Skip to content
o que é empreendedorismo

O que é empreendedorismo? Definições e significados

Artigo por Nicole Martins Ferreira

O que é empreendedorismo? Acreditamos que uma boa definição seja concretizar ideias.

Um empreendedor é alguém que está ativamente tentando mudar o mundo. O fato é que os empreendedores resolvem problemas que são cotidianos para muita gente, criam produtos e recursos totalmente inovadores ou então ajudam a estabelecer uma nova comunidade de usuários e clientes – e isso envolve uma única palavra: ação.

O grande diferencial dos empreendedores, portanto, é esse. Eles não deixam que as suas ideias fiquem presas ao plano das ideias: eles as recriam ativamente no mundo real.

Então o que é empreendedorismo? É trilhar um caminho de forma a construir, com suas próprias mãos, sua carreira e seus sonhos.

O que um empreendedor faz? Algumas definições importantes

o que é empreendedorismo

A função principal de um empreendedor é a de abrir uma empresa com o objetivo de desenvolvê-la e gerar lucros – mas não é só isso. De fato, vemos que cada vez mais o empreendedor moderno precisa saber como resolver problemas, lidar com desafios e criar soluções eficazes. Algumas maneiras de colocar isso em prática? Adotar uma postura consciente, ajudar a reduzir a taxa de desempregos da sua cidade ou então criar um novo produto que represente uma mudança significativa da vida de muita gente.

Ou seja, você pode querer ganhar dinheiro na internet ao criar um e-commerce de sucesso e, ao mesmo tempo, trabalhar com o propósito de impactar positivamente a sociedade. Isso é ser empreendedor!

Contudo, é importante lembrar que ser um empreendedor é mais do que criar empregos ou ser o responsável por trás de uma empresa – justamente porque os empreendedores são alguns dos agentes de transformação poderosos. O motivo para isso? É simples: eles enxergam a nossa realidade com outros olhos. É o caso de Elon Musk e seu desejo de enviar humanos até Marte, ou então Bill Gates e Steve Jobs, que popularizaram os computadores pessoais.

Um empreendedor enxerga soluções e possibilidades onde uma pessoa normal só vê problemas e chateações.

Além disso, uma carreira no empreendedorismo significa viver de maneira independente, sem chefes, sem horários fixos de trabalho e sem restrições. É por isso mesmo que os empreendedores são os responsáveis por dar o primeiro passo para fazer do mundo um lugar melhor.

O que é empreendedorismo na visão de empreendedores de sucesso

empreendedorismo feminino

Adam Pearce, diretor de marketing e gerenciamento da Blend Commerce, explica em poucas palavras o que é empreendedorismo para ele:

“É inovar e otimizar: é tornar algo mais simples, mais barato e mais divertido. Dada a nossa realidade contemporânea, pode ser difícil criar um produto totalmente novo – mas otimizar e aprimorar um produto, um serviço ou o processo de entrega de um produto é algo relativamente fácil.”

Parker Burr, fundador da Feat Clothing, quer compartilhar um importante conselho sobre empreendedorismo que poucos levam a sério:

“Se você acha que consegue fazer isso dar certo, então mergulhe de cabeça nesse processo. A verdade é que construir uma empresa não é tarefa fácil, e por isso mesmo você precisa se perguntar se está disposto a sacrificar tanto tempo, dinheiro e disposição.”

Travis Nagle, cofundador da Medley Home, também tem algo a dizer sobre o que é empreendedorismo:

“Acho que hoje em dia ser um empreendedor significa, antes de tudo, criar algo que seja totalmente seu – e ter uma fonte de renda que seja realmente originada pelos seus esforços. Depois disso, é necessário calcular, projetar e, finalmente, se jogar no mundo do empreendedorismo.”

A importância do empreendedorismo

O que é empreendedorismo

Não estamos exagerando quando dizemos que os empreendedores são super-humanos: afinal, eles precisam ser inteligentes, criativos e ambiciosos – e devem ser capazes de enxergar problemas que requerem soluções imediatas. Além disso, os empreendedores devem ser líderes – e líderes ativos, pois estão sempre criando novos empregos, novos produtos e novas ideias. Vejamos abaixo alguns motivos pelos quais os empreendedores são tão importantes para o mundo de hoje:

  • Empreendedores criam novas oportunidades de emprego. Pense bem: a ambição de muitos empreendedores é o motor principal para a geração de novos empregos e novas oportunidades de trabalho. Em outras palavras: uma vida melhor para muitas famílias pode começar com a vontade de uma única pessoa em criar um novo produto.
  • Empreendedores incitam mudanças. É natural que os empreendedores sonhem alto – e que suas ideias e produtos acabem mudando a vida de muita gente. Tenha sempre em mente o fato de que é possível (e até mesmo necessário) melhorar o mundo com as suas ideias e os seus produtos.
  • Empreendedores têm ideias incríveis para ganhar dinheiro. Trabalhar com um propósito é importantíssimo, contudo também é fundamental ter boas ideias que gerem lucro, para que seja possível dar continuidade à jornada do empreendedorismo. Um empreendedor precisa saber, por exemplo, quais são os melhores produtos para vender e como vendê-los!

O que motiva alguém a se aventurar no mundo do empreendedorismo?

O que é empreendedorismo

A comunidade brasileira de empreendedores cresce a cada dia que passa: o Brasil deve atingir marca histórica de empreendedorismo em 2020. A Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada no Brasil com o apoio do Sebrae, estima que 25% do total da população adulta estará envolvida na abertura de um novo negócio ou atuando em um negócio com até 3,5 anos de atividade em 2020.

O recorde é resultado da crise gerada pela pandemia, que aumentou o número de pessoas desempregadas no país. Segundo a Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado, o desemprego pode passar de 14% em 2020.

Mas calma, a crise também traz oportunidades! Não deixe de assistir o vídeo a seguir sobre produtos vencedores para a sua loja:

E por mais que existam diversas razões para se aventurar no mundo do empreendedorismo, vamos falar dos principais motivos que levam alguém a ser um empreendedor:

  • Vontade de mudar o mundo: muitos optam pelo empreendedorismo porque desejam melhorar o mundo. Quaisquer que sejam as motivações e as ações escolhidas, o produto final de todo esse trabalho sempre será uma marca que está a serviço dos outros.
  • Desejo de ser o seu próprio chefe: não é nenhum segredo o fato de que muitas pessoas escolhem o empreendedorismo simplesmente porque querem trabalhar em um ambiente no qual não precisem responder diretamente a um chefe – e isso pode ser motivado pelas mais diversas razões: pela falta de liberdade criativa, pelo desgaste das relações diárias ou até mesmo pelas diferenças de opinião. Qualquer que seja o motivo, o fato é que o empreendedorismo representa a possibilidade de trilhar um caminho de sucesso no seu próprio ritmo.
  • Falta de oportunidades no mercado: como já comentamos acima, a falta de oportunidades no mercado de trabalho também é um fator que coloca as pessoas no caminho do empreendedorismo. Não é raro encontrar um empreendedor que tenha escolhido essa carreira simplesmente porque estava desempregado ou procurando um novo emprego. Como nem sempre as pessoas querem fazer bicos para ganhar dinheiro, abrir a própria empresa acaba se apresentando como a solução ideal.
  • Horários flexíveis de trabalho: muitos profissionais acabam atraídos pelo empreendedorismo pelo simples fato de que os horários de trabalho costumam ser extremamente flexíveis (obviamente, esse é um dos maiores benefícios de trabalhar para si mesmo). Dessa forma, é comum que muitos empreendedores sejam mães e pais de crianças pequenas ou até mesmo estudantes universitários – pessoas que possuem outras prioridades e que, por esse motivo, estão atrás de carreiras profissionais que não consumam todas as suas energias ou até mesmo possam gerar renda passiva.
  • Disposição para correr riscos: o empreendedorismo anda de mãos dadas com a vontade de correr riscos – e isso se deve quase que exclusivamente à natureza da profissão, que cria novos empregos e não se conforma àqueles já disponíveis. Além disso, vale lembrar que os empreendedores costumam aceitar alguns riscos que muita gente prefere evitar, como aqueles que estão presentes no processo de criação de uma marca ou loja.
  • Curiosidade: o que é empreendedorismo sem uma bela dose de curiosidade? Os empreendedores são seres curiosos por excelência. Uma das coisas que mais os atrai é a possibilidade de aprender – e aprender cada vez mais, tudo o que for possível. Se somarmos a isso à natureza prática da profissão, temos a receita ideal para o amadurecimento profissional.
  • Procura por maior controle criativo: muita gente não sabe disso, mas a profissão do empreendedor é uma que demanda um altíssimo trabalho criativo. Na hora de planejar o branding, definir a sua próxima estratégia de marketing ou projetar o seu novo site, o que importa é encontrar soluções criativas e diferenciadas.
  • Ambição: o empreendedorismo foi feito para quem gosta de bons desafios. Como não há limites para o crescimento pessoal de cada um, é possível continuar ampliando uma empresa ou loja cada vez mais – e é essa natureza de infinitas possibilidades que move esses profissionais.

Alguns exemplos de empreendedorismo da vida real

exemplos de empreendedorismo

O que é empreendedorismo sem grandes exemplos para nos inspirarmos?

→ Click Here to Launch Your Online Business with Shopify

Hoje em dia, o nome Walt Disney representa todo um império de desenhos infantis – e, claro, o homem que carregava esse mesmo nome não só fundou a Walt Disney Company como também alguns dos parques de diversão mais famosos do mundo: a Disneyland e o Walt Disney World.

Em poucos anos, a família do Mickey Mouse (sua primeira criação) já contava com a Branca de Neve, a Cinderela e tantos outros ícones. Disney precisou lutar – e muito – contra o roubo de materiais originais e alguns grandes fracassos em sua carreira, mas acabou construindo uma bela história de sucesso.

Sara Blakely é um nome desconhecido no Brasil, mas o produto que ela ajudou a criar certamente não: as leggins femininas. Atualmente, a Spanx, marca criada e administrada por ela, comercializa modeladores, sutiãs, calcinhas e muito mais. Em dado momento da sua carreira, Blakely foi considerada a bilionária mais jovem do mundo.

Algumas dicas para futuros empreendedores

O que é empreender

Está ansioso para largar tudo e começar a sua carreira de empreendedor, mas ainda está com aquele terrível frio na barriga? Não se preocupe. Compilamos alguns conselhos e dicas importantes de outros empreendedores para ajudar você nessa difícil jornada do empreendedorismo:

“Na minha opinião, a melhor coisa a se fazer é começar com passos pequenos e ir ampliando a sua loja ou empresa a cada dia. Não há nada de errado em começar uma empresa como um bico ou algo que você faz nas suas horas vagas – contanto que você passe a investir tudo o que puder depois que os lucros já forem o suficiente para sustentar a sua família. Quando chegar a hora, aí sim: trabalhe horas extras, conheça outros empreendedores, firme novas parcerias e escute o que os seus colegas de profissão têm a dizer. Se o seu objetivo é ampliar e expandir a sua empresa, esqueça a noção de que é possível conquistar tudo sozinho: você precisa, e muito, da ajuda dos outros.” — Chris Gronkowski, CEO da Ice Shaker.

“A nova palavra de ordem é: colaboração. É claro que a competitividade sempre vai existir – especialmente no mundo do empreendedorismo –, mas nada de bom vem de uma empresa cujo único objetivo é exterminar a concorrência. Se você realmente quiser construir uma empresa de sucesso, encontre parceiros e colaboradores.”  — Jess Ekstrom, fundador da Headbands of Hope.

“Trabalhe. E muito. As coisas não caem do céu. É claro que você vai viver alguns momentos em que nada parece funcionar – mas, uma hora, as coisas começam a se ajeitar.” —  Ari Banayan, fundador do Habit Nest.

Empreendedorismo: frases motivadoras

“Empreendedores estão sempre atrás de mudanças, pois elas representam novas oportunidades.” – Peter Drucker

Peter Drucker foi escritor e professor, e é considerado o Pai da Administração Moderna.

“Desde que me tornei empreendedor, sinto que a nossa única missão é a de melhorar a vida das outras pessoas.” – Richard Branson

Richard Branson é fundador do grupo Virgin e autor de diversos livros sobre negócios.

“Aquele que enxerga um problema é um humano; aquele que encontra uma solução para esse problema é um visionário; e aquele que coloca essa solução em prática é o empreendedor.” – Naveen Jain

Naveen Jain é fundador e ex-CEO da InfoSpace, que já foi considerada uma das maiores empresas de internet dos Estados Unidos.

“O empreendedorismo não é só uma profissão, mas sim um estilo de vida e uma forma de enxergar o mundo. Você encontrará oportunidades o tempo todo.” — Soledad O’Brien

Soledad O’Brien é uma jornalista e produtora executiva premiada, palestrante e CEO de um importante Grupo de Mídia, o Starfish Media Group.

Quer mais frases como essas? Então confira o artigo em nosso blog com 101 frases inspiradoras para empreendedores!

Algumas sugestões de carreira

Uma das maiores liberdades do empreendedorismo é o fato de que o profissional pode construir praticamente qualquer carreira, loja ou empresa. Veja abaixo algumas ideias:

  • Dono de uma loja virtual;
  • Freelancer (como escritor, contador ou designer);
  • Criador de apps;
  • Empresas prestadoras de serviços (delivery de refeições, limpeza…);
  • Empresas de consultoria (organização de casamentos, aniversários…);
  • Empresas de marketing (relações públicas, influenciadores digitais…);
  • Blogueiro;
  • YouTuber;
  • Agente imobiliário;
  • Fotógrafo;
  • Professor particular.

O que é empreendedorismo para você?

Quais devem ser os talentos e as habilidades de um empreendedor?

Um bom empreendedor deve conhecer a fundo áreas como marketing, gestão de negócios e serviço de atendimento ao cliente – e também deve ser determinado, curioso, focado e exigente.

Saber como usar o LinkedIn também é muito importante, uma vez que a plataforma é excelente para quem está em busca de visibilidade para sua marca pessoal ou negócio.

E tudo bem se você não tiver todas essas habilidades logo de cara! Mas no empreendedorismo, é primordial nunca parar de aprender. Confira alguns cursos online grátis para empreendedores!

O que é empreendedorismo? Definições e significados – Resumo

  • Empreendedorismo é trilhar o seu próprio caminho, unindo seus objetivos empresariais com o desejo de gerar um impacto positivo no mundo;
  • Os empreendedores são agentes de mudança que estão sempre atrás de ideias incríveis e formas de transformá-las em empreendimentos de sucesso;
  • Inspire-se em grandes nomes do empreendedorismo para aprender lições valiosas;
  • Nunca deixe de estudar e aprender coisas novas. A curiosidade e a inquietude são características importantes dos empreendedores.

o que é ser empreendedor

Agora que você já sabe o que é empreendedorismo, quando vai dar o primeiro passo?


Comece a vender online hoje mesmo com a Shopify

Comece sua avaliação gratuita

Quer saber mais?