Como ganhar dinheiro no YouTube em 2020

Andrew Roach Anunciar e promover

9 minutos 0 comentários

Se antes da pandemia a internet já desempenhava um papel central na forma como a gente se relacionava com as outras pessoas e adquiria novos produtos e serviços, agora então nem se fala.

Além do aumento significativo das compras online e da busca por novas opções de carreira que acomodem o trabalho home office, o número crescente de pessoas buscando como ganhar dinheiro na internet é prova de que ainda existem muitas oportunidades de renda passiva e renda recorrente para empreendedores e pessoas que querem começar um negócio próprio.

E é aqui que entra o YouTube.

Para além de ser uma das plataformas mais populares da internet, o YouTube também representa uma excelente oportunidade para quem está se perguntando como ganhar dinheiro com vídeos e/ou anúncios em vídeo.

Este post reúne algumas das principais sugestões para quem quer descobrir como ganhar dinheiro no YouTube: desde os recursos mais conhecidos da plataforma até dicas para se diferenciar da concorrência e garantir mais views.

Vamos começar?

Descubra milhares de produtos para começar a vender online. Sem compromisso nem cartão de crédito.

Tenha Oberlo agora. É de graça.

6 ideias de como ganhar dinheiro no YouTube

6 ideias de como ganhar dinheiro no YouTube

Quando a ideia é gerar renda online, muita gente começa a buscar formas de como ganhar dinheiro no Instagram e no Facebook – e acaba se esquecendo da plataforma de vídeos.

Mas a verdade é que existem diversas maneiras de ganhar dinheiro no YouTube, especialmente se você souber como criar vídeos esteticamente agradáveis e recheados com conteúdos de qualidade.

O primeiro passo para fazer isso dar certo, claro, é ter um bom editor de vídeo nas mãos.

Depois disso, você vai precisar investir pesado na tarefa de conquistar seguidores, já que a maior fonte de receita que você pode conseguir no YouTube vem do número de vezes que os seus vídeos são visualizados. Ou seja: quanto mais visualizações você tiver, maiores serão os seus rendimentos na plataforma.

Vale lembrar ainda que pode ser difícil, especialmente nos primeiros meses, conquistar seguidores e convencê-los a se inscreverem no canal. Por isso mesmo, é importante destacar o valor dos conteúdos que você está oferecendo, e tentar anunciá-los como complementos relevantes ao blog da loja ou a outros conteúdos da sua marca.

Ah, e não desanime, porque isso também acontece em outras redes sociais: ganhar seguidores no Instagram, por exemplo, é um desafio e tanto.

1. Como ganhar dinheiro com YouTube: Programa de Parcerias do YouTube

Se você quer ganhar dinheiro com YouTube, a primeira coisa a fazer é descobrir o que é o Programa de Parcerias e como ele funciona.

Por quê?

É simples: você só vai poder monetizar os vídeos postados no YouTube depois de ser aceito no Programa de Parcerias.

Isso vai acontecer quando seu canal atingir a marca de 1.000 inscritos e 4.000 horas de visualização dos vídeos. Assim que você conquistar esses números, o canal será avaliado pelo YouTube para determinar se você pode ou não participar do Programa.

Até lá, você não vai poder monetizar os conteúdos do canal – mas vai precisar continuar gerando conteúdos relevantes e interessantes com certa frequência para ampliar o alcance orgânico e conquistar seguidores.

Lembre-se: quanto mais rápido você conseguir mais inscritos e visualizações, mais rápida será a transição para o Programa de Parcerias.

2. YouTube Premium

O YouTube Premium é a melhor opção para quem quer ganhar dinheiro com canal no YouTube, mas não quer ter que contar com os anúncios tradicionais como única fonte de renda.

Para quem não sabe, o YouTube Premium é um serviço de assinatura online da plataforma, no qual os usuários podem assistir vídeos sem anúncios. Para os criadores de conteúdo, o Premium funciona como uma segunda fonte de renda, já que não é preciso fazer nada além de cadastrar o canal da plataforma.

As regras de monetização do YouTube indicam que, tal como acontece com os anúncios tradicionais, a maior parte da receita gerada no Premium é repassada aos criadores de conteúdo e YouTubers; o valor, que é enviado sempre no início de cada mês, é calculado com base no número de visualizações que o vídeo recebeu.

Se você quiser saber mais sobre como ganhar dinheiro no YouTube Premium, vale a pena dar uma olhadinha na página de ajuda da plataforma.

Como ganhar dinheiro no YouTube: YouTube Premium

3. Como ganhar dinheiro no YouTube: Clubes dos canais

Quando o seu canal atingir a marca dos 30 mil inscritos, você vai poder incluir uma terceira fonte de renda: o Clube do canal.

Com o Clube, os inscritos do canal podem optar por contribuir mensalmente com uma pequena quantia; em troca, eles recebem benefícios exclusivos, como visualização prévia antes do lançamento, chat fechado, emojis personalizados e muito mais. Sempre que um membro do clube estiver dentro do canal, ele será automaticamente identificado como tal.

Além de ser uma forma de estreitar os laços com os seus fãs e inscritos, o Clube também funciona como uma maneira de mostrar que você, o criador de conteúdos, reconhece a importância dessas pessoas para o funcionamento do canal. Esse senso de comunidade, vale lembrar, é essencial para que você consiga expandir a sua marca.

4. Conteúdos promocionais em vídeo

Os conteúdos promocionais em vídeo são uma boa solução para quem quer saber como ganhar dinheiro no YouTube dentro dos moldes de digital influencer.

Muitas vezes, marcas e lojas querem vender online para um público-alvo específico, e por isso mesmo acabam entrando em contato com influenciadores e celebridades que já têm uma certa popularidade dentro daquele determinado nicho. Esse formato de parcerias e anúncios é bem comum no Instagram, mas também pode gerar bons resultados no YouTube.

Apesar de ser uma boa fonte de renda – e um impulso especialmente relevante para aumentar a popularidade do canal – é bom escolher com bastante cuidado as marcas com as quais você vai trabalhar.

Dica: proponha parcerias a marcas que você admira e promova produtos que você já usa ou conhece. Dessa forma, o conteúdo promocional não vai ficar com uma cara artificial, e os seus inscritos receberão algo de valor (e não só mais uma propaganda).

5. Como ganhar dinheiro no YouTube: Super Chat

O Super Chat é uma solução bastante popular para ganhar dinheiro no YouTube. Com ele, os inscritos do canal podem comprar pequenos espaços para comentários e fixá-los durante um stream.

Como o Super Chat é um recurso quase que exclusivo dos streams, você precisará investir nesse formato e aumentar a frequência desse tipo de conteúdo se quiser transformá-lo em uma fonte de renda. Além disso, vale lembrar que o YouTube vai ficar com 30% do total arrecadado.

Antes de passarmos para as dicas de otimização de vídeos, precisamos falar sobre uma última sugestão prática para quem quer saber como ganhar dinheiro com YouTube:

6. Redirecionamento os inscritos do canal para o site da loja

Se você está querendo construir uma carreira dentro do empreendedorismo e está interessado em fazer conteúdos de vídeo para ganhar dinheiro com YouTube, pode ser uma boa ideia montar também uma loja virtual.

Dessa forma, você vai poder interconectar os seus esforços, e usar o canal para promover os produtos que está vendendo na loja – e usar os vídeos feitos para o YouTube nas páginas de produto do site. Além de ser uma excelente forma de gerar mais tráfego para a sua loja, também é um recurso que pode te ajudar a expandir o alcance orgânico da marca.

Abrir uma loja virtual é bem simples: você pode se inspirar nas lojas Shopify e optar por trabalhar com modelos de negócios como o dropshipping nacional e internacional, ou mesmo com serviços de impressão sob demanda. Também dá para trabalhar apenas com produtos para revenda, ou então vender itens artesanais.

Como ganhar dinheiro no YouTube: 5 dicas para otimizar os vídeos

Como ganhar dinheiro no YouTube: 5 dicas para otimizar os vídeos

Agora que já listamos as nossas 6 melhores ideias de como ganhar dinheiro com YouTube, está na hora de partirmos para algumas dicas que podem te ajudar a otimizar os conteúdos em vídeo que você vai postar na plataforma.

Essas dicas vão te ajudar a criar vídeos visualmente consistentes, algo que é super importante para conquistar mais views e, claro, mais inscritos no canal.

Faça vídeos com mais de 10 minutos de duração

Vídeos com mais de 10 minutos de duração são aliados importantes para quem quer ganhar dinheiro com YouTube: afinal, quanto maior a duração do vídeo, maiores as chances de gerar mais dinheiro por meio de anúncios pagos.

Além disso, vídeos mais longos costumam apresentar uma média mais alta de tempo de visualização, o que pode te ajudar a ranquear entre os primeiros resultados de pesquisa da plataforma – e isso, por si só, já aumenta as chances de que o conteúdo seja visualizado por novos usuários.

Colabore com outros YouTubers

Uma segunda sugestão para otimizar seus vídeos e ganhar dinheiro com YouTube é colaborar com outros YouTubers, montando conteúdos em parceria.

Antes de entrar em contato com canais que têm uma proposta parecida com a sua ou que apresentem projetos que você admira para propor uma colaboração, não se esqueça de avaliar de que forma esses YouTubers podem contribuir para a expansão do seu canal.

Crie conteúdos informativos e relevantes

Uma dica vital para quem está buscando como ganhar dinheiro no YouTube é criar conteúdos que tragam valor e sejam informativos.

Os usuários que acessam o YouTube buscam vídeos que sejam informativos e relevantes: eles querem aprender coisas novas, saber mais sobre um tema, ver aquele produto em funcionamento e por aí vai. Se você conseguir criar conteúdos capazes de atender essas demandas, há uma grande probabilidade de que os usuários da plataforma não só assistam o vídeo inteiro, mas continuem acessando o canal para receber novos conteúdos.

Como ganhar dinheiro no YouTube: faça bom uso das descrições de vídeo

As descrições de vídeo são uma parte essencial do processo de publicação e divulgação de um conteúdo no YouTube. É por meio dessas descrições, afinal, que os usuários avaliarão o vídeo e decidirão se querem ou não assistir o conteúdo.

Ou seja: as descrições podem garantir que você conquiste mais views – e, portanto, podem te ajudar no processo de ganhar dinheiro no YouTube.

Na hora de escrever essas descrições, tente ser bem conciso e objetivo: liste primeiro as coisas mais importantes, como a ideia principal do vídeo.

Não se esqueça de inserir algo sobre o que esse conteúdo pode ensinar ou mostrar – isso é importante para garantir que os usuários fiquem curiosos e cliquem no vídeo.

Por fim, use uma linguagem acessível e compatível com a do seu público-alvo: se você está trabalhando com um público-alvo mais jovem, por exemplo, não há problema nenhum em usar gírias e expressões que eles utilizam.

Poste novos vídeos com frequência

Assim como nas outras redes sociais, é importante estabelecer uma certa frequência de postagens no YouTube. Se você conseguir postar conteúdos novos e relevantes toda semana ou algumas vezes por semana, os fãs e inscritos do canal manterão um nível de engajamento constante – e, de quebra, você vai ter mais chances de expandir o alcance orgânico no canal e conseguir mais views.

Como os criadores de conteúdo recebem o dinheiro?

As dicas acima são só uma parte do como ganhar dinheiro no YouTube; afinal, também precisamos conversar sobre como, de fato, os YouTubers e criadores de conteúdo recebem o dinheiro arrecadado na plataforma.

Bom, a primeira coisa que você vai ter que fazer é ser aceito no Programa de Parcerias do YouTube, como mostramos lá em cima. Depois disso, você vai ter que criar uma conta no Google AdSense e, em seguida, delimitar a forma de pagamento (transferência, cheque ou outros).

Vale a pena lembrar que o Google só começa a emitir os pagamentos depois que a conta atingir alguns limites pré-determinados relativos a informações fiscais, verificações e mais.

Dá para ganhar dinheiro no YouTube e superar a concorrência?

Dá para ganhar dinheiro no YouTube e superar a concorrência?

Uma vez dentro do YouTube, é bom lembrar que você não vai concorrer apenas com outros empreendedores e lojistas: você também vai ter que competir com YouTubers profissionais.

Por isso mesmo, é importante que você direcione todos os seus esforços para a criação dos vídeos: invista em boas descrições, em miniaturas esteticamente interessantes e em títulos cativantes.

Vale lembrar também que o YouTube é uma plataforma totalmente visual, então pode ser uma boa ideia investir também em ferramentas que auxiliem na edição e mixagem do áudio e dos vídeos. O importante é criar um canal com uma aparência profissional, que mostre as vantagens e benefícios da marca.

Se você quiser saber mais sobre como anunciar no YouTube  e como criar um canal no YouTube, dê uma olhadinha no nosso blog: ele está cheio de dicas para empreendedores que querem começar uma trajetória de sucesso.

Como ganhar dinheiro no YouTube: conclusão

  • Se você quer saber como fazer para ganhar dinheiro no YouTube, é essencial criar um canal para poder participar do Programa de Parcerias do YouTube.
  • O YouTube Premium também é uma excelente fonte de monetização de canais.
  • Outras soluções para quem saber como ganhar dinheiro no YouTube são os Clubes dos canais, a publicação de conteúdos promocionais e o Super Chat.
  • Um canal no YouTube também pode funcionar como um bom complemento para uma loja virtual.
  • Algumas dicas práticas para otimizar vídeos no YouTube são: criar vídeos com mais de 10 minutos de duração, trabalhar em colaboração com outros YouTubers, criar conteúdos relevantes, escrever boas descrições para os vídeos e estabelecer uma frequência de postagens.
  • Para receber o dinheiro da monetização do canal, é necessário ter uma conta do Google AdSense.
  • A última dica para quem está interessado em como ganhar dinheiro com YouTube é: invista no visual e na estética dos vídeos para criar um canal consistente e com aparência profissional.

Descubra milhares de produtos para começar a vender online. Sem compromisso nem cartão de crédito.

Tenha Oberlo agora. É de graça.

Quer saber mais?

Andrew Roach
Andrew Roach
Andrew Roach produz conteúdo para o Oberlo. É apaixonado pelo comércio eletrônico e adora criar conteúdos instigantes para empreendedores que querem abrir uma loja ou um e-commerce. Você pode se conectar com o Andrew aqui.