Skip to content
ganhar seguidores no instagram

Ganhar seguidores no Instagram: como atingir a marca dos 10 mil em 2022

Artigo por Nicole Martins Ferreira

Ganhar seguidores no Instagram é o sonho de muitos empreendedores.

Para lojistas que acabaram de montar uma loja virtual e criar os perfis da loja nas redes sociais, é inevitável desejar um altíssimo número de seguidores: imaginamos aquele tão recheado número de 10 mil seguidores ou até mais, todos curtindo as nossas publicações e interagindo com a nossa marca.

No entanto, a realidade é um pouquinho diferente – e conquistar os primeiros 10 mil seguidores é, sem dúvida, a parte mais difícil. O motivo para isso é simples: nesse primeiro momento, a sua loja ainda é praticamente desconhecida, o que significa que você precisará mostrar ao mundo que é uma marca de sucesso (e uma excelente influenciadora digital).

É desafiador – mas não é impossível. Vem dar uma lida neste guia, que mostrará como ganhar seguidores no Instagram e conquistar a marca de 10 mil seguidores em até seis meses!

Como ganhar seguidores no Instagram

  • Crie vídeos para o Feed, Reels e Stories do Instagram

Começar um perfil publicando apenas fotos parece ser muito mais fácil, não é? Mas acreditem, os conteúdos em vídeo te ajudam a ganhar seguidores no Instagram mais rápido.

Sei que pode ser tentador fugir dos vídeos neste começo, pois sua produção costuma ser mais complexa – especialmente para quem não tem muita experiência com edição e/ou receio de aparecer na frente das câmeras.

O primeiro problema é bem simples de resolver! Existem diversos editores de vídeos gratuitos e super intuitivos, tanto para PC quanto para o celular. Então se você é iniciante no universo da edição de vídeos para o Instagram, não se preocupe. Aqui você encontra os melhores softwares para edição de vídeos e certamente algum deles funcionará para o seu negócio! 

fazer videos no instagram

Quanto ao receio de aparecer nos vídeos, a minha dica é: vá aos poucos. Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, comece publicando uma sequência nos Stories mostrando os produtos para vender da sua loja, enquanto você se encarrega apenas da locução.

Em seguida, comece a aparecer um pouco mais, dessa vez mostrando não apenas os produtos em si, mas também diferentes composições com peças e acessórios – aproveite também para anunciar um desconto ou condições especiais. Depois, conforme for se sentindo mais confortável, dê seu toque pessoal ao conteúdo, dando dicas e mostrando um pouco do seu dia a dia, tanto no feed quanto no Instagram Stories – e claro, não esqueça dos Reels.

Dessa forma, conforme for percebendo a reação positiva do público – que adora conhecer os bastidores das marcas e é capaz de se identificar com muito mais facilidade quando uma empresa  tem uma “cara” – você se sentirá mais confiante para fazer os vídeos (e quem sabe até lives no Instagram) e também compartilhar alguns aspectos da sua vida que atribuam valor e personalidade à marca.

 

  • Promova e anuncie o seu Instagram em outras plataformas, perfis e redes

Uma das melhores maneiras de ganhar seguidores no Instagram (ou atingir seguidores em potencial) é marcar presença nas plataformas de notícias e conteúdos que eles mais visualizam – como o BuzzFeed BR, por exemplo.

Se o BuzzFeed não for muito a sua praia, não tem problema: você pode tentar publicar uma pequena matéria sobre a sua marca em blogs e sites de parceiros, impulsionando assim o nome do seu e-commerce.

Os perfis de memes no Instagram como Sou Eu Na Vida (@soueunavida) e Perrengue Chique (@perrengue_chique) também são boas alternativas para divulgação do seu perfil, devido ao seu alcance e alta taxa de engajamento. Contudo, é preciso que essa divulgação aconteça da forma mais natural e autêntica possível, de forma que tenha coesão com o conteúdo apresentado nestes perfis.

Você também deve usar as demais redes sociais da sua marca para promover o seu perfil. Ao compartilhar o conteúdo em outras mídias, você impulsiona seu alcance, aumenta o tráfego orgânico e também a sua chance de ganhar seguidores no Instagram.

 

  • Compartilhe fotos e Instagram Stories dos seus clientes (usando o seu produto)

Uma das melhores estratégias de marketing digital para perfis e e-commerces que querem ganhar seguidores no Instagram e atingir a marca de 10 mil seguidores é compartilhar fotos e vídeos de clientes já fidelizados usando o produto da loja, tanto no feed quanto nos Stories. O motivo? Isso aumenta a prova social.

chegar aos 10 mil seguidores no Instagram ao compartilhar publicações de clientes

Ainda não realizou nenhuma venda? Não tem problema! Entre em contato com digital influencers que trabalhem com o mesmo nicho que você – e que tenham, de preferência, menos de 5 mil seguidores.

Não desanime com o número abaixo do esperado: esses influenciadores são, na verdade, os melhores aliados para empreendedores como você, já que estarão mais dispostos a aceitar um post pago por um preço mais baixo (e mais favorável para o seu bolso). Outra opção é propor uma parceria no molde dos programas de afiliados.

Se você já possui um número razoável de clientes, então está na hora de entrar em contato com alguns deles e pedir que enviem fotos deles próprios com o produto da sua loja. Para tornar a oferta mais atraente, você pode oferecer um vale-presente ou um brinde exclusivo. Para uma estratégia a curto prazo para ganhar seguidores no Instagram, esta é realmente poderosa.

A melhor parte dessa estratégia é que essas fotos, vídeos e postagens acabam aumentando o alcance da sua marca no Instagram – e isso faz com que, de pouco em pouco, outros clientes comecem a utilizar as hashtags da sua marca e a publicar, voluntariamente, fotos com o seu produto. Quando essa hora chegar, lembre-se de compartilhar as postagens deles (e de deixar um comentário na publicação original ou responder carinhosamente aos Stories postados!).

 

  • Construa um estilo cativante, consistente e exclusivo

Eu sei que esse título até parece uma daquelas receitas prontas para ganhar seguidores no Instagram – mas não é. A verdade é que grande parte dos seguidores da plataforma começam a seguir uma marca não por conta do que já foi postado, mas sim pela identidade – e sua missão, visão e valores – e pela expectativa dos conteúdos que ainda virão.

como ganhar dinheiro no instagram

A Insecta Shoes é uma marca de acessórios vegana, unissex e sustentável, e seu perfil no Instagram é um ótimo exemplo de identidade marcante. As publicações aproximam o público do propósito da marca e aqueles que se identificam provavelmente irão seguí-la para acompanhar as novidades.

Quer mais um exemplo? Vamos supor que você é o administrador de uma página que posta, diariamente, fotos e vídeos de gatinhos. Usuários da plataforma interessados em conteúdos fofinhos como esse eventualmente perceberão que a sua página oferece os melhores conteúdos – e, portanto, começarão a seguir o seu perfil apenas para que possam ver os novos conteúdos assim que eles forem publicados.

Em outras palavras, esses usuários seguem a sua conta porque sabem que, invariavelmente, você sempre publicará conteúdos como os que eles desejam ver.

É por essas e outras que um estilo ou tema consistente e coerente é mais do que uma coisa estética; é criar uma identidade para o seu perfil de Instagram comercial e incutir, nos seus seguidores, uma expectativa real sobre os conteúdos que você ainda vai publicar.

Se você conseguir manter essas expectativas, verá que o ganhar seguidores no Instagram se tornará uma tarefa mais simples.

 

  • Ignore as regras sobre as hashtags

Se você já andou lendo sobre as hashtags para Instagram, provavelmente se deparou com alguém dizendo que o ideal é publicar fotos com algo entre 5 ou 11 hashtags (ou até mesmo outras quantidades aleatórias). E quer saber um segredo? Quando eu estava construindo o perfil da minha loja no Instagram, ignorei por completo todas essas dicas.

O meu método era simples: eu copiava e colava uma lista de hashtags armazenada no meu celular, e vez ou outra fazia uma pequena alteração aqui e ali para ver se algo mudaria – achava que isso seria o suficiente para gerar leads.

Se eu estivesse mais ousada, então excluía algumas hashtags já batidas e incluía novas. Uma coisa era certa: eu quase sempre publicava conteúdos com o maior número possível de hashtags, que é 30. Um bom número de sorte, não?

A verdade é que basta incluir as hashtags no primeiro comentário da postagem – e ver o número de curtidas e seguidores aumentar. Além disso, ninguém vai descobrir esse primeiro comentário cheio de hashtags, já que muitas vezes só queremos seguir a página ou então marcar um amigo nos comentários.

É claro que, se você ainda não possui muitos seguidores (o que costuma ser o caso de quem procura como ganhar seguidores no Instagram), esse comentário ficará visível; no entanto, se o seu objetivo é ganhar seguidores no Instagram e chegar aos 10 mil, a minha dica é simplesmente não se preocupar com isso.

Se as suas hashtags são muito específicas por conta do seu nicho, então a abundância delas só ajudará a tornar o seu conteúdo mais visível para aqueles que estão interessados – e que poderão, portanto, ajudar a aumentar o seu número de seguidores. Por último, vale lembrar que é sempre bom passar longe de hashtags genéricas como #amor ou #paz (especialmente se elas não estiverem relacionadas ao seu produto).

Mas se tantas hashtags no primeiro comentário realmente te incomodarem muito, você pode publicar as hashtags na própria legenda da publicação. É claro que, neste caso, o número terá que ser reduzido para não poluir excessivamente o conteúdo. Então use o bom senso nessa hora!

 

  • Use as suas publicações do Instagram em postagens de blogs

Ao criar um blog para a sua marca ou e-commerce, você também pode tirar proveito dessa próxima estratégia e incorporar as imagens postadas no Instagram aos textos e matérias publicadas no seu blog.

Vamos supor que você tem um blog sobre moda, no qual escreve pequenos textos com dicas sobre como montar um visual ou comprar de maneira consciente. Se você quiser incorporar algumas fotos do seu perfil do Instagram a essas publicações, basta procurar aquelas nas quais você mostra um look completo ou uma roupa proveniente de uma loja que trabalha com moda consciente.

Agora, é só acessar o Instagram pelo seu computador, ir até o seu perfil, localizar o post em questão, clicar no ícone “…” lá no canto direito inferior da foto e, por último, selecionar a opção “Incorporar”.

O resultado é simples: com o passar do tempo, um número cada vez maior de leitores do blog passará a seguir, também, o seu perfil no Instagram.

Não preciso nem falar, portanto, que esta é uma estratégia a longo prazo para ganhar seguidores no Instagram – e, por isso mesmo, talvez não seja tão favorável para empreendedores que ainda não possuem um volume considerável de tráfego (aqui estamos falando principalmente do orgânico, e não de tráfego pago); no entanto, é uma que certamente trará resultados incrivelmente positivos ao final de seis meses.

 

  • Siga perfis que seguem os seus concorrentes

Uma das melhores maneiras de ganhar seguidores no Instagram é encontrar usuários que seguem marcas e lojas parecidas com a sua. Por isso mesmo, está na hora de analisar um pouquinho melhor os seus concorrentes – e os perfis deles no Instagram. Visite esses perfis, encontre os usuários mais engajados e tente estabelecer um bom contato com eles.

Lembre-se, no entanto, de procurar perfis de marcas como a sua, que ainda não se tornaram gigantes do mercado. O motivo é simples: marcas gigantes investem muito em fidelização de clientes, de modo que dificilmente eles prestarão atenção à uma pequena marca como a sua.

A coisa muda de figura se você tem um concorrente que possui 100 mil seguidores – um excelente número, que certamente inclui clientes ainda não fidelizados.

Quando chegar o momento de interagir com esses usuários, tente não assustá-los com mensagens padronizadas ou promoções meio irreais. Eles fizeram uma pergunta em uma das suas fotos? Responda. Elogiaram a foto? Agradeça. E assim por diante.

Esta também é uma estratégia a longo prazo para ganhar seguidores no Instagram, mas pode ser essencial para determinar uma boa identidade virtual (e uma excelente presença) no Instagram.

 

  • Trabalhe com influenciadores digitais para ganhar seguidores no Instagram 

Uma das tendências do Instagram mais usadas atualmente, as parcerias com influenciadores digitais são certeiras para lojas e marcas que querem conquistar um público específico e vender pelo Instagram.

ganhar seguidores com influenciadores digitais

A coisa fica ainda mais vantajosa se o influenciador em questão possui um público consistente de seguidores, pois uma única publicação (como esta acima) pode resultar em milhares de novas curtidas – e mesmo algumas centenas de vendas.

A ideia é ótima, mas é bom tomar cuidado e se prevenir: estipule contratos que proíbam o influenciador de gerar tráfego falso, pois isso pode acabar fazendo com que o Instagram suspenda a sua conta.

Se você gostou desta estratégia para ganhar seguidores no Instagram mas quer um caminho um pouco mais direto (e mais fácil de medir os resultados e analisar as estatísticas do Instagram), peça para o influenciador controlar os Stories da sua loja por alguns momentos do dia ou mesmo por um dia inteiro – o que obrigará os seguidores desse influenciador a visitarem o perfil da sua loja para acompanhá-lo.

 

  • Distribua brindes ou descontos especiais

Os brindes e descontos são ótimas ferramentas para ganhar seguidores no Instagram, especialmente para lojas e e-commerces que possuem perfis ainda pouco movimentados no Instagram.

Quando eu comecei a trabalhar com marketing, os blogs especializados em sorteios e brindes eram a minha principal fonte de publicidade. Eu mandava todos os produtos que a minha loja vendia e pedia para que, em troca, eles fizessem uma pequena matéria divulgando e avaliando aqueles itens (a maioria aceitava a troca, mas alguns ainda assim pediam uma quantia em dinheiro).

A coisa funcionava mais ou menos assim: o blog publicava uma matéria recheada de fotos e conteúdos exclusivos sobre o produto, e o público leitor podia participar de um sorteio para ganhar os produtos que haviam sido testados. O resultado final? Centenas de novos seguidores no Instagram.

Atualmente, não é mais preciso colocar um blog como intermediário nos sorteios e promoções, já que você pode fazer este tipo de ação por meio dos perfis de influenciadores digitais ou mesmo no da sua marca.

Não há dúvidas de que os sorteios são excelentes maneiras de ganhar seguidores no Instagram; no entanto, é bom dosar a quantidade de eventos que você está planejando fazer, já que sorteios em excesso podem acabar espantando futuros clientes e seguidores.

É importante ressaltar que o Instagram possui suas próprias regras para a realização de sorteios na plataforma, então não deixe de se informar sobre as Diretrizes de Promoção do Instagram antes de incluir esta ação em sua estratégia para ganhar seguidores. E caso você não saiba, também é preciso seguir as regras do Governo Federal para distribuição de prêmios. Acesse o portal da Sefel (Secretaria de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria) para solicitar uma autorização para promoção comercial.

Apesar de ser uma excelente estratégia para ganhar dinheiro no Instagram, vale lembrar que ela provavelmente trará consigo seguidores que não se tornarão clientes fidelizados; apenas temporários. 

 

Apps para ganhar seguidores no Instagram

Quando eu vi que tinha chegado a hora de aumentar o número de seguidores do perfil da minha loja, decidi usar um app para ganhar seguidores no Instagram chamado “Instagress” para fazer isso. Apesar de ter funcionado muito bem, decidi interromper a utilização do app após alguns meses, uma vez que eu já havia alcançado o número de seguidores que desejava.

Por mais que eu queira recomendar esse app para ganhar seguidores no Instagram, não posso: ele, assim como outros que prestam esse mesmo tipo de serviço, costumam ser cancelados e excluídos depois de algum tempo de atividade – e o mesmo pode acontecer com os perfis e contas que tentarem utilizá-los para aumentar o número de seguidores. Por mais que o resultado seja positivo, o risco é alto demais.

No entanto, há alguns apps seguros, como o Repost e o Buffer.

Como ganhar seguidores no Instagram? Dicas de uma influenciadora digital de sucesso

Talia Koren é a mulher por trás do Work Week Lunch, perfil que já conta com mais de 493 mil seguidores. Nós perguntamos a ela qual é o segredo para ganhar mas seguidores no Instagram e ela nos contou!

Influenciadora - dicas para ganhar seguidores no Instagram

Qual foi a sua estratégia para ganhar seguidores no Instagram?

Escutar os meus seguidores – e criar o tipo de conteúdo que eles querem ver. Isso não só mostra que eu estou prestando atenção neles, mas também faz com que eles interajam muito mais com a minha conta.

Outra dica imprescindível é: seja consistente (e não pense só em si mesmo). Eu faço questão de publicar, rotineiramente, conteúdos realmente positivos e que possam, de alguma forma, ajudar todos esses seguidores. E, por último, se você quer mesmo ganhar seguidores no Instagram, esteja sempre atento às novidades da ferramenta – e descubra como utilizá-las a seu favor.

Você contou com a ajuda de alguma ferramenta ou app para aumentar o número de seguidores no Instagram?

Eu faço questão de utilizar apenas os recursos do próprio Instagram – que, por sinal, são excelentes!

Alguma dica para quem está dando os seus primeiros passos no mundo do Instagram?

Esse início é crítico, especialmente para perfis que ainda possuem menos de mil seguidores. Contudo, em vez de ficar se preocupando com esse número (que pode variar, e muito, ao longo dos primeiros meses), concentre-se em criar uma rede de seguidores e em criar conteúdos que realmente comuniquem algo ao seu público.

O que diferencia o seu perfil no Instagram dos demais?

A verdade é que o meu perfil é bem parecido com vários outros que vemos por aí – a única diferença é que eu quase não posto fotos minhas. Para me conectar mais ao público eu também gosto de usar o Stories como uma espécie de vlog, e meus seguidores adoram!

Para encerrar o nosso guia sobre como ganhar seguidores no Instagram…

O caminho para ganhar seguidores no Instagram é longo – e pode ser desafiador, especialmente no início. Contudo, algumas das estratégias que mostramos aqui podem ser úteis não só durante esse primeiro momento, mas também ao longo da sua jornada no Instagram.

A verdade é que, queira ou não, você precisa estar disposto a enfrentar essa nova realidade, extremamente pública e visual. Tenha em mente que todo o seu esforço trará ótimos resultados para seus negócios! 

Por fim, se você estava se perguntando como ganhar seguidores no Instagram, provavelmente também tenha suas dúvidas quanto ao TikTok, não é? Então aperte o play e assista ao vídeo a seguir, que complementa perfeitamente o nosso guia:

Como ganhar seguidores no Instagram: conclusão

  • Publique vídeos (no Feed, Stories e Reels);
  • Crie uma identidade própria e marcante. Ser autêntico e consistente é o caminho para ganhar seguidores no Instagram;
  • Interaja com seus seguidores e compartilhe publicações reais de clientes;
  • Use hashtags;
  • Trabalhe com influenciadores digitais;
  • Não use nenhum app para ganhar seguidores no Instagram.

Tem alguma dica sobre como ganhar seguidores no Instagram? Conte para a gente!


Comece a vender online hoje mesmo com a Shopify

Comece sua avaliação gratuita

Quer saber mais?