Hashtags Instagram: as melhores hashtags Instagram para vender em 2021

Andrew Roach Anunciar e promover

7 minutos comentários

Muita gente ainda não sabe como encontrar as hashtags Instagram mais usadas e as melhores hashtags Instagram nos seus respectivos nichos para ter mais curtidas, impulsionar publicações e aumentar o número de vendas. Você está nesse time?

Para piorar, um número ainda maior de vendedores não sabe o que vender e como ganhar dinheiro no Instagram. Mas não se preocupe, a gente vai te ajudar!

Fato é que a plataforma, totalmente gratuita, pode ser usada para vários propósitos e finalidades diferentes quando adaptada ao mundo do e-commerce. Enquanto empreendedor, você pode usá-la para descobrir produtos para vender no Instagram, fidelizar novos clientes ou até mesmo renovar os seus laços com clientes já fidelizados.

Foi por isso que criamos este guia, recheado de dicas e explicações que mostram:

  • como as hashtags do Instagram funcionam;
  • como encontrar as melhores hashtags para vendas;
  • como você pode usar das hashtags do Instagram para impulsionar o alcance da loja e vender mais.

Descubra milhares de produtos para começar a vender online. Sem compromisso nem cartão de crédito.

Tenha Oberlo agora. É de graça.

O que são as hashtags do Instagram?

A hashtag Instagram nada mais é do que uma palavra ou uma frase que começa com uma cerquilha (#) e é inserida na descrição ou nos comentários de uma publicação – foto ou vídeo do Instagram. Ela ajuda a plataforma a reconhecer e a categorizar conteúdos e temas com o objetivo de otimizar o conteúdo sugerido aos usuários.

Além disso, é importante lembrar que as hashtags Instagram podem ser usadas para diversas finalidades diferentes, como por exemplo:

  • Aumentar o número de seguidores: a tendência é que os usuários do Instagram continuem a procurar por conteúdos e tópicos que os interessem – e é por isso que, se você está interessado em ganhar seguidores no Instagram, precisará incorporar a prática de incluir as hashtags mais usadas no Instagram.
  • Vender ainda mais: As hashtags Instagram para curtidas, elas servem apenas para este fim? Elas não são só uma maneira de aumentar o número de clientes fidelizados ou seguidores: elas também podem ser usadas para impulsionar vendas. Hashtags que remetam a um nicho específico podem ser usadas para promover os seus produtos e chamar a atenção de usuários interessados.

Como encontrar as melhores hashtags do Instagram?

Hashtags Instagram: quais as melhores para vender

Agora que você já sabe o que são as hashtags Instagram, está na hora de descobrir como encontrar aquelas que são realmente ideais para o seu e-commerce ou loja virtual – as hashtags Instagram para curtidas, que te ajudam a vender mais.

Ao ser empreendedor, uma das melhores coisas que você pode fazer é pesquisar as hashtags mais curtidas no Instagram no seu nicho; dessa forma, você poderá tomar decisões com base em dados concretos.

Listamos algumas das mais bem-avaliadas abaixo – mas, atenção: todas estão em inglês.

TagBlenderO TagBlender é um gerador de hashtag do Instagram que pode ser usado para localizar e criar as melhores hashtags para fotos.

HashtagsForLikes: Excelente gerador de hashtags. Simples e intuitivo, permite que qualquer usuário encontre – em pouquíssimo tempo – as hashtags ideais para qualquer situação ou conteúdo.

InstagramTags: Gera pequenos conjuntos de hashtags Instagram que podem ser incluídos em uma publicação. Além disso, a ferramenta busca e combina hashtags dos mais diversos campos, como “Cabelo”, “Filmes” e “Maquiagem”.

Seekmetrics: O grande diferencial desta ferramenta é o fato de que ela utiliza a API do próprio Instagram para localizar as hashtags mais compatíveis com o seu conteúdo.

All Hashtag: Possivelmente uma das ferramentas mais potentes desta lista, o gerador de hashtags Instagram da All Hashtag exibe centenas das hashtags mais usadas para uma única busca – tudo com base na palavra-chave que você inserir.

Qual o limite de hashtags no Instagram?

Por mais que seja uma boa ideia começar a usar hashtags Instagram nas suas publicações, é importante lembrar que até elas possuem um limite: o Instagram delimita que cada publicação tenha, no máximo, 30 hashtags. Dessa forma, a plataforma consegue não só garantir que os conteúdos circulados permaneçam relevantes, mas também a evitar a publicação de spam.

Mas… E se você encontrar uma outra hashtag Instagram que é muito mais relevante do que essas outras? Bom, o nosso conselho é: não tenha medo de selecionar e otimizar as hashtags que funcionem melhor para você. Afinal, você conhece a sua loja (e o seu público-alvo) melhor do que um computador.

Como uma loja que faz dropshipping pode usar as hashtags?

Hashtags Instagram: quais as mais usadas

Se você já é adepto do dropshipping nacional ou internacional, deve saber que o Instagram é uma excelente plataforma para ampliar o alcance dos seus produtos e expandir o seu público-alvo. A melhor parte é que, como as hashtags Instagram são totalmente gratuitas, você pode usar a plataforma à vontade mesmo que não possua um orçamento folgado para estratégias de segmentação de mercado.

O fato é que, se você elaborar uma única hashtag para fotos capaz de transmitir os seus valores e a identidade da marca, conseguirá construir uma nova relação com os seus clientes e seguidores.

Uma maneira simples de fazer isso é criar uma hashtag para Instagram com o nome da loja e pedir que os usuários e clientes que compartilharem as suas publicações também usem a hashtag para fotos. Esse simples gesto ajudará a criar uma sensação de comunidade entre os clientes.

Lembre-se: o seu foco é usar as hashtags Instagram para impulsionar o número de vendas, atingir clientes em potencial que ainda estão nas fases iniciais do seu funil de vendas e, dessa forma, aumentar o alcance da marca. Por isso mesmo, as hashtags mais usadas no Instagram devem representar corretamente o conteúdo e a loja.

As hashtags mais usadas no Instagram: como vender 

É sempre bom lembrar que o Insta é uma plataforma mundial – por isso, é normal que muitas hashtags Instagram acabem sendo usadas em inglês, que é não só uma das línguas mais universais da atualidade como também o idioma no qual a plataforma foi originalmente construída.

Se você está buscando inspiração, lembre-se de começar a busca por palavras-chaves relevantes para o seu nicho. Uma loja que vende produtos para pets, por exemplo, pode aproveitar hashtags Instagram extremamente relevantes como #pets, #cat, #catlove e #doglove para impulsionar a publicação.

Como incluir as hashtags do Instagram no Stories?

O Stories é um recurso do Instagram que permite que usuários compartilhem fotos ou vídeos durante um período de 24 horas – depois disso, o conteúdo publicado simplesmente é apagado e ninguém mais poderá vê-lo.

Disponível desde a última grande atualização do aplicativo em 2016,  segundo estatísticas do Facebook, 68% das pessoas ficam mais interessadas em um produto após vê-lo nos Stories.

É importante lembrar que as hashtags Instagram também podem ser incluídas nos Stories, o que implica em um alcance ainda maior para a marca. De fato, as hashtags para Instagram podem adicionar grande valor e relevância não só ao seu perfil, mas também à identidade da marca.

No Stories, é possível incluir uma hashtag própria por meio do sticker “#Hashtag”. Esse sticker, vale lembrar, é clicável.

Os Stories também podem ser excelentes recursos para exibir o “por trás das cenas”: os processos de criação, as campanhas de marketing, as opções de edição de fotos… Por isso, não se preocupe tanto em decifrar aqui as melhores hashtags Instagram para curtidas: foque no conteúdo!

Nós também temos um guia completo sobre quais formatos de vídeos para Instagram Stories, e explicamos como redimensionar e etc. Vale a pena conferir!

Como posso avaliar o progresso do meu e-commerce com as hashtags?

De nada adianta implementar as melhores hashtags Instagram e seguir todas as dicas que listamos aqui se você não conseguir avaliar o impacto disso na sua loja. Por sorte, já podemos contar com ferramentas virtuais que fazem esse trabalho rapidamente, como o SproutSocial e a Iconosquare (em inglês) e a Reportei, uma ferramenta nacional.

O que essas ferramentas fazem é bem simples: elas avaliam se as hashtags mais usadas no seu perfil estão realmente atingindo os clientes e seguidores da marca.

É importante lembrar que os dados gerados por essas ferramentas podem auxiliar na criação de novas e melhores hashtags Instagram, e podem ser úteis na hora de determinar um novo padrão ou uma nova estratégia de envolvimento com os seus clientes. Quanto mais engajados, mais eles gastam em sua loja e mais perto você fica de sua meta de renda extra mensal com o e-commerce.

Além disso tudo, esses dados também podem ajudar você a delimitar e prever as melhores hashtags Instagram com mais curtidas para o seu e-commerce.

Hashtags para Instagram: comece agora!

Como usar hashtags no Instagram: conclusão

Vamos a um resumo para quem busca entender o uso de hashtags para Instagram:

  1. pesquise as palavras-chave mais relevantes para seu nicho;
  2. não abuse e respeite o limite de hashtags para Instagram;
  3. use geradores de hashtags Instagram para descobrir as mais usadas;
  4. crie uma hashtag própria que transmita os valores e a identidade de sua marca;
  5. peça para seus seguidores usarem sua hashtag e faça disso uma comunidade;
  6. use hashtags no Stories para aumentar sua visibilidade e alcance;
  7. monitore e avalie o progresso de suas hashtags com ferramentas virtuais.


Quer saber mais?

Andrew Roach
Andrew Roach
Andrew Roach is a Content Marketer at Oberlo. He is passionate about ecommerce and creating insightful content to help entrepreneurs launch and grow their businesses.