Se você quer ser um empreendedor do e-commerce, provavelmente está se perguntando quais produtos você deve vender. Por isso, resolvemos escrever um guia para ajudar você e outros empreendedores a descobrirem o que e como vender pela internet com dropshipping!

Tendo isso em mente, é bom enfatizar que esta post contém dicas e truques importantes para encontrar produtos que realmente vendem. Para dar vida a essas ideias de dropshipping, vamos explorar como usar o Google Trends para determinar exatamente o que vender pela internet, focando em produtos que vão gerar lucros reais.

Vamos começar falando sobre como vender na internet com o dropshipping e, em seguida, mostraremos como filtrar os produtos que serão vendidos na sua loja virtual – e também daremos dicas gerais de como vender pela internet. O nosso objetivo é fornecer um roteiro para gerar ótimas ideias de dropshipping e compartilhar algumas informações para filtrar estrategicamente aquelas que não valem o investimento.

Este artigo pode ser útil para todas as startups de comércio eletrônico, bem como pequenas empresas e empresas de médio porte que estão à procura de ideias de produtos para vender e que desejam saber como vender pela internet com maiores margens de lucro.

Comece a vender online hoje mesmo com a Shopify

Comece sua avaliação gratuita

O que é dropshipping?

Antes de começarmos a falar sobre como vender pela internet, aqui vai uma explicação rápida sobre o dropshipping e os benefícios deste modelo de negócios.

O dropshipping é a maneira mais simples de começar uma loja virtual. Quer saber por quê?

→ Click Here to Launch Your Online Business with Shopify

Os empreendedores importam produtos de fornecedores terceirizados e os vendem em suas lojas online. Desta forma, eles reduzem os custos e as responsabilidades com o estoque das mercadorias. Para entender melhor como funciona, confira nosso guia para fazer dropshipping com o AliExpress.

Os dropshippers – como são chamados os donos desse tipo de comércio virtual – conseguem, assim, estipular a própria margem de preços e administrarem seus negócios de praticamente qualquer lugar do mundo.

O dropshipping também dá aos empreendedores de e-commerce a oportunidade de se manterem a par das tendências atuais, o que se traduz na flexibilidade de poderem facilmente substituir os produtos vendidos nas lojas virtuais para acompanharem as mudanças no mercado.

Estes são apenas alguns dos benefícios do dropshipping em relação aos e-commerces mais tradicionais. Para gerar lucros reais, tudo o que você precisa é fazer é encontrar os produtos certos e vendê-los para o público certo, no momento certo. Agora, vamos explorar algumas das melhores práticas e táticas de como vender na internet com o dropshipping.

O que vender com o dropshipping?

Ninguém quer começar algo com uma página em branco. E nem precisa! A sua cabeça já está cheia de boas ideias de dropshipping: pense nos seus passatempos, nos produtos que gosta e que aparecem sempre em alta nas listas do Google Trends, além daquelas paixões recém-descobertas.

Que tal começar explorando a riqueza de informações e inspirações que você já tem na sua cabeça?

Escreva tudo o que vier à mente. Pense naquele produto que você sempre procurou para vender, mas nunca encontrou. Não importa se você acha que o produto venderá bem ou não! E não desmereça a importância desta etapa – se você quer saber como vender pela internet, ela atuará como uma base importante para completar as próximas.

Ainda em dúvida sobre como vender pela internet e o que vender? Então vamos às dicas!

Pesquise outras lojas

Na década de 1980, o fundador do Walmart, Sam Walton, foi preso por ficar se arrastando pelo piso de algumas lojas da concorrência. Pode soar estranho, mas mais tarde ele explicou a um amigo que estava medindo os espaços entre as prateleiras dos produtos para determinar como os seus concorrentes exibiam as mercadorias.

Na época, o Walmart tinha uma receita de mais de US$ 400 milhões em vendas, mas Walton sabia que poderia ganhar muito mais se ele aprendesse as técnicas que seus concorrentes estavam usando para vender seus produtos.

A dica, aqui, é: ao navegar por outras lojas online, repare nas ofertas, nas listas dos mais vendidos e nos produtos em destaque. Veja como elas estão colocando em prática a estratégia de como vender pela internet.

Muitas lojas, especialmente os marketplaces, têm uma quantidade enorme de dados e empregam departamentos inteiros para organizar suas vendas e selecionar seus produtos. Use essa informação a seu favor. Navegue muito e com frequência. Isso vai te ajudar a encontrar grandes ideias de dropshipping.

Visite redes sociais de marcas e lojas para ter mais ideias sobre como vender pela internet

como vender pela internet_pinterest

Qualquer empreendedor de sucesso sabe que plataformas como o Pinterest, o Instagram e outros sites altamente visuais são o lugar certo para quem está atrás de ideias de produtos ou quer descobrir como vender pela internet; afinal, há ali uma enorme quantidade de produtos do mundo inteiro – e todos podem ser facilmente analisados e classificados por sua popularidade, tendências atuais, categorias as quais pertencem e muito mais.

Esses sites costumam ser ignorados na hora das pesquisas, mas a verdade é que essas plataformas são valiosíssimas na hora de obter informações sobre quais tipos de produtos estão se destacando na internet e caindo no gosto dos consumidores de um dia para o outro. Além disso, são excelentes locais para você aprender como vender pela internet.

O ideal, portanto, é que você tenha ao menos um pefil em cada site. Inscreva-se em diferentes categorias e listas. Sempre acompanhe as hashtags para Instagram mais populares. Siga o que as pessoas estão gostando e favoritando no momento e adicione esses produtos à sua lista. Quando você está constantemente buscando inspirações, boas ideias de dropshipping com grande potencial de lucro começam a surgir naturalmente.

Peça ideias de produtos aos seus amigos

Na próxima vez que for beber com amigos, faça uma lista com alguns produtos do Google Trends e peça a opinião deles.

Não se limite à sua própria esfera social e demográfica: converse com pessoas de todas as idades e origens para conseguir juntar uma boa variedade de ideias de dropshipping, além de perspectivas diferenciadas sobre como vender pela internet.

Você provavelmente vai acabar descobrindo ideias que antes nem tinham passado pela sua cabeça – e isso otimizará a sua loja virtual e estará mais perto de comercializar os produtos mais vendidos com o dropshipping.

Olhe ao seu redor para ter mais ideias sobre o que vender pela internet

Olhe ao redor da sua casa, do seu local de trabalho e dos lugares no seu bairro que você visita com frequência. Existem produtos que você não pode viver sem? Quais produtos tornariam sua vida mais fácil? Existe alguma coisa difícil de ser encontrada nos supermercados ou nas lojas locais? As respostas a essas perguntas podem conter o segredo para vender produtos online e começar a ganhar dinheiro na internet.

Considere o seguinte: Howard Schultz teve a ideia de abrir um café durante uma viagem à Itália, e mais tarde deu à sua loja o nome de Starbucks. Muitas ideias de dropshipping podem surgir durante uma viagem, ou estarem igualmente presentes na vida cotidiana, só esperando até que sejam notadas.

Comece a usar a sua vida diária como fonte de informação para obter ideias de produtos: fique atento e reconheça as oportunidades. Ao adotar esse tipo de mentalidade, você vai começar a ver diariamente centenas de produtos em potencial para sua loja online, além de ótimas ideias de dropshipping.

Quando estiver na fase da idealização, você vai montar rapidamente uma lista com os melhores produtos de dropshipping para sua loja. Seja um bom observador, leve um caderninho de anotações para tudo quando é lugar e lembre-se de escrever tudo o que encontrar de interessante.

Aposte na segmentação para gerar boas ideias de dropshipping 

Com o surgimento do dropshipping, lojas segmentadas viraram tendência. Hoje, esse tipo de comércio online deixou de ser apenas uma novidade na área e passou a ser visto como uma comprovada estratégia de sucesso.

Faz sentido: brigar com grandes lojas pela atenção dos consumidores é uma luta inútil. Por isso, é bom evitar categorias que sejam muito amplas ou gerais, pois as pessoas já são diariamente expostas a milhares de ofertas relacionadas a elas.

Em vez disso, procure vender produtos específicos que não sejam oferecidos pelos grandes gigantes do mercado. Por exemplo, é difícil identificar um grupo de interesse específico para o nicho “colher de sopa”, certo? Já uma colher para decoração de pratos, por exemplo, pode ser justamente o que um determinado público está buscando no momento.

Existem diversos nichos lucrativos e confiáveis para fazer dropshipping e você precisa se esforçar para encontrá-los. Se você conseguir achar ideias de dropshipping segmentadas, certamente aumentará as suas chances de ter lucros reais com a sua loja virtual.

Como vender pela internet com o dropshipping? 

Depois que você estiver com uma boa lista de produtos para dropshipping em mãos, estará na hora de começar a refiná-la. Para isso, vamos aprender como e quais filtros usar para reduzir a lista de forma que ela contenha apenas os melhores produtos para o seu e-commerce.

*Observe que sua lista de ideias de dropshipping é uma obra inacabada, ou seja: enquanto você estiver buscando inspirações e descobrindo novas tendências, a lista permanece aberta.

  • Filtre produtos no Google Trends

Vá para o Google Trends e insira cada uma das ideias de produtos na caixa de pesquisa e determine as tendências de interesse, com base no volume de pesquisa. Você não apenas vai ver o que está atualmente em alta, como também vai poder visualizar dados sobre a frequência de uma determinada pesquisa por palavra-chave ao longo do tempo.

A tendência está aumentando ou diminuindo? Existem padrões? Você vê algum pico? Estas informações podem ser muito úteis para decidir se é o momento certo para vender um determinado produto. O Google Trends também pode te ajudar a ter uma compreensão mais clara do comportamento do consumidor, pois você pode visualizar dados de pesquisa por região geográfica.

Em geral, você deve evitar categorias de produtos que tenham pouco ou nenhum tráfego de pesquisa (menos de 500 pesquisas mensais). Se você planeja crescer organicamente, descarte também todas as ideias de produtos que têm alta concorrência no Planejador de Palavras Chave do Google. O objetivo é encontrar um ponto de equilíbrio entre um volume de pesquisa que não seja muito competitivo, mas ainda assim alto o suficiente para indicar que há demanda por um produto.

como vender pela internet_ google trends

É importante ressaltar que qualquer um pode importar dezenas de produtos que aparecem no Google Trends em apenas alguns minutos. A parte complicada, no entanto, é descobrir como vender pela internet – levando em consideração o que se encaixa melhor em sua estratégia de segmentação de mercado e em sua campanha de marketing, a melhor maneira de exibir os produtos na sua página inicial e como fazer tudo isso de forma que as suas escolhas se encaixem no contexto da marca.

Além disso, não podemos esquecer que você já precisa estar mais ou menos acostumado ao processo de como vender pela internet antes de começar esta etapa.

Lembre-se: os tipos de produtos em alta no Google Trends são itens que vão atrair muito tráfego para sua loja. Depois de ter determinado quais serão os produtos-estrela da sua lista, não perca tempo e comece a preencher o resto da sua loja com produtos complementares e relacionados aos que já constam na sua lista.

  • Determine o que vender usando o filtro de sazonalidade

como vender pela internet: google trends

Embora seja empolgante ver que há picos na busca de produtos no Google Trends por um item que você quer vender, seja cauteloso.

Pode ser que o produto esteja em alta demanda simplesmente por causa da época do ano. Por exemplo, evite produtos sazonais como decorações de Natal ou itens apenas usados no inverno. Ao se concentrar em itens sazonais, você está reduzindo o seu ciclo de vendas.

A maioria das vendas de decoração de Natal ocorre em novembro e dezembro. Estas são provavelmente algumas das melhores ideias de dropshipping para esta época do ano, mas é essencial ter em sua loja produtos que têm saída o ano todo. Dedique algum tempo para pensar em ideias de como vender pela internet durante o ano todo, para garantir sua fonte de renda passiva.

  • Use o filtro de direitos autorais

Tenha cuidado ao comprar produtos de marca para a sua loja, pois nem sempre é fácil encontrar fornecedores que vendam produtos protegidos por direitos autorais. Se você está negociando produtos protegidos por direitos autorais com fornecedores pouco conhecidos, as chances de acabar vendendo mercadoria falsificada são bem altas.

Itens com logotipos e design que são iguais ou mesmo semelhantes a outras marcas podem acarretar problemas com a lei, ou ainda prejudicar a reputação de sua empresa. Ao selecionar itens para sua loja, cautela nunca é demais.

Sugerimos que você risque da lista tudo que se assemelhe a uma já marca existente e, em vez disso, concentre-se na construção de sua própria marca. Isso é mais sustentável a longo prazo e resultará na criação de uma empresa da qual você possa se orgulhar.

Use canais de marketing para aumentar suas vendas

como vender pela internet

Depois de aprender como vender pela internet os produtos que têm potencial para gerar bons lucros, é hora de pensar na sua estratégia de marketing – afinal, ter boas ideias de dropshipping não é o suficiente. Você deve ter um plano que explique como você vai vender esses produtos, e este é um aspecto crucial para ser bem-sucedido no e-commerce.

Uma estratégia de marketing eficaz é a melhor maneira para se destacar dos seus concorrentes e se familiarizar com os diferentes canais de marketing à sua disposição. Em outras palavras: canais de marketing diferentes funcionam para produtos diferentes.

Ao escolher um produto, o próximo passo é saber como vender pela internet –  e qual canal de marketing utilizar para ter melhores resultados, pois vender pelo Instagram não é a mesma coisa do que vender pelo Facebook, e o mesmo vale para outros canais.

Vamos ao exemplo: fazer publicidade de uma capinha de celular de R$ 400 folheada a ouro no Facebook pode não ser uma boa ideia, mas talvez você possa ter sucesso se anunciá-la no Google Adwords. Uma capinha de celular de luxo não é uma compra espontânea, e na maioria dos casos as pessoas pesquisam bastante para obter mais informações sobre o produto – inclusive em quais lojas ele está sendo vendido.

De fato, existem dezenas de canais de marketing, mas duvido muito que estratégias de Relações Públicas, co-branding ou vídeo marketing sejam as opções certas para quem está apenas começando. Porém, vale a pena considerar os programas de afiliados no futuro.

Quando estiver pensando sobre como vender pela internet, lembre-se de avaliar seus recursos (tempo, dinheiro, conhecimento) e, em seguida, selecione um ou dois canais de marketing que sejam viáveis dentro da sua realidade, como os Facebook Ads ou até a rede social do momento, o TikTok. Em seguida, risque da sua lista todas as ideias que não se adequam a esses canais.

Avalie a concorrência

O último ponto que deve ser considerado, mas não menos importante, é a concorrência. Ao riscar da sua lista categorias gerais e muito amplas, conforme sugerido acima, você já evitou a concorrência com revendedores gigantes como a Amazon. Ainda assim, não pense que você foi a única pessoa que teve a ideia de vender produtos segmentados.

Avaliar a sua concorrência é uma tarefa contínua, e há muitas maneiras de executá-la – no entanto, uma coisa é certa: você precisa verificar se os produtos que você está prestes a comercializar já não estão banalizados em outros sites.

Como vender pela internet: dica extra

Pesquise um produto no Google e, em seguida, tente fazer uma pesquisa de imagens desse produto. Veja quantas lojas têm itens similares à venda. Se você estiver fazendo dropshipping nacional, a maioria dos donos de lojas provavelmente terão as mesmas imagens.

Encontre seus concorrentes e, em seguida, verifique a estratégia de preços deles, índice de popularidade, tráfego e os canais de marketing que eles estão usando. Descarte todas as ideias de produtos cuja concorrência já é muito grande.

Como precificar os seus produtos (e como vender pela internet com sucesso)

Existem algumas regras gerais a serem lembradas: quanto maior o preço, mais argumentos você precisará na hora de vender.

Burc Tanir, CEO da Prynsic, diz que o preço importa e muito, e que cerca de 20% do tráfego de sites de e-commerce vêm dos vários sites de pesquisa de preços existentes por aí – algo que impacta, e muito, o modo como vendemos online. Os preços da sua loja devem levar em conta os seus custos, o seu plano de expansão e precisam, é claro, estar de acordo com as práticas do mercado. Outro fator importante é ficar de olho nos preços praticados pelos seus concorrentes.

Preços baixos têm uma taxa de conversão geralmente maior, porque a compra exige menos reflexão por parte do consumidor. E você normalmente não vai precisar oferecer tanto suporte ao cliente com itens mais baratos. Por estas razões, você aumenta as chances de sucesso da sua loja nos mercados em desenvolvimento.

No Brasil, recomenda-se um preço de venda na faixa de R$ 120 e R$ 180 para obter bons lucros. Além disso, com o dropshipping, é possível vender e entregar produtos em todo território nacional.

Mas é importante ter em mente que, embora R$ 50 possa não ser muito para as pessoas que vivem no Sudeste do Brasil, essa quantia pode representar um valor significativo para consumidores de outras regiões do país. Por isso mesmo, sempre vale a pena pesquisar diferentes mercados quando precisar decidir onde e como vender pela internet.

Talvez seja o momento de olhar novamente a sua lista de produtos e riscar dela aquelas ideias mais caras.

Como vender pela internet: conclusão

  • Menos “achismos” e mais processos: pesquise, converse, observe e segmente – esses são os passos para selecionar produtos e descobrir quais itens têm maior potencial de lucro;
  • O Google Trends é o seu melhor amigo: use a ferramenta e seus filtros para analisar tendências e refinar sua oferta de produtos;
  • Use diferentes canais de marketing para potencializar suas vendas;
  • Sempre avalie a concorrência: quais produtos estão vendendo, a estratégia de preços, índice de popularidade, tráfego e os canais de marketing mais usados.

Se você acabou de abrir a sua loja e está precisando de ajuda com alguma coisa, dê uma olhadinha nas nossas ferramentas: o Gerador de nomes para empresas e os Geradores grátis de logotipos.


Comece a vender online hoje mesmo com a Shopify

Comece sua avaliação gratuita

Quer saber mais?