Live Instagram: guia definitivo para fazer live

Thomas J Law Dicas de Marketing

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Você sabe como fazer live no Instagram?

Se não sabe, agora é a hora de aprender. Afinal de contas, um levantamento do Business Insider mostrou que desde o início da pandemia do coronavírus lá em março, o número de lives e conteúdos em vídeo aumentou em 70% nas redes sociais – especialmente no Instagram.

No post de hoje, vamos compartilhar algumas dicas para fazer uma boa live no Instagram. Além de discutir temas como planejamento e divulgação das lives, também mostraremos como você pode usar esse recurso para expandir o alcance orgânico da sua marca, ganhar seguidores no Instagram e vender online.

Começando, então, pelo começo:

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Live Instagram: o que é uma live?

A live do Instagram é um recurso interno dos Stories, projetado para a transmissão de vídeos ao vivo na plataforma.

O grande barato desse formato é que as lives são exibidas logo no início da fila de Stories, ultrapassando os obstáculos impostos pelo algoritmo da plataforma.

Mas…

Qual a vantagem de uma live Instagram para contas comerciais?

Live Instagram: Vantagens e benefícios para negócios

Nós já compilamos aqui no blog algumas estatísticas Instagram bem interessantes para lojistas e empreendedores interessados em vender produtos pela plataforma – e a mais impressionante delas é a de que o Instagram conta com 500 milhões de usuários ativos todos os dias.

É muita gente consumindo conteúdo em uma só plataforma. Nesse mesmo post que mencionamos aqui em cima, a gente ainda comentou como um outro levantamento da Statista descobriu que 83% dos usuários do Instagram usam a plataforma para encontrar novos produtos e seguir novas marcas.

Ou seja: não há dúvidas de que o Instagram é um dos canais mais poderosos para empreendedores que, como você, estão buscando ideias de como ganhar dinheiro na internet.

Mas e o recurso de live Instagram? De que forma ele pode ajudar?

As lives oferecem uma forma descontraída, descomplicada e interativa de consumir conteúdos relevantes online. Para empreendedores que estão criando uma marca virtual, a live pode ser um recurso importante para mostrar o lado humano que está por trás daqueles produtos, contar histórias e construir uma relação extremamente forte e genuína com clientes em potencial.

Ah, e tem outra coisa também: desde o início do ano, os brasileiros estão consumindo muita mídia online, principalmente no formato de vídeos. Ao que tudo indica, esses hábitos não devem ir embora depois que a pandemia passar – o que sinaliza uma nova oportunidade para empreendedores que estão buscando não só novas oportunidades no Instagram, mas também formas de como ganhar dinheiro no YouTube.

Vale lembrar ainda que as lives receberam algumas atualizações por parte do Instagram desde que foram lançadas como recurso fixo lá em 2016: desde 2018, por exemplo, os seguidores que estiverem assistindo uma live podem enviar comentários e perguntas por meio do adesivo de perguntas e respostas. Esse recurso pode ser bem interessante se você estiver querendo saber o feedback dos clientes sobre um produto ou uma campanha específica – ou então quiser buscar algumas sugestões sobre novos produtos para vender.

Olha como é fácil:

  1. Antes de começar a live, você posta um story com o adesivo de perguntas e respostas;
  2. Durante a live, você seleciona o ícone com um ponto de interrogação para ver todas as perguntas feitas pelos seus seguidores;
  3. Depois, é só selecionar a pergunta que deseja responder, e ela será exibida na tela para todos que estiverem assistindo.

Live Instagram: como usar o adesivo de perguntas e respostas em uma live

Outro ponto importante: as lives podem ser salvas assim que forem concluídas e postadas nos Stories (onde ficarão disponíveis apenas por 24 horas) ou no feed, como conteúdos do IGTV.

Ah, e não tem problema se você não quiser usar o seu celular para as lives: dá para fazer uma live direto do seu computador, usando o app do Instagram para desktop.

4 coisas que você precisa fazer antes de começar uma Instagram Live

Agora que já esclarecemos os benefícios que uma uma live no Instagram pode trazer para uma loja virtual, é hora de mostrarmos as 4 coisas que você precisa definir antes de começar uma transmissão ao vivo.

1. Defina um calendário de lives

Assim como acontece com os posts no feed do Instagram e em outras redes sociais, é essencial ter um calendário de lives – e saber identificar os melhores horários para postar esse tipo conteúdo.

Se você decidir fazer uma live toda quarta-feira às 20h da noite, maravilha: você vai poder promover esses conteúdos regularmente via Stories e no feed da loja. E, talvez ainda mais importante, os seus seguidores vão saber que toda semana o seu perfil tem uma live, o que pode aumentar o engajamento e o alcance da marca.

Lembre-se: quanto mais regular e preciso for o calendário de lives, melhor.

2. Identifique seus objetivos

Por que você quer fazer uma live Instagram?

Você precisa saber responder essa pergunta, caso contrário não vai conseguir traçar uma estratégia concreta para as lives.

Talvez o objetivo imediato seja ampliar a fidelização de clientes e, portanto, construir uma relação mais concreta com os seguidores da loja; talvez seja aumentar o número de seguidores do perfil; conseguir mais cadastros para a newsletter da marca; ou mesmo aumentar as vendas de um determinado produto. Ou vai ver você quer alcançar todos esses objetivos de uma vez só.

Qualquer que seja a ideia por trás das lives, é importante priorizar no máximo um desses objetivos a cada transmissão. Dessa forma, o conteúdo ficará sempre consistente e você não corre o risco de mandar sinais confusos aos seguidores.

Com os objetivos definidos, você pode começar a traçar algumas delimitações mais concretas, como o tempo de duração de cada live, os temas que serão discutidos e mais.

Live Instagram: como determinar o melhor formato

3. Escolha o formato

Uma live no Instagram inevitavelmente vai ser espontânea e pode até mesmo ter desdobramentos inesperados, mas ela certamente não é um espaço para fazer improvisação.

Por isso mesmo, é essencial que você escolha o formato com o qual vai trabalhar; dessa forma, os seguidores da marca vão saber o que esperar daquela live no Instagram, e você vai ter um esqueleto sobre o qual trabalhar.

A seguir, listamos os cinco formatos mais populares para uma Instagram Live:

→ Sessão de perguntas e respostas

Uma sessão de perguntas e respostas é um recurso excelente para aumentar o engajamento dos clientes e seguidores da loja, já que ela depende da participação dessas pessoas para acontecer.

O mais legal desse formato é que as pessoas que fizeram as perguntas vão poder descobrir as respostas que estavam buscando e interagir em tempo real com a marca.

→ Anúncio ou lançamento de um novo produto/serviço/parceria

Vai lançar uma nova parceria ou um novo produto?

Então que tal fugir do comum e fazer o anúncio não via post, mas sim em uma live? Você pode aumentar o engajamento criando posts e stories com contagens regressivas e, se for viável, até fazer um sorteio na hora.

→ Bastidores

Outra forma de interagir com os clientes e seguidores da marca é mostrando os bastidores da loja. Você pode, por exemplo,

  • Mostrar o processo de fabricação de um produto;
  • Fazer um tour pelo escritório da loja (se você estiver no modelo de trabalho remoto, pode compartilhar dicas de home office e apostar nos momentos de descontração – como aquele momento inesperado onde o pet dá as caras no escritório);
  • Apresentar a equipe de atendimento;
  • Mostrar detalhes da nova campanha de marketing.

→ Entrevista ou colaboração

Você também pode fazer uma entrevista ou então colaborar com um digital influencer em uma live Instagram. Além de ser uma excelente estratégia para aumentar o engajamento dos seguidores, é uma forma simples e orgânica de ampliar o alcance do perfil.

→ Conteúdo inesperado

Você já fez algumas lives, mas sempre está no mesmo lugar (por exemplo, no seu escritório ou na sala da casa)?

Então que tal fazer uma surpresa e começar uma live em um espaço que os seus seguidores nunca viram? Ou então chamar um convidado surpresa para participar? Esse tipo de conteúdo precisa ser muito bem calculado, mas pode gerar resultados extremamente positivos.

4. Promova e anuncie sua live Instagram

Não basta só apertar o botãozinho no Instagram e começar a live. Antes disso, você precisa divulgá-la para que as pessoas apareçam por lá para te assistir.

Isso não quer dizer que você vai ter que investir em anúncios pagos e nem nada do tipo: muitas vezes, basta fazer alguns posts em outras redes sociais, avisar na newsletter da loja, postar nos Stories do perfil e começar a divulgar umas hashtags Instagram criadas especialmente para a ocasião.

Abaixo, por exemplo, temos os Stories da Zerezes anunciando uma live exclusiva – e, ao, lado, o post que a Maria Tangerina usou para anunciar uma live da marca (a mesma imagem também foi usada como a capa da live no IGTV).

Live Instagram: Zerezes e Maria Tangerina anunciam lives

Como fazer uma Instagram Live: por onde começar?

Como mencionamos antes, a live é um recurso que existe dentro dos Stories. Por isso, a primeira coisa que você vai precisar fazer é acessar o Instagram, clicar na câmera dos Stories e selecionar a função “Ao vivo”.

Depois disso, clique no ícone de “Configurações” situado no canto superior esquerdo da tela. Você será redirecionado para as configurações de Stories/Lives, como mostram as imagens abaixo.

Live Instagram: configurações iniciais

A primeira configuração a ser alterada é “Permitir respostas às mensagens”. Para garantir que todos possam responder e interagir com você durante a live Instagram, selecione a opção “Seus seguidores”. Se você possuir uma conta comercial ou verificada, poderá selecionar “Todos” – assim, até mesmo quem não segue o perfil vai poder participar.

Também é importante selecionar onde a live vai ser salva: na galeria de imagens e vídeos do app ou nos itens arquivados, onde ficam salvos também os Stories. Se você não quiser sacrificar o espaço de armazenamento do seu smartphone, é só desativar as duas opções. Dessa forma, a live vai sumir depois de 24 horas.

O último recurso a ser configurado é o compartilhamento da live na página do Facebook da loja. Se você tem um grupo considerável de seguidores por lá, vale a pena ativar esse recurso.

Feitas as configurações, é só começar a sua Instagram live.

Atenção: o tempo máximo permitido de live é de 60 minutos, então cuidado na hora do planejamento!

Como encerrar sua live Instagram

Quando a live do Instagram chegar ao fim, lembre-se de fazer aquele agradecimento aos seguidores que participaram da transmissão – e, se for o caso, aproveite o momento para deixar aquele pedido no estilo chamada para ação: seguir o perfil e ativar as notificações, assinar a newsletter, curtir a página da marca no Facebook…

Depois disso, é só tocar na opção “Encerrar” no lado inferior direito da tela. Em seguida, você será redirecionado para um pop-up com três opções: compartilhar o vídeo no IGTV, baixar o vídeo ou então excluí-lo.

Live Instagram: Como encerrar uma live

Fonte: Canal Tech

A grande vantagem de salvar o vídeo no IGTV é que você pode criar uma espécie de extensão do perfil da loja por lá, compilando todas as lives e conteúdos de vídeo de média ou longa duração. Dessa forma, sempre que algum seguidor perder uma transmissão e perguntar se ainda dá para assistir a live, é só redirecioná-lo para o canal IGTV.

No entanto, salvar o vídeo também pode ser uma boa estratégia de marketing, especialmente se você quiser montar um trailer ou fazer uma compilação de alguns dos melhores momentos das lives do perfil. Também vale lembrar que, se você baixar o conteúdo, vai poder editá-lo com um bom editor de vídeo para otimizar a experiência de visualização.

Antes de continuarmos, algumas informações importantes sobre o IGTV:

  • O número total de visualizações será reiniciado quando o vídeo começar a ser transmitido no IGTV.
  • Os comentários e reações de quem assistiu a live não ficam registrados no vídeo.
  • Não é possível editar ou cortar a live do Instagram antes de postá-la no IGTV.

4 dicas para otimizar uma live Instagram

1. Convide outro perfil para participar da live Instagram

Um dos recursos mais antigos disponíveis para quem quer saber como fazer live no Instagram é o “Ao vivo com amigos”, que permite a inclusão de outra pessoa na live.

Como temos visto desde o início da pandemia, esse tem sido o formato mais comum das lives, sobretudo porque funciona muito bem para entrevistas e outros conteúdos colaborativos.

1. Convide outro perfil para participar da live Instagram

Fonte: Instagram

Vale lembrar que a pessoa convidada também pode pedir para participar:

Live Instagram: como solicitar para participar de uma live

Fonte: Instagram

2. Experimente os filtros disponíveis

Os filtros são um sucesso nos Stories, mas também podem trazer bons resultados em uma live – sobretudo se você sentir que o pessoal que está assistindo está começando a perder o interesse no conteúdo.

Para acessar os filtros, é só tocar no ícone da carinha com estrelinhas (o mesmo que usamos nos Stories).

3. Interaja com os comentários

As dicas e recursos que compartilhamos até agora são extremamente importantes para quem quer fazer live no Instagram; contudo, é sempre bom lembrar que o sucesso de uma live depende também das pessoas que estão assistindo.

Por isso mesmo, é importante que você transforme as lives em um espaço interativo – e a melhor maneira de fazer isso é responder os comentários e reações de quem está assistindo. Também vale a pena tentar conversar com essas pessoas, chamando algumas individualmente pelos nomes exibidos na tela sempre que elas aparecerem ou fizerem uma pergunta relevante.

4. Experimente o Reels

O Reels pode ser um complemento interessante ao recurso live Instagram, sobretudo se usado corretamente.

Vale lembrar que o Reels ainda é novidade: ele foi lançado no início de agosto depois de alguns testes, e permite a criação de pequenos vídeos com 15 segundos de duração. Há quem diga que o recurso é bem parecido com o TikTok app, então se você já sabe como anunciar no TikTok, maravilha: isso já te deixa com uma vantagem em relação aos seus concorrentes.

Guia completo sobre live Instagram: resumo

A live é um recurso incrivelmente poderoso para marcas que querem construir uma relação mais significativa e concreta com seus seguidores e clientes. Além disso, o avanço dos conteúdos de vídeo desde o início de 2020 mostra que há espaço de sobra para construir um bom canal de conteúdos nesse formato – privilegiando, assim, a interação com outras pessoas e uma comunicação mais espontânea e sincera.

Esperamos que as nossas dicas para fazer live no Instagram possam te ajudar a construir conteúdos de sucesso, que além de engajarem ainda mais os seus seguidores, podem ser também uma fonte de renda extra. E se você ficar com alguma dúvida sobre como fazer live no Instagram, é só falar com a gente!

Para encerrar, um resumo rápido para quem quer saber como fazer live no Instagram:

  • Defina um calendário de lives, com dias e horários fixos para aumentar o engajamento.
  • Identifique seus objetivos: o que você quer atingir com essa live? Ganhar mais seguidores? Aumentar as vendas da loja?
  • Escolha o formato da live: vai ser uma entrevista? Um anúncio exclusivo?
  • Anuncie a live nos Stories e em outras redes sociais.
  • Defina as configurações de compartilhamento e também as permissões de comentários e participação antes de começar a live.
  • Salve a live no canal IGTV do perfil ou então no seu smartphone para editar o vídeo mais tarde.
  • Durante a live, aproveite para: convidar pessoas para participarem da transmissão, utilizar os filtros disponíveis, interagir com os comentários e experimentar o Reels.

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Thomas J Law
Thomas J Law
Tom presta serviços de consultoria na área de marketing digital e também trabalha com a criação de conteúdos originais no Oberlo. Sua missão? Ajudar os empreendedores do mundo inteiro a atingirem seus objetivos.