Como criar um blog e ganhar dinheiro com ele? É possível monetizar o conteúdo e fazer do meu blog um verdadeiro negócio em 2021?

Estas perguntas acompanham muitos empreendedores dispostos a desbravar o mundo do conteúdo para web e começar a ganhar dinheiro na internet.

A verdade é que a paixão ainda dita grande parte do como criar um blog e como gerenciá-lo: é a paixão que faz com que as pessoas por trás de blogs de sucesso queiram compartilhar experiências, conselhos e segredos sobre um determinado tema.

É uma motivação muito nobre, mas certamente não é o suficiente para pagar as contas no final do mês: afinal, não adianta de nada escrever conteúdos incríveis se eles não estiverem vinculados a uma fonte de renda extra.

No post de hoje, vamos mostrar como criar um blog e falaremos sobre 11 maneiras de ganhar dinheiro com blog em 2021!

Comece a vender online hoje mesmo com a Shopify

Comece sua avaliação gratuita

Como criar um blog de sucesso: 10 maneiras de ganhar dinheiro com blog

1. Posts patrocinados

A primeira (e talvez mais conhecida) dica para quem quer saber como criar um blog de sucesso é investir nos posts patrocinados: conteúdos que são encomendados e pagos por uma pessoa ou marca.

O segredo dos posts patrocinados é saber criar algo que funcione como um anúncio (como o Facebook Ads, por exemplo) e impulsione as vendas da marca em questão – mas evitar o tom impessoal e artificial que muitas vezes encontramos por aí.

→ Click Here to Launch Your Online Business with Shopify

Como criar um blog significa, também, definir uma identidade própria para a sua marca pessoal, é sempre bom escolher com cuidado as marcas, serviços e pessoas com os quais está disposto a trabalhar: blogueiras especializadas em moda e cosméticos, por exemplo, podem lucrar (e muito) com posts patrocinados por empresas do mesmo nicho.

Ao criar um blog pessoal, é importante delimitar uma tabela fixa de preços para os tipos de posts patrocinados e outros serviços que você está disposto a fazer. Você pode incluir esse documento na mesma seção do site que abriga as suas informações de contato.

A Camila Coutinho, do Garotas Estúpidas, trabalha com o modelo de posts patrocinados desde o início de seu blog. Abaixo você pode ver um exemplo de post patrocinado no qual um produto para cuidados com a pele é avaliado: um ótimo exemplo de como ganhar dinheiro com blog.

como criar um blog_post patrocinado

Ainda temos outras dicas para empreendedores que querem saber como vender no blog. Vamos continuar?

2. Como ganhar dinheiro com blog: dropshipping

O trunfo – e o tesouro – de blogueiras e blogueiros é um só: os fãs e seguidores do site.

E, se o seu blog tem um tráfego constante de pessoas vindas dos mecanismos de busca da internet, das redes sociais ou de listas de e-mail, significa que você tem uma coisa que todas as marcas querem: clientes.

Além de criar um blog, portanto, você pode criar também uma loja virtual, aumentando as chances de como criar um blog de sucesso (e optar por fazer dropshipping com apps como o DSers).

Como o dropshipping é um modelo de negócios que elimina a necessidade de estoques físicos e possui um baixo investimento inicial, você pode testá-lo na sua loja sem grandes prejuízos. Além disso, se optar por usar o DSers, você vai poder importar centenas de produtos totalmente de graça e começar a vender em menos de 30 minutos!

Se você se interessou por essa opção mas acredita que o seu blog precisa de uma audiência maior antes de criar sua loja virtual, em nosso Guia para Iniciantes: SEO para dropshipping, você encontra o passo a passo de como atrair e reter o público por meio de estratégias de SEO.

como criar um blog e monetizar com dropshipping

3. Como criar um blog e ganhar dinheiro: loja virtual de camisetas

Quem se pergunta como criar um blog de sucesso sempre acaba descobrindo que uma das melhores soluções é vender um produto.

Se você gostou da ideia de um item que vende pelo blog mas não quer investir em um catálogo muito grande de produtos, que tal vender um produto personalizado, totalmente customizado com o logotipo da sua marca?

Você pode criar uma loja virtual de camisetas vinculada ao seu site para ganhar dinheiro com blog.

Pode parecer limitado vender apenas um produto, mas na verdade muitos fabricantes de roupas que focavam somente em camisetas estão expandindo seus recursos para permitir a customização de leggings, vestidos, macacões, canecas, mochilas, capinhas de celular e muito mais. Chamado de modelo de impressão sob demanda, esse recurso está rapidamente se tornando uma das novas tendências do e-commerce.

A melhor parte? Assim como o dropshipping, o modelo de impressão sob demanda só exige um pagamento depois que o cliente de fato realizar a compra. Ou seja: você só paga pelos itens que de fato vender.

como criar um blog e vender camisetas

4. Como criar um blog de sucesso: marketing de afiliados

O marketing de afiliados é uma das formas mais comuns de ganhar dinheiro com blog. Adotados por diversos empreendedores no mundo inteiro, os programas de afiliados geralmente funcionam da seguinte maneira:

Uma blogueira ou blog de marca é aceito em um programa de afiliados e passa a compartilhar um link exclusivo nos conteúdos do blog – um link que dá descontos para quem usá-lo ao comprar da marca original. Sempre que alguém realizar uma compra a partir do link de afiliado, a blogueira ganha uma comissão, transformando o blog em um site para ganhar dinheiro.

Se você ainda está pesquisando sobre como criar um blog ou está vivendo o processo de criar um blog, pode começar a pensar em conteúdos que compartilhem esses links de forma discreta e, ainda assim, relevante.

Uma das estratégias mais comuns é criar as chamadas “listas”, como “10 livros que você precisa ler antes do final do ano”, “15 produtos indispensáveis para o verão” e por aí vai.

A Camila Coelho, por exemplo, tem no seu blog a seção “Wishlist”, na qual ela promove as suas marcas favoritas.

marketing de afiliados

O grande problema do marketing de afiliados é que os seus lucros ficam restritos às comissões recebidas e você não tem muito controle sobre o valor dessa comissão. Em outras palavras: é uma boa estratégia, mas não trará tantos lucros quanto um blog com uma loja virtual própria. Então, se você está em dúvida sobre escolher o dropshipping ou marketing de afiliados, nossa recomendação é que fique com o primeiro.

5. Como ganhar dinheiro com blog: criação de conteúdos escritos

Para muitas blogueiras, criar um blog não é sinônimo de criar uma fonte de renda recorrente – mas sim uma forma ativa de ganhar dinheiro todos os meses.

Nesse sentido, é possível criar um blog que seja uma vitrine ou um cartão de visitas do seu trabalho: um site para ganhar dinheiro, no qual você anuncia os seus serviços, publica amostras de trabalhos e capta clientes em potencial.

O blog da Cris Guerra, embora não voltado apenas para a escrita freelance, mostra como criar um blog e estabelecer um site de sucesso: uma das abas mostra todos os livros que a blogueira já escreveu, ampliando o alcance da sua marca pessoal.

como criar um blog

6. Como criar um blog de sucesso: concursos e sorteios

Concursos e sorteios são excelentes recursos para quem quer saber como criar um blog ou está buscando formas de monetizá-lo.

Por mais que a primeira impressão seja a de que você precisará gastar dinheiro para criar um evento desse tipo, há diversas formas de monetizar o público-alvo: você pode, por exemplo, vincular um site ao link do sorteio, ou então incluir um link de afiliado com um desconto exclusivo para todos os participantes.

Outra possibilidade é criar uma promoção por tempo limitado na sua loja virtual para todos os participantes que não foram sorteados, cobrindo assim os gastos que você teve durante o evento.

O blog Manteiga Derretida, por exemplo, anunciou um concurso do Dia dos Namorados promovido por outra marca:

concursos para ganhar dinheiro na internet

Ainda temos mais algumas dicas para criar um site de sucesso. Vamos conferir?

7. Como ganhar dinheiro com blog: parcerias com outras marcas

Outra dica importante para quem quer saber como criar um blog de sucesso: invista nas parcerias comerciais com outras marcas.

Além de ser especialmente positivo em termos de experiência e alcance, as parcerias são excelentes formas de ganhar dinheiro com blog – seja por meio de um pagamento direto, de posts patrocinados ou mesmo links de afiliados.

Mesmo que a parceria não envolva um pagamento concreto, vale a pena considerar a possibilidade de colocar a sua marca dentro de outros públicos-alvo e outros nichos, o que pode render bons frutos lá na frente.

Em termos de como encontrar parcerias e criar um blog de sucesso, é sempre bom lembrar que o contato inicial deve partir de você: não tenha medo de conversar com uma blogueira que já tenha mais tempo de estrada ou com outros profissionais do ramo, pois muitas vezes as oportunidades podem estar mais perto do que você imagina.

Vale lembrar ainda que você não só pode como deve entrar em contato com marcas relevantes para o seu público-alvo e propor novas parcerias.

8. Como criar um blog de sucesso: eBooks

Você não tem talento para anunciar camisetas ou outros produtos de consumo e quer saber como criar um blog – e como ganhar dinheiro com site dessa natureza?

Bom, que tal usar toda a sua experiência profissional para ajudar os outros?

Um número cada vez maior de blogueiras e blogueiros está transformando os conteúdos virtuais de seus blogs em eBooks: uma maneira rápida e prática de compilar material relevante e disponibilizá-lo para um público ainda maior.

Se você já estiver na etapa de criar blog, pense nos conteúdos que ainda deseja publicar e vá planejando novas maneiras de agrupá-los; isso será especialmente útil lá frente!

crie ebooks para ganhar dinheiro

9. Como criar um blog ou site para ganhar dinheiro: cursos virtuais

Uma outra solução para quem quer saber como ter um site de sucesso é criar blog voltado para a venda e a promoção de cursos online.

Além de ser uma boa alternativa para quem acha que não tem o talento e nem a disciplina para criar apenas conteúdos por escrito, o curso virtual pode ser uma excelente plataforma interativa para não só promover a sua imagem de blogueira ou blogueiro mas também para disseminar um conhecimento importante sobre algum tema específico de seu interesse – por exemplo: “Como ganhar dinheiro no Instagram“.

É possível anunciar o curso no seu blog ou então hospedá-lo em plataformas altamente populares como a Udemy, que ajuda a promover o seu curso para pessoas que possam estar interessadas.

como criar um blog_cursos

10. Como criar um blog de sucesso: use a audiência das suas redes sociais

No passado, o caminho mais comum era criar um blog e depois utilizar as redes sociais para divulgá-lo. Contudo, nos tempos atuais, com frequência observamos o oposto: as pessoas criam seus perfis nas mídias sociais (pessoais ou de suas marcas) e começam a cultivar uma audiência relevante nas próprias redes.

Então, se você quer saber como criar um blog e ter muitas visitas logo na largada, esse é o segredo! Ao se estabelecer como influenciador digital ou criar um perfil forte da sua marca nas redes sociais, são grandes as chances de ganhar dinheiro com blog ao direcionar seu público-alvo das mídias sociais para ele.

É o caso da Dani Noce, que começou com a produção de vídeos de confeitaria em seu canal no Youtube e hoje em dia tem um blog de sucesso que aborda não apenas culinária, mas também negócios, viagem, moda, decoração e diversos outros temas.

Para que sua audiência cresça e se engaje cada vez mais, é fundamental que você saiba os melhores horários para postar nas redes sociais e invista em estratégias para ganhar seguidores no Instagram.

11. Como ganhar dinheiro com blog: conteúdos e programas de assinatura

Por último, a forma de ganhar dinheiro com blog que está se tornando cada vez mais comum: a disponibilização de conteúdos e programas apenas no formato de um plano de assinatura – nos moldes do que a Netflix e muitos jornais online vêm fazendo.

Ao criar um blog especializado nesse tipo de estratégia, você escolhe os conteúdos que serão disponibilizados para o público geral e aqueles que só poderão ser acessados por quem já possui um plano de assinatura.

Vale lembrar ainda que os conteúdos pagos muitas vezes não são interrompidos por anúncios e podem até contar com mimos para os assinantes: descontos, entrevistas, brindes… A lista é infinita.

Como criar um blog e ganhar dinheiro com ele: conclusão

  • Crie posts patrocinados por marcas;
  • Abra uma loja virtual de dropshipping;
  • Comece um e-commerce de camisetas;
  • Participe de um programa de afiliados;
  • Crie conteúdos relevantes que reforcem a sua marca pessoal;
  • Realize concursos e sorteios;
  • Faça parcerias com outras marcas;
  • Crie conteúdos ricos, como eBooks;
  • Comercialize cursos virtuais;
  • Use a audiência das mídias sociais para alavancar seu blog;
  • Disponibilize seus conteúdos através de programas de assinatura.

Agora que você já sabe como criar um blog e como ganhar dinheiro com ele, está na hora de começar a mergulhar mais a fundo no tema e descobrir o que funciona melhor para você e para a sua marca.

Lembre-se: o objetivo, ao final do dia, é transformar a sua paixão em uma fonte de renda.

E você, sabe como ganhar dinheiro com blog? Construiu um blog de sucesso com o dropshipping? Deixe um comentário aqui embaixo!


Comece a vender online hoje mesmo com a Shopify

Comece sua avaliação gratuita

Quer saber mais?