A grande maioria dos empreendedores do e-commerce passa longe de perguntas do tipo “como criar um canal no YouTube?” por acreditar que o processo de criação é muito complicado.

Pior ainda, tem gente que acha que criar um canal no YouTube e ganhar dinheiro são duas coisas que não andam juntas.

O problema? Essas pessoas não conhecem as estatísticas do YouTube: ele já conta com mais de 2 bilhões de usuários mensais e é o segundo site mais acessado no Brasil e no mundo – o que faz da plataforma um aliado importante para e-commerces.

Vale lembrar também que a plataforma ainda não foi totalmente invadida pelo e-commerce (diferente do que aconteceu com o Instagram), então se você souber como criar um canal no YouTube e, mais importante ainda, souber como ganhar dinheiro no YouTube, poderá construir uma vantagem imensa em relação aos seus concorrentes.

Este artigo, então, vai mostrar as etapas principais de como criar um canal no YouTube para ganhar dinheiro e expandir a sua loja virtual, compartilhando algumas dicas práticas e outras informações relevantes.

Pronto para mergulhar nessa nova etapa e descobrir como criar um canal no YouTube?

Comece a vender online hoje mesmo com a Shopify

Comece sua avaliação gratuita

Como criar um canal no YouTube: fazer uma conta para login

O processo prático envolvido nesta etapa de criar canal no YouTube é bastante simples.

Na hora de criar a conta que será utilizada para acessar o canal do YouTube e, por consequência, o perfil da sua marca, você poderá escolher entre duas opções: usar uma conta do Google já existente ou então criar uma nova conta.

→ Click Here to Launch Your Online Business with Shopify

Primeiro, então, vamos mostrar como criar um canal no YouTube se você já possui uma conta do Google.

1. Já possuo uma conta do Google

Se você quer saber como criar um canal no YouTube e aproveitar a conta do Google que você já vem utilizando em sua loja virtual, aqui vai:

A primeira coisa a fazer é acessar a página inicial do YouTube e, no canto superior direito, clicar no botão “Fazer login”. Em seguida, você será redirecionado para a página abaixo, na qual deverá inserir os dados da sua conta do Google.

como criar canal do youtube login

Assim que o login for concluído, você será redirecionado para a página inicial do YouTube – só que agora com um perfil básico já criado na plataforma.

Atenção: ainda não criamos o seu canal do YouTube; apenas os seus dados de login.

A próxima etapa é clicar em “Configurações”, opção que será exibida novamente no canto superior direito da página. Para acessá-la, você deve clicar primeiro no ícone de usuário.

Na página “Configurações”, você verá a opção “Criar um canal” disponível ao lado do seu endereço de e-mail.

fazer login canal do youtube configurações

Ao clicar nessa opção, você verá uma janela pop-up com duas opções de como abrir um canal no YouTube: com uma conta pessoal ou com uma conta comercial.

Uma vez que o nosso objetivo é mostrar como criar um canal no YouTube para fins comerciais, você deverá clicar na opção “Usar um nome de empresa ou outro nome” e preencher os dados solicitados.

como criar um canal no youtube: usuário

Depois disso, você só precisará escolher o tipo de conta empresarial que você administrará no YouTube a partir de um menu suspenso de opções.

Assim que esta última etapa for concluída, o processo será encerrado – e o seu canal já estará criado. Agora, é só customizá-lo!

Uma resposta bem simples para quem quer saber como fazer um canal no YouTube, não é mesmo?

2. Ainda não possuo uma conta do Google

Quer saber como criar canal no YouTube, mas ainda não tem uma conta do Google? Aqui vai o passo a passo:

Para criar um novo canal no YouTube, você precisará primeiro criar uma conta de e-mail no Google. O motivo é simples: o YouTube é uma das muitas plataformas gerenciadas e operadas pelo Google, e não é possível acessá-la sem um login integrado.

Para criar a sua conta do Google, é só acessar a página inicial do YouTube e, no canto superior direito da página, clicar no botão “Fazer login”. Você será redirecionado para a página abaixo, onde deverá clicar na opção “Criar conta”.

como criar um canal no youtube

Ao clicar no botão acima, você verá duas opções: “Para mim” e “Para gerenciar meu negócio”.

Uma vez que o objetivo aqui é mostrar como criar um canal no YouTube para a sua loja, você deverá clicar na segunda opção.

Depois de criar a sua conta do Google, é só seguir os passos listados na seção acima e pronto: em poucos instantes você terá um canal prontinho para ser customizado.

E, falando em customização…

Como criar um canal no YouTube com um design impecável

criar canal no youtube

Agora que já mostramos as etapas práticas de como fazer um canal no YouTube, está na hora de falarmos sobre outra etapa crucial para quem quer criar um canal no YouTube: a customização estética e a criação de uma identidade visual realmente única. Muitos fatores devem ser levado em consideração neste momento, até o significado das cores, sabia?

Vale lembrar também que, ao criar canal no YouTube, você também estará criando um braço importante para a sua loja, capaz de determinar o modo como a marca será aceita e recebida pelos clientes.

Isso significa que o visual do seu canal do YouTube precisa ser esteticamente interessante, agradável e, acima de tudo, profissional. Se ele puder acompanhar o tema da sua loja virtual, melhor ainda.

Em outras palavras: não basta saber apenas o básico sobre como criar um canal no YouTube para ganhar dinheiro; é necessário que você vá além, usando a plataforma como um espaço oficial para a publicação dos conteúdos do seu e-commerce.

A seguir, vamos discutir dois elementos relevantes de como criar um canal no YouTube: a arte e o ícone do canal.

Como abrir um canal no YouTube: a arte do canal

A arte do canal é um elemento crucial de como fazer canal no YouTube. Em termos de relevância, o elemento visual do YouTube é tão importante quanto o tema da sua loja virtual, a capa do seu perfil do Facebook e as estratégias estéticas usadas no Instagram Stories.

Na hora de criar canal no YouTube e estabelecer o branding, então, é essencial que você tenha em mente um único objetivo: expressar a mensagem da sua marca, os valores da mesma e, claro, determinar o nicho com o qual a loja trabalha.

Se você estiver com alguma dúvida prática na hora de criar um canal no YouTube, pode ser uma boa ideia conferir as diretrizes da própria plataforma.

Como fazer um canal no YouTube: ícone do canal

O ícone do canal, assim como o logotipo da marca, é um elemento visual importante para qualquer e-commerce. No YouTube, os melhores ícones geralmente são aqueles que trazem uma versão miniaturizada da arte do canal.

Se a arte do canal incluir o seu logotipo, melhor ainda: você poderá usar a mesma imagem em todas as plataformas, criando uma identidade única e facilmente reconhecível para a sua marca no YouTube, no Instagram, no Facebook e por aí vai.

Ainda não tem um logotipo para a sua loja? Bom, nós temos um post inteiro só com os melhores geradores grátis de logotipo; vem conferir!

Outra opção é contratar os serviços de um(a) designer e pedir que ele(a) monte a identidade visual da loja. Plataformas como a 99designs podem ajudar você a encontrar o profissional ideal em pouco tempo, mas é sempre bom lembrar que esse processo envolverá um custo mais elevado.

Se você não estiver com tempo (ou com os recursos necessários) para criar uma arte própria, por que não dá uma olhadinha nos bancos de imagem do Google? Você pode usar também o Burst, da Shopify, composto apenas por imagens gratuitas.

Depois de definir a parte estética do seu canal, está na hora de realmente arregaçar as mangas e começar a produzir conteúdos em vídeo, definir estratégias para divulgar canal no YouTube e fazer um plano de divulgação dos vídeos, levando em consideração os melhores horários para publicar nas redes sociais.

Na próxima seção, então, vamos compartilhar algumas dicas para a criação de conteúdos em vídeo – a última etapa no nosso pequeno guia que mostra como criar um canal no YouTube.

Como criar um canal no YouTube com conteúdos de vídeo instigantes

design de um canal de vídeos

Criar um canal no YouTube é fácil; difícil é criar conteúdos em vídeo realmente cativantes e instigantes.

Difícil, mas incrivelmente divertido. Você pode usar o formato de vídeo para mostrar não só conteúdos exclusivos sobre a marca, mas também para firmar uma relação mais próxima com o seu público-alvo.

Que tal fazer um vídeo com cenas exclusivas da sua última campanha de marketing? Ou então um vídeo contando as novidades da marca, que só serão anunciadas oficialmente na próxima semana?

Você pode usar o canal para criar expectativa e também como ferramenta de fidelização de clientes – tudo por meio dos conteúdos em vídeo.

Em termos práticos, é importante lembrar que os conteúdos de vídeo de um canal do YouTube devem ter três objetivos:

  • Expandir a autoridade da marca;
  • Anunciar os produtos para vender da loja;
  • Ajudar a marca a aumentar o seu alcance.

Esses objetivos, aliás, também devem servir como os pilares ou as principais ideias para criar um canal no YouTube.

Outra opção é criar canal no YouTube para publicar vídeos promocionais sobre os seus novos produtos, algo que pode ser extremamente bem-sucedido com a criação de vídeos no formato “tutorial”.

Nesses vídeos, uma pessoa mostra o produto em funcionamento e lista os benefícios do mesmo. Para resultados ainda melhores, você pode usar estratégias de marketing de influência no Instagram, divulgando seus vídeos através de parcerias com digital influencers.

Também é possível criar vídeos com conteúdo motivacional, nos quais você mostra como os produtos da marca podem otimizar a rotina dos clientes. Você também pode integrar esse conteúdo com os conteúdos do seu blog para expandir o alcance da marca.

Como fazer um canal no YouTube: um caminho para expandir o e-commerce

A sua jornada começou com a pergunta “como criar um canal no YouTube” – e você pode até não ter se dado conta, mas certamente deve estar com a cabeça cheia de ideias para produzir conteúdos, divulgar produtos, customizar canais e talvez até já esteja pensando em anunciar no YouTube.

Como criar um canal no YouTube é um processo simples e rápido, não é raro encontrar empreendedores que vão com muita sede ao pote e acabam produzindo conteúdos de qualquer jeito só para começar a vender o mais rápido possível. Mesmo que você não tenha os melhores softwares para edição de vídeos ou não se ache particularmente criativo para escrever um roteiro brilhante logo de primeira, isso não significa que deve fazer nada correndo.

Por isso, respire fundo: vá com calma, elabore algumas ideias e vá colocando-as em prática aos poucos, testando as águas. Se você já tem algum concorrente com um canal popular no YouTube, dê uma conferida nos vídeos publicados para ver quais são os conteúdos criados; busque inspiração, defina metas concretas e vamos em frente!

Só não se esqueça que o trabalho não termina depois que o vídeo é publicado. Uma parte essencial de como criar um canal no YouTube é também saber como administrá-lo e como monitorar o desempenho dos conteúdos, algo que é de extrema importância sobretudo durante os primeiros vídeos.

Se o desempenho dos vídeos não estiver bom, vale a pena considerar alguma alteração na estrutura do conteúdo ou até mesmo buscar um feedback concreto dos seus seguidores; se, por outro lado, o resultado for satisfatório, é só uma questão de melhorar o que já está bom.

Como criar um canal no YouTube: resumo

  • Crie um login no YouTube. Para isso, você precisa criar uma conta de e-mail no Google ou fazer login na conta que você já utiliza em seu e-commerce;
  • Trabalhe na estética do seu canal. Seu canal no YouTube deve ser esteticamente agradável, acompanhar a identidade visual da sua marca e ser, acima de tudo, profissional;
  • Crie vídeos cativantes. O público só irá se interessar por seus vídeos se o conteúdo for instigante e agregar valor.
  • Como criar um canal no YouTube não é difícil, a parte mais desafiadora é ter sucesso com ele. Mas se você se dedicar do início ao fim, investindo sempre na estética e na qualidade do conteúdo, não terá com o que se preocupar!

E, com isso, encerramos o nosso guia prático sobre como criar um canal no YouTube.

Agora que você já sabe como abrir um canal no YouTube, está na hora de ganhar dinheiro no YouTube com visualizações, produtos e anúncios. Já pensou que seu novo canal no YouTube pode ser até ser uma fonte de renda passiva? Assim como acontece com as outras plataformas sociais, o resultado pode demorar um pouquinho para aparecer – mas ele vem.


Comece a vender online hoje mesmo com a Shopify

Comece sua avaliação gratuita

Quer saber mais?