Skip to content
renda passiva

Renda passiva: 20 ideias para ganhar dinheiro em 2021

Artigo por Nicole Martins Ferreira

Você recebe todo mês aquele salário que paga as contas – mas, volta e meia, sente aquela coceirinha; aquela vontade de ter uma renda adicional ou de ter mais liberdade para trabalhar como e de onde quiser. Você já ouviu falar de renda passiva?

Sentir essa inquietação é perfeitamente normal, mas nem todo mundo de fato investe nos sonhos. É do time que toma atitudes? Então ótimo! Nesse caso, a melhor coisa a fazer é investir em uma atividade que possa gerar uma renda passiva.

E, por sorte, nosso artigo lista 20 fontes de renda passiva para você ganhar dinheiro em 2021!

O que é renda passiva?

A renda passiva nada mais é do que um rendimento, uma atividade ou uma ocupação que não demanda trabalho “ativo” contínuo e ainda assim é capaz de gerar rendimentos.

Mas, como ganhar mais no final do mês através de atividades que geram renda passiva?

→ Click Here to Launch Your Online Business with Shopify

Atividades de renda passiva costumam envolver uma grande quantidade de trabalho durante o processo de criação – mas, depois de finalizadas e lançadas no mercado, podem gerar lucros estáveis durante muito tempo e garantir aquele extra que você tanto queria.

Um exemplo clássico são os cursos online: você passará algumas semanas ou mesmo meses criando o site e o material. Depois, não precisará mais trabalhar tanto assim e ainda continuará lucrando. O mesmo acontece com uma loja virtual, com vídeos e até mesmo com eBooks.

Com a renda passiva, é possível gerar renda mesmo sem trabalhar todos os dias – e é por isso que tantas pessoas resolvem seguir este caminho do empreendedorismo.

Agora que você já sabe o que é renda passiva, vamos às melhores ideias para ganhar dinheiro com renda passiva em 2021!

20 ideias de renda passiva para 2021

1. Loja de dropshipping

O dropshipping é a maneira mais simples de começar uma loja virtual – e é também uma das formas de renda passiva mais lucrativas da internet.

Começar a vender com o dropshipping é fácil: você só precisa montar uma loja e encontrar os produtos para vender. Vale lembrar que, no dropshipping, você não precisa se ater a um único produto. Por isso mesmo, aproveite a oportunidade para vender itens variados, pois existem muitos nichos lucrativos e confiáveis para fazer dropshipping.

Como o dropshipping é um modelo de negócios no qual o empreendedor decide o valor final de venda do produto, é também uma das melhores ideias de renda passiva da nossa lista.

Gostou? Você pode começar a vender hoje mesmo: basta se cadastrar no site da Shopify e baixar o app do DSers.

2. Blog como fonte de renda passiva

Uma das ideias de renda passiva mais populares no mundo do e-commerce é também uma das mais antigas: criar um blog.

Se você não sabe como criar um blog e acha uma tarefa difícil estabelecer um blog de sucesso, vale a pena aprender e se dedicar ao projeto, pois o espaço ainda é uma das melhores formas de gerar renda passiva – especialmente se levarmos em conta o uso de links de afiliados, cursos, posts patrocinados, ações de tráfego pago e muito mais.

Se você optar por criar um blog, lembre-se de que um dos fatores mais importantes da equação são os seguidores e fãs, que se concretizam na forma de tráfego para o site; por isso mesmo, mergulhe de cabeça no marketing de conteúdo.

Quando o assunto é como ter uma renda passiva, Desirae Odjick, fundadora do Half Banked, tem algumas dicas:

“Quando comecei o meu blog, a ideia era falar sobre economia, finanças pessoais e controle financeiro empresarial de uma maneira acessível – de modo que, muitas vezes, eu acabava compartilhando as minhas próprias experiências.

Foi assim que acabei mencionando, mais de uma vez, as ferramentas e apps que eu estava usando; afinal, me parecia natural e eu queria muito compartilhar essas dicas com os meus leitores. Dali em diante, a transição para os links de afiliados das marcas aconteceu de uma maneira quase que espontânea."

Cinco anos depois, aqui estamos nós: o blog cresceu e eu continuo compartilhando os links de afiliados, que ainda são a minha grande fonte de renda passiva na internet. E o melhor de tudo é que eu fico genuinamente feliz de compartilhar esses links, já que eu mesma uso (e muito) as ferramentas.

3. Curso virtual

A criação de cursos virtuais é, sem dúvidas, um dos melhores exemplos para obter renda passiva de 2021 – e a melhor parte é que eles podem ser anunciados tanto no seu site pessoal quando em plataformas de alta visibilidade, como a Udemy.

Se você está disposto a investir na criação de um blog ou mesmo em marketing de conteúdo, melhor ainda: com um curso próprio anunciado no seu site pessoal, você poderá controlar com maior precisão a sua renda passiva online – e, de quebra, ainda incrementar a sua estratégia de marketing pessoal.

Sumit Bansal, fundador do Trump Excel, comenta a sua experiência com os cursos virtuais:

Decidi criar um blog sobre a criação de planilhas no Excel em 2013, pois estava estudando sobre o tema e achei que seria uma boa ideia compartilhar aquele conteúdo com o resto do mundo."

Dois anos mais tarde, o blog já tinha mais de 100 mil acessos todo mês. Foi aí que decidi criar um curso virtual, apenas para testar o formato. Para a minha surpresa, foi um sucesso completo e eu comecei a ganhar dinheiro na internet.

"Trabalhei no curso como uma atividade extra, até que finalmente decidi me dedicar exclusivamente à minha própria marca. Atualmente, o blog conta com os melhores cursos online e conteúdos exclusivos.”

4. Posts patrocinados no Instagram garantem renda passiva online

Se você quer saber como ganhar dinheiro no Instagram, por que não começa a publicar conteúdos na plataforma?

O Instagram é tão amplo que há espaço para praticamente tudo: você pode criar um perfil sobre viagens, moda, beleza, decoração… Ou até mesmo sobre o seu bichinho de estimação.

E certamente encontrará um público disposto a consumir esses conteúdos, seja em formato de fotos ou vídeos para Instagram.

O segredo para ganhar seguidores no Instagram é simples: ser consistente. Publique regularmente, e publique conteúdos similares ou que discutam um mesmo tema. Para que os usuários encontrem as suas publicações com mais facilidade, use sempre as hashtags para Instagram.

Não se esqueça de incluir um e-mail para contato na sua bio, para que as marcas interessadas em parcerias saibam como entrar em contato. Também pode ser uma boa ideia investir pesado na manutenção e na fidelização do público-alvo.

O Instagram é uma excelente plataforma para quem quer ter uma fonte de renda passiva online. Se você já tem certa afinidade com a plataforma, não precisa nem perder tempo!

5. Loja de impressão sob demanda

Como o e-commerce é um dos melhores canais para quem está buscando ideias de renda passiva com pouco investimento, é natural que os serviços de impressão sob demanda entrem na lista.

Para quem não sabe, os serviços de impressão sob demanda permitem a comercialização de estampas e designs exclusivos em itens como roupas, canecas, telas, capinhas de celulares e muito mais.

Por mais que seja uma excelente oportunidade para quem deseja comercializar produtos próprios, vale lembrar que, para se transformar em uma fonte confiável de renda passiva mensal, a impressão sob demanda não pode ser terceirizada.

Em outras palavras: você precisa saber pelo menos o básico sobre design gráfico, pois dessa forma poderá administrar o processo criativo. É isso mesmo, não é necessário um conhecimento avançado em design para exercer essa atividade, pois você encontra na internet templates e mockups de camisetas para lojas virtuais.

Veronica Wong, fundadora da Boba Love, conta como a sua paixão pessoal por chás acabou virando uma fonte de renda passiva:

Eu sou apaixonada por chás desde que me entendo por gente e sou louca por design, então me pareceu óbvio unir esses dois interesses.

Comecei a vender meus produtos apenas no ano passado, mas a resposta tem sido absolutamente incrível: acabei de atingir a marca dos 10 mil seguidores no Instagram e já vendi produtos para gente de todo o mundo."

Como optei por trabalhar com o modelo de impressão sob demanda, deixei todo o processo de produção e envio com a Printiful. Dessa forma, posso me concentrar nas áreas que realmente me interessam, como o marketing e a criação de designs.

6. Apps podem gerar renda passiva online

Estamos apenas no início da nossa lista de sugestões sobre como ter uma renda recorrente, mas você provavelmente já notou um certo padrão: a criação de produtos e serviços como uma lucrativa fonte de renda passiva.

Bom, se você já trabalha como desenvolvedor ou programador, pode ser uma boa ideia explorar a criação de apps como forma de gerar renda passiva.

Você pode cobrar um valor mensal pela utilização do app ou, se preferir, pode comercializá-lo de maneira gratuita e monetizar os anúncios.

7. Mercado de ações é um caminho para gerar renda passiva

Não há como negar: quem procura ideias de renda passiva está procurando formas de ganhar dinheiro para, quem sabe um dia, desfrutar de uma vida mais confortável.

No entanto, nem todo o mundo tem tempo ou mesmo aptidão para criar um app ou desenvolver um blog pessoal. Por isso mesmo, pode ser uma boa ideia investir em uma outra forma de renda passiva; uma que existe há décadas e que já faz parte do nosso cotidiano: o mercado de ações.

Parece mentira, mas a verdade é que é possível começar a comprar ações mesmo com pouco dinheiro. Basta ter cautela, acompanhar as tendências do mercado e, claro, conversar com um corretor. Assista também ao vídeo a seguir, que explica como começar a investir em ações:

8. Compra de imóveis

Uma das formas mais estáveis de renda passiva mensal, a compra de imóveis é um investimento seguro e confiável – embora não esteja ao alcance de maioria de nós.

Se você tem um dinheiro guardado (ou já aderiu à nossa dica anterior de investir no mercado de ações) e se pergunta o que fazer para ter uma renda passiva, pode ser uma boa ideia considerar a compra de imóveis. Você pode, por exemplo, comprar um apartamento ainda na planta para mais tarde vendê-lo ou alugá-lo.

É claro que, por se tratar de uma decisão importante, você deve primeiro conversar com um agente imobiliário e com o seu banco.

Shawn Breyer, proprietário da Breyer Home Buyers, conta como descobriu na venda de imóveis uma forma de renda passiva:

“O ensino superior dos Estados Unidos é extremamente caro, o que significa que é praticamente impossível encontrar um recém-formado que não carregue uma dívida altíssima com a universidade. Foi o que aconteceu com a minha esposa: quando ela se formou em Direito, precisava pagar cerca de 173 mil dólares para a faculdade."

Nós definimos um plano de pagamentos que duraria 15 anos, e o nosso objetivo era encontrar uma renda passiva que nos ajudasse a pagar os custos da universidade. Alugamos parte da nossa primeira casa e fomos juntando o dinheiro do aluguel do nosso inquilino para, dois anos mais tarde, comprar outro apartamento.

"Ainda estamos longe de conseguir quitar a dívida – mas estamos chegando lá. A compra de imóveis é um dos melhores tipos de renda passiva do mercado, apesar de demandar um alto investimento inicial.”

9. Airbnb também é fonte de renda extra

Se você gostou a ideia acima mas não está pronto para comprar um novo apartamento, por que não aproveita para investir no Airbnb? Você pode alugar aquele quarto extra da sua casa ou apartamento, conhecer gente de todo o mundo e, de quebra, descobrir como gerar renda passiva de uma maneira divertida e descomplicada. 

Por outro lado, se você está atrás de ideias de renda extra, também pode criar uma atividade exclusiva na sua cidade para as Experiências do Airbnb.

Martin Dasko, fundador da Studenomics, descobriu que podia gerar uma boa renda colocando seu apartamento para alugar no Airbnb:

“Experimentei o Airbnb pela primeira vez quando viajei para Nova York, e gostei tanto da ideia que acabei colocando meu próprio apartamento para alugar. Pouco tempo depois, uma empresa entrou em contato porque estava querendo alugar o espaço por um mês inteiro.

A melhor parte do Airbnb é o total controle que você, enquanto proprietário, exerce. Você pode ativar ou desativar os anúncios para o seu imóvel sempre que quiser.”

10. Site pessoal ou comercial 

Muita gente pensa que, para ter uma fonte de renda passiva online, é necessário criar um produto concreto e anunciá-lo de maneira comercial – mas não é bem assim.

Um dos melhores exemplos de como ter renda passiva, por exemplo, é a construção de sites pessoais ou comerciais: agências de marketing, plataformas de freelancers e muito mais.

Em outras palavras: você pode criar sites que conectam profissionais e empresas – e ganhar dinheiro com isso.

Milecia McGregor, engenheira de software e proprietária da Flipped Coding, ganha uma boa renda extra ajudando os outros a se tornarem web developers:

Eu criei, no meu site, um conjunto de aulas no qual ensino como se tornar um web developer. Os inscritos pagam uma mensalidade fixa e eu atualizo o curso com novos conteúdos pelo menos uma vez por mês. É uma excelente forma de renda passiva.

"Recentemente, um dos meus alunos conseguiu seu primeiro emprego na área e veio me agradecer por toda a ajuda. Fiquei tão feliz! Minha meta para este ano é atingir a marca de 200 alunos e, se possível, fazer com que todos se transformem em profissionais competentes.”

11. Marketing de afiliados e a relação com renda passiva

O marketing de afiliados é uma das melhores soluções para quem quer saber como ter uma renda passiva todos os meses – e a melhor parte é que quase todas as grandes marcas possuem programas de afiliados.

O ponto negativo da coisa é que a renda passiva mensal de um afiliado é determinada com base nas comissões sobre cada venda realizada.

Por mais que alguns programas de afiliados paguem comissões bem altas, a média do mercado ainda é de 10% sobre o valor total do produto; se você já tem um orçamento apertado, então, pode ser uma boa ideia investir nos conteúdos de blog e não nos anúncios pagos.

Sireesha Narumanchi, fundadora da Crowdworknews.com, nos contou um pouco sobre a sua experiência com o marketing de afiliados:

 Há exatos dois anos, decidi tentar a sorte e comecei um blog. Eu atualmente crio conteúdos exclusivos, e a resposta tem sido excepcionalmente positiva."

Quase toda a renda que consigo com o blog é renda passiva, pois vem dos programas de afiliados dos quais participo.

"Não foi fácil equilibrar meu trabalho oficial e o blog, mas foi uma experiência muito importante. Criar conteúdos exclusivos é um processo longo e demorado, mas incrivelmente lucrativo.

No final do dia, meu orgulho maior é saber que sou a prova viva de que é possível ganhar dinheiro sem sair de casa e ter a sonhada fonte de renda passiva mensal.”

12. Venda de vídeos

A nossa sociedade é obcecada por conteúdos: estamos com nossos celulares prontos para fotografar ou gravar vídeos em qualquer situação, seja ela boa ou ruim. Só que nem todo mundo sabe que é possível gerar renda passiva online com esse pequeno gesto quase rotineiro.

A verdade é que a venda de vídeos na internet é uma das melhores fontes de renda passiva da atualidade. Dependendo da plataforma escolhida e do tema gravado, é possível ganhar dinheiro por semanas, meses e até mesmo anos. A produção de vídeos está até entre as profissões do futuro, sabia?

Peter Kock, proprietário do Dollar Sanity, conta como a comercialização de vídeos pode gerar renda passiva:

Eu fazia o upload dos meus vídeos para plataformas como o Newsflare e o Rumble e esperava até que alguém decidisse adquirir aqueles conteúdos. Depois disso, eu ganhava 50% da receita gerada em cada visualização – e cheguei a ver vídeos que havia feito com o meu celular serem transmitidos em canais como o MSN, AOL e Yahoo."

Ainda hoje, ganho algumas centenas de dólares em royalties por conta de conteúdos que gravei anos atrás.

13. Venda sites e gere renda passiva 

Você gosta de criar landing pages, sites e lojas virtuais e quer saber como ter uma renda passiva com este trabalho?

Bom, a melhor coisa a fazer é unir esses dois elementos e criar sites e lojas virtuais para depois vendê-los – mas não se esqueça de que você provavelmente precisará realizar algumas vendas e consolidar a boa reputação da marca antes de passá-la para outro empreendedor.

É sempre bom lembrar que, para investir em modelos e tipos de renda passiva como este, você precisa saber como criar e projetar um site completo e totalmente funcional.

14. Ações de uma empresa

Até mesmo o seu emprego fixo pode acabar se transformando em uma fonte de renda passiva mensal. Bom, não exatamente o seu emprego fixo, mas sim a empresa para a qual você trabalha.

Pouca gente sabe, mas uma das melhores fontes de renda passiva é a compra de ações das empresas de capital público. É claro que você precisará investir ou já contar com uma soma de dinheiro do seu próprio bolso, mas a longo prazo é uma estratégia com um alto potencial de sucesso.

15. Vídeos do YouTube como fonte de renda passiva mensal

Não sabe como ganhar dinheiro no YouTube? Pois pode acreditar, se existe uma plataforma que gera renda passiva todos os meses e se mostra cada dia mais lucrativa, essa plataforma é o YouTube.

Com diversas modalidades de anúncios pagos e um alcance mundial, anunciar no YouTube é uma mina de ouro para quem sabe criar conteúdos exclusivos e está disposto a investir em novos públicos.

Matthew Ross, coproprietário e COO da RIZKNOWS do The Slumber Yard, começou a gerar renda passiva online com o YouTube:

 “Em 2013, eu e meu parceiro de negócios estávamos muito interessados no conceito de ‘tecnologia para vestir’ e decidimos criar um canal no YouTube. A ideia era simples: usaríamos os vídeos para avaliar os produtos e recomendá-los (ou não) ao público.

Nós sequer sabíamos como ter uma renda passiva: apenas gostávamos da ideia de testar aqueles relógios e outros itens. Até que percebemos que era possível ganhar dinheiro com aquilo, especialmente se investíssemos em anúncios pagos.

Para a nossa sorte, foi nessa mesma época que a tecnologia para vestir realmente explodiu e se transformou em uma grande tendência; e o que começou como uma das melhores formas de renda passiva que eu já vi se transformou na minha profissão."

A nossa empresa hoje conta com um faturamento de 2,5 milhões de dólares e acabamos de ampliar nossa equipe. E tudo isso começou com o YouTube.

16. Venda de fotografias autorais

A sugestão pode parecer estranha para a pergunta “o que é renda passiva”, mas a verdade é que o trabalho de um fotógrafo tem uma natureza bem mais passiva do que ativa.

O motivo é simples: fotógrafos ganham dinheiro com a venda de fotos, seja para sites, revistas ou para clientes particulares.

Se você quer saber como ter uma nova fonte de renda passiva, investir naquele talento para fotografar, usar os melhores apps para editar fotos no celular e dedicar-se à criação de uma estratégia de marketing pessoal para pessoas que fotografam pode ser um belo começo.

Jacob Hakobyan foi um dos que encontrou na fotografia uma das melhores formas de renda passiva. Atualmente, ele é proprietário do Shotlife Studio:

“Eu, minha irmã e o marido dela trabalhávamos em empregos estáveis e tínhamos uma excelente formação empresarial, mas queríamos uma mudança de ares."

Nosso objetivo não era ganhar mais; simplesmente queríamos explorar a nossa paixão em comum pela fotografia. Hoje em dia, a empresa vai de vento em popa.

17. Indicação e fidelização de clientes para marcas

Você sabe como vender um produto? Então por que não usa esse talento comercial em uma das mais lucrativas formas de renda passiva?

A ideia de indicar e fidelizar clientes para marcas é bastante aceita por inúmeras lojas do e-commerce e também por profissionais dos mais diversos nichos.

Dentro desse modelo de negócios, você faz uso das suas conexões pessoais e profissionais para ajudar o mundo empresarial, atuando ativamente na fidelização de clientes – e ainda ganha um percentual com isso.

como ganhar dinheiro indicando produtos

Viu como gerar uma renda passiva pode ser bem mais fácil do que parece?

18. E-books são excelentes para gerar renda passiva

Os e-books explodiram no mercado editorial brasileiro por volta de 2014 e ainda hoje são extremamente populares entre os leitores – o que faz deles um excelente recurso para quem quer gerar renda passiva.

Vale ressaltar que o mercado de e-books é competitivo; você precisa trabalhar duro para criar um livro que seja bem-aceito pelo seu nicho e, claro, aperfeiçoar as suas habilidades de escrita.

No entanto, é um dos melhores tipos de renda passiva do mercado, especialmente para profissionais criativos e didáticos.

Se você ainda se pergunta o que é renda passiva e se dá para viver com esse tipo de rendimento, conheça Allie McCormick: um exemplo real de que é possível ter uma renda adicional com eBooks.

“Em 2016, eu estava grávida do meu filho e decidi investir no programa de autopublicação do Kindle, pois queria ter uma quantia guardada para que não precisasse voltar correndo ao trabalho."

18 meses depois, minha renda passiva ultrapassava os seis dígitos e decidi me dedicar à profissão de autora integralmente. Hoje em dia, trabalho apenas 1 ou 2 horas por dia e consigo tirar semanas inteiras de folga.

19. Venda itens próprios 

Está inspirado pela Marie Kondo e quer começar a se desfazer daquilo que é desnecessário? Que bom!

Mas, antes de embalar tudo em sacos de lixo, que tal transformar essas coisas velhas em renda passiva? Esse é, certamente, um dos mais antigos e melhores bicos para ganhar dinheiro.

Dê uma vasculhada nas suas pilhas e armários e tente localizar coisas valiosas; se encontrar algum item, tente vendê-lo em plataformas como o Enjoei: uma excelente (e ecologicamente correta) forma de renda extra na internet!

Nicholas Christensen, fundador do Lottery Critic, conta como transformou a venda de itens da sua família em uma fonte de renda passiva:

A coisa começou quando me voluntariei para limpar e organizar a casa de uma tia que havia falecido. Ela tinha itens e roupas guardados há mais de 60 anos, e aquilo precisava ser avaliado, arrumado, doado ou vendido.

Durante aquele processo, encontrei uma boneca que na verdade era uma boneca da Shirley Temple considerada um item de colecionador.

Depois de avaliar que a boneca estava em ótimas condições, vendi o produto no Ebay e deixei os lucros com a minha prima, que me deu uma comissão.

Minha atividade se espalhou pela família e ainda hoje coleciono histórias (e ganho dinheiro) fazendo esse tipo de trabalho.”

20. Venda de produtos digitais e garanta a sonhada renda passiva online

Outra opção para gerar renda passiva é criar e vender os seus próprios produtos digitais.

Produtos digitais são itens consumidos e utilizados apenas por meio de um computador, como eBooks, cursos virtuais, PDFs, imagens, webinars, designs e muito mais.

O processo de criação, comercialização e venda pode ser totalmente automatizado pela Shopify, o que faz desta última opção um verdadeiro exemplo de renda passiva.

Kelan e Brittany Kline, o casal que criou e atualmente comanda o The Saavy Couple, explica como ter uma renda passiva com a venda de produtos digitais:

Nos mês passado, lançamos uma loja virtual na Shopify com apenas alguns poucos produtos à venda. Desde então, já lucramos mais de 1.500 dólares só em vendas – e a estimativa é de que o número continue a crescer.

"A melhor parte é que, como todos os nossos produtos são produtos digitais, a renda da loja é totalmente passiva."

Renda passiva: conclusão

A renda passiva é um excelente aliado para quem quer ganhar dinheiro e realizar aqueles sonhos que o salário do emprego oficial simplesmente não paga. Seguem as principais ideias para gerar renda passiva em 2021:

  1. Loja de dropshipping
  2. E-book
  3. Curso virtual
  4. Posts patrocinados
  5. Loja de impressão sob demanda
  6. Mercado de ações
  7. Airbnb (locação e experiências)
  8. Site pessoal ou comercial
  9. Marketing de afiliados
  10. Venda de produtos digitais


Comece a vender online hoje mesmo com a Shopify

Comece sua avaliação gratuita

Quer saber mais?

Gostou das nossas dicas para ganhar dinheiro com renda passiva? Qual delas você vai experimentar? Conte para a gente aqui nos comentários!