões de pessoas que a gente mostrou lá na primeira estatística do Facebook para empresas utiliza o Facebook no computador.

Esta estatística também serve como um lembrete importante para você, empreendedor: não se esqueça de otimizar os sites de suas lojas para que sejam compatíveis com dispositivos móveis! Quanto mais descomplicado for o processo de navegação do cliente, maiores as chances de que ele compre algum produto na sua loja.

8. Tempo gasto no Facebook

Dados Facebook: Tempo gasto no Facebook

Uma outra estatística bastante relevante para quem quer usar o Facebook para Empresas é o tempo médio gasto na plataforma – afinal, é importante saber por quantos minutos seus usuários ficam ativos na rede para, então, descobrir também o melhor horário para postar no Facebook.

Em 2018, um levantamento realizado pela Recode indicou que os usuários do Facebook gastavam, em média, 58 minutos por dia na plataforma. É um valor considerável (quase uma hora!), e tudo indica que essa métrica só aumentou desde o início da pandemia: no mundo inteiro, o uso do Facebook cresceu em 37%, um indicador importante para quem está pensando em anunciar na rede social.

Além do tempo médio, é importante lembrar que os usuários têm o hábito de acessar o Facebook mais de uma vez ao dia, o que significa também uma oportunidade para testar diferentes formatos de anúncio como imagens, vídeos e anúncios dinâmicos.

9. Facebook Marketing em números

Facebook Marketing em números

Os dados Facebook que mostramos até agora contribuem para a afirmação de muitos especialistas de marketing sobre a relevância do Facebook como um canal lucrativo de publicidade. É verdade que um perfil no Facebook não vai garantir que as vendas comecem a aumentar da noite para o dia – mas ele certamente vai ajudar bastante na popularidade da marca e no engajamento dos conteúdos publicados.

Não à toa, o Facebook é um dos canais favoritos dos especialistas de marketing: segundo um levantamento realizado pela Emarketer, 86% desses profissionais listam a rede social como o principal espaço para anunciar produtos e serviços.

Este é um dado importante dentro do mundo do Facebook para Empresas, até porque mostra que a plataforma é um excelente espaço para lojistas e empreendedores que estão dando seus primeiros passos dentro do mundo da publicidade digital. Além de ser uma plataforma diversa, compatível com inúmeros formatos de anúncios, o Facebook também possibilita uma interação genuína e imediata entre clientes e marcas – uma situação na qual todos saem ganhando.

10. Vender no Facebook: 60% de pessoas descobre produtos na rede

Vender no Facebook: 60% de pessoas descobre produtos na rede

A proposta inicial do Facebook era a de conectar pessoas e amigos, mas não há como negar que a plataforma se transformou também num espaço em que marcas podem se conectar a consumidores e leads.

Por isso mesmo, a gente decidiu encerrar a nossa lista com 10 estatísticas do Facebook para Empresas com um apanhado mais geral sobre como a rede social vem influenciando a jornada de compra dos clientes.

Um levantamento realizado pelo próprio Facebook mostrou que 60% dos consumidores dos nichos de mídia, entretenimento, moda, acessórios e itens domésticos já usam o Facebook como principal fonte para descobrir novos produtos e serviços. Nos nichos de beleza, saúde e cuidados pessoais, esse número fica em torno de 59%.

Além disso, um estudo realizado pelo Mercado Livre e divulgado pela UOL também indicou que

  • 61% dos brasileiros buscam informações sobre produtos e serviços nas redes sociais antes de realizarem uma compra;
  • 81% dos usuários seguem os perfis de suas marcas favoritas nas redes sociais;
  • 75% ficam de olho nas postagens das marcas para não perderem descontos e promoções especiais.

Aliás, só para encerrar, a gente trouxe uma dica bônus: de acordo com a Pipe Marketing, 87% dos consumidores brasileiros preferem comprar de marcas com as quais é possível conversar por mensagem. Se você ainda não configurou o seu chatbot Facebook, agora é a hora de fazer isso!

Estatísticas sobre o Facebook para empresas: conclusão

A gente vai ficando por aqui – mas esperamos que esses 10 dados Facebook sejam úteis quando chegar a hora de informar, moldar e adaptar as suas estratégias para as redes sociais.

Lembre-se: não são só os seus leads que estão no Facebook. Os seus clientes já fidelizados, os clientes que realizaram apenas uma compra, os visitantes que abandonaram o carrinho durante o checkout e os seus concorrentes também estão por lá.

E aí, tá esperando o quê?

Resumo: dados Facebook para Empresas

Aqui vai um resumo das 10 estatísticas que a gente listou:

  1. O Facebook conta com 2,60 bilhões de usuários ativos todos os meses.
  2. Ele também é a maior rede social do mundo, sendo utilizado ou acessado por 60,6% dos usuários da internet mundial.
  3. O Facebook faturou US$ 17,44 bilhões de dólares nos primeiros quatro meses de 2020.
  4. 54% dos e-commerces e lojas virtuais do Brasil estão presentes no Facebook.
  5. O Brasil tem cerca de 136 milhões de usuários ativos no Facebook.
  6. 54% dos usuários brasileiros do Facebook são homens – e 46% são mulheres.
  7. 96% dos usuários acessam o Facebook via smartphone e celular.
  8. Os usuários do Facebook gastam, em média, 58 minutos por dia na plataforma.
  9. 86% dos profissionais de marketing listam o Facebook como o principal espaço para anunciar.
  10. 60% dos consumidores dos nichos de mídia, entretenimento, moda, acessórios e itens domésticos já usam o Facebook como principal fonte para descobrir novos produtos.

Quer saber mais?

Quer saber mais alguma coisa sobre o Facebook? Sabe de mais dados Facebook que a gente deixou de fora? É só deixar um comentário aqui embaixo!

Maryam Mohsin
Maryam Mohsin
Maryam Mohsin is a Content Writer at Oberlo. She is devoted to ecommerce and dropshipping, and loves to help entrepreneurs with everything they need to know to build their own business.