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6 estratégias de marketing digital para e-commerce que você pode testar hoje mesmo

Artigo por Time Oberlo

Sabia que o marketing digital pode ajudar você a vender mais? Veja 6 estratégias para usá-lo no seu e-commerce!

Se você tem uma loja de e-commerce, certamente já percebeu o quanto é difícil atrair tráfego para ela. Afinal, são mais de 1,8 bilhão de sites, incluindo uma quantidade enorme de lojas virtuais, disputando a atenção dos usuários. 

Pensando nisso, é fundamental que você conheça as principais estratégias de marketing digital para e-commerce.

Com um trabalho de marketing digital bem-feito, é possível atrair tráfego para a sua loja virtual, o que colabora para você vender mais. Nós queremos que você tenha sucesso nessa jornada, e é por isso que preparamos este post.

Nos tópicos a seguir, você entenderá o que é marketing digital e conhecerá 6 estratégias para usar no e-commerce. Vamos falar também sobre algumas ferramentas de marketing digital que você pode usar para executar suas estratégias.

Continue a leitura e veja como usar o marketing digital para ter uma loja virtual de sucesso!

O que é marketing digital

Marketing digital se refere às atividades desenvolvidas no ambiente online para fortalecer a sua marca, atrair novos clientes e desenvolver relacionamentos. Por meio dele, você pode divulgar os produtos da sua loja virtual até mesmo de maneira personalizada, o que é um avanço em comparação com o marketing tradicional.

A internet tem mais de 4,8 bilhões de usuários, e cerca de 134 milhões deles estão no Brasil, o que representa 74% da nossa população. Por isso, não dá para deixar o marketing digital de lado quando se trata de divulgar uma loja virtual.

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O marketing digital envolve o uso de vários canais digitais, como blog, site, e-mail, redes sociais, mecanismos de busca, entre outros. Os objetivos incluem alcançar potenciais clientes, mostrar que você entende os problemas que eles enfrentam, demonstrar que você é autoridade no assunto e oferecer a eles uma solução.

Assim, esses potenciais clientes são guiados em uma jornada de compra que só é possível graças às estratégias de marketing digital para e-commerce.

Os benefícios do marketing digital

Os benefícios do marketing digital: pessoas trabalhando com notas em escritório

Ainda está em dúvida se vale mesmo a pena usar o marketing digital na hora de atrair tráfego para a sua loja virtual? 

Veja a seguir alguns benefícios que ele oferece!

Benefícios do marketing digital: oportunidades

O marketing digital abre portas para que pequenos negócios consigam se posicionar no ambiente online. 

A título de comparação, é só pensar em como a publicidade era diferente antes de a internet ganhar espaço no mundo.

As grandes marcas faziam propagandas caríssimas na televisão e os negócios com uma abrangência menor anunciavam nas rádios. Quem tinha uma base de contatos com endereços podia enviar propaganda como mala direta. É claro, isso acontece até hoje, mas as ferramentas de marketing digital trouxeram novas formas de as empresas se comunicarem com os clientes.

Em poucos minutos, você pode criar uma campanha de anúncios no Google Ads ou no Facebook Ads. Assim, você pode anunciar os produtos da sua loja virtual para pessoas espalhadas por todas as regiões do Brasil.

Aliás, você pode anunciar até mesmo em outros países. Quem vende com dropshipping, por exemplo, tem certas facilidades quando se trata da área de atuação. Você pode ter tanto clientes quanto fornecedores em vários países. Se não fosse o marketing digital, como você faria sua publicidade chegar a lugares tão distantes?

Se você ainda não sabe bem como o dropshipping funciona, dá uma olhada neste vídeo:

Benefícios do marketing digital: segmentação

Pense nos anúncios que as grandes empresas fazem na televisão. Eles são exibidos para uma grande quantidade de pessoas, independentemente de elas terem interesse no que está sendo anunciado.

Por outro lado, as estratégias de marketing digital para e-commerce permitem que você se comunique com a sua audiência de maneira segmentada. Dessa forma, é possível alcançar pessoas que tenham o potencial de se tornar clientes da empresa.

Isso significa que o marketing digital proporciona maior eficiência, já que você evita desperdiçar dinheiro anunciando para quem não tem chances de comprar na sua loja. Percebe como isso pode ajudar você a ganhar dinheiro no e-commerce?

Benefícios do marketing digital: personalização

A personalização é resultado da segmentação. Afinal, se você pode atingir públicos bem específicos, também é possível oferecer soluções bem específicas. 

Quer ver um exemplo disso?

Vamos supor que o seu notebook já esteja um pouco antigo, e você pesquisa “notebook” no Google ou em um comparador de preços. Depois, quando estiver lendo notícias ou visitando os seus blogs favoritos, você vai ver anúncios de vários modelos de notebook nos anúncios.

Esses anúncios estão aparecendo justamente para quem tem grandes chances de fazer uma compra: você! Esse é um dos aspectos da personalização que pode ser criada com estratégias de marketing digital.

Mas a personalização não se limita aos anúncios. O marketing digital envolve também a construção de relacionamentos, e isso pode ser feito com a produção de conteúdo. Por exemplo, se você escrever um artigo sobre como ter mais produtividade no home office, é possível direcioná-lo nas redes sociais para pessoas que terão mais chances de se interessar no assunto.

Personalizando a sua mensagem corretamente, cada pessoa impactada pensará assim: “isso é para mim!”. Quando isso acontecer, você terá mais chances de colocar o potencial cliente em uma jornada de compra e conduzi-lo até o fechamento do negócio.

Benefícios do marketing digital: mensuração

Outra vantagem das ferramentas de marketing digital é a possibilidade de mensurar os resultados. Isso é feito a partir dos KPIs (key-performance indicators, ou indicadores-chave de desempenho).

Ao anunciar no YouTube, por exemplo, você pode consultar quantos cliques os anúncios estão recebendo, qual é o tempo médio de exibição e qual é o valor médio que você está pagando por clique.

É possível fazer isso nas diversas plataformas de anúncios, o que ajuda muito na melhoria das suas estratégias de marketing digital. Com as estratégias de mensuração e análise, você pode fazer aprimoramentos na sua comunicação, aumentando cada vez mais a eficiência dos seus esforços.

Estratégias de marketing digital para e-commerce

Estratégias de marketing digital para e-commerce

Agora que não restam dúvidas da importância do marketing digital, veja 6 estratégias de marketing digital para e-commerce que podem ajudar você a vender mais!

1. Estratégias de marketing digital para e-commerce: marketing de conteúdo

Um dos braços do marketing digital é o marketing de conteúdo. Essa estratégia se baseia na produção de materiais que informam, educam e ensinam a audiência. Podemos dizer que o coração do marketing de conteúdo é o blog, porque é nele que você publica artigos que interessam aos seus potenciais clientes.

Vamos supor que a sua loja virtual venda artigos de papelaria e acessórios para home office. Agora pense nas dúvidas que o seu cliente em potencial pode ter. Talvez essa pessoa se interesse em assuntos como:

  • Como escolher um notebook?
  • O que não fazer em uma videochamada ou videoconferência?
  • Como organizar o home office?

Se você produzir artigos com temas como esses, é possível atrair pessoas que terão chances de se tornar clientes. Por meio de e-books, você pode gerar leads, o que é útil em outras estratégias de marketing digital para e-commerce, como é o caso do email marketing.

Por isso, o marketing de conteúdo é uma maneira de atrair potenciais clientes, fortalecer o relacionamento com eles e, claro, vender mais.

2. Estratégias de marketing digital para e-commerce: SEO

Outro componente fundamental nas estratégias de marketing digital para e-commerce é o SEO. Essas letras se referem a Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca.

Ao produzir conteúdo para o seu blog ou estruturar o seu site, é preciso otimizá-los para que eles tenham qualidade do ponto de vista dos buscadores. O objetivo é conseguir que os mecanismos de busca, principalmente o Google, mostrem o seu site ou blog quando um usuário estiver pesquisando determinada palavra-chave.

A competição para ocupar as primeiras posições do Google é imensa. Sabe como o buscador faz essa classificação? Ele usa mais de 200 fatores de ranqueamento, de modo que atendê-los pode ajudar você a posicionar melhor o seu site ou blog.

Quer aprender mais sobre o assunto? Confira nosso guia de SEO para dropshipping!

3. Estratégias de marketing digital para e-commerce: SEM

Entre as estratégias de marketing digital para e-commerce, não podemos deixar de lado o SEM (Search Engine Marketing, ou marketing para mecanismos de busca). Essa estratégia tem a ver com usar palavras-chave estratégicas para exibir anúncios nos buscadores.

Quer ver um exemplo? Veja o que o Google mostra quando alguém pesquisa “dropshipping”:

Estratégias de marketing digital para e-commerce: SEM no Google

Percebeu a dinâmica? Esse anúncio da Shopify no Google é exibido quando alguém pesquisa a palavra-chave “dropshipping”. Aqui, você pode ver que o SEM serve como complemento do marketing de conteúdo — o marketing de conteúdo atrai tráfego orgânico, e o SEM atrai tráfego pago.

Existem várias formas de usar essa estratégia. Uma delas é recorrer ao próprio Google, mas você pode usar também as redes sociais, como o Facebook, o Instagram e o TikTok.

O SEM inclui também o retargeting. Lembra que falamos sobre o que acontece quando pesquisamos determinado produto na internet? É o retargeting que faz os anúncios daquele produto serem exibidos para nós em vários sites que visitamos.

4. Estratégias de marketing digital para e-commerce: e-mail marketing

E-mail marketing se refere ao envio de emails com fins comerciais, e já podemos adiantar que essa é uma maneira eficaz de manter contato com a sua audiência. Para você ter uma ideia da importância dessa estratégia, veja algumas estatísticas de e-mail marketing:

  • e-mails referentes a carrinhos abandonados têm uma taxa média de abertura de 43%;
  • a taxa média de abertura de e-mails de boas-vindas é de 82%;
  • 87% dos empreendedores e lojistas usam o e-mail marketing para se comunicar com suas audiências.

Com o e-mail marketing, você pode nutrir seus leads, ou seja, prepará-los com a ajuda de conteúdos para levá-los até a decisão de compra. Mas essa estratégia não tem o objetivo só de vender. Você pode usá-la, por exemplo, para fortalecer a sua imagem no mercado — o que, no fim das contas, pode gerar negócios.

Por isso, ao avaliar estratégias de marketing digital para e-commerce, considere a possibilidade de implementar o email marketing no seu negócio.

Quer entender melhor como o email marketing funciona? Veja este vídeo:

5. Estratégias de marketing digital para e-commerce: redes sociais

As redes sociais são fundamentais no marketing digital. Afinal, para marcar presença na internet, seu negócio precisa ser visto pelos potenciais clientes. Para isso, você deve estar onde eles estão — e tem muita gente nas redes sociais!

Veja algumas estatísticas das redes sociais que comprovam isso:

  • diariamente, 3,2 bilhões de pessoas usam pelo menos uma rede social, o que equivale a 42% da população mundial;
  • o tempo médio gasto diariamente em redes sociais é de 2h22min;
  • 73% das empresas dizem que suas experiências com marketing nas redes sociais foram positivas ou muito positivas.

Sendo assim, nada melhor do que usar as redes sociais nas suas estratégias de marketing digital para e-commerce.

Não se trata apenas de sair oferecendo seu produto a todo mundo que você encontrar nas redes sociais: é preciso estabelecer um relacionamento de qualidade com a audiência, publicando conteúdos que sejam úteis ou interessantes para os seguidores.

Por isso, procure descobrir quais são as principais redes sociais que os seus clientes em potencial usam. Depois, crie perfis nessas plataformas e dê uma olhada no que os concorrentes estão fazendo — isso pode dar a você uma noção de como começar.

Faça também um calendário editorial para você organizar os temas e as datas das publicações. E não se esqueça de acompanhar os resultados do seu trabalho para encontrar oportunidades de melhoria.

6. Estratégias de marketing digital para e-commerce: automação de marketing

Para fazer um trabalho de marketing digital bem completo, é importante recorrer à automação. Afinal, seria impossível executar certas atividades manualmente. Vamos supor que você tenha encontrado um notebook interessante e colocado ele no seu carrinho em determinada loja. Mas aí você decide não fazer a compra para pesquisar um pouco mais.

Então, a loja envia um e-mail incentivando você a concluir a compra o quanto antes. Talvez ela até ofereça um cupom de desconto para você comprar o produto logo. Esse tipo de email só existe por causa da automação de marketing.

As ferramentas de automação de marketing se encarregam de reunir os leads e segmentá-los para que eles recebam mensagens alinhadas com seus interesses. Eles possibilitam o envio até mesmo de fluxos de nutrição. Já ouviu falar deles?

Imagine que você tenha usado uma ferramenta online para preencher algum formulário exigido na remessa de mercadorias. Ao gerar o documento, você recebe um e-mail agradecendo pela preferência no uso da ferramenta.

Depois de uns dois dias, você recebe um novo email recomendando alguns conteúdos interessantes. Passam-se mais uns dois ou três dias, e um novo email chega com novas informações. Isso acontece porque você está em um fluxo de nutrição automatizado, que, em algum momento, levará você ao estágio de decisão de compra.

Por isso, quando se trata de estratégias de marketing digital para e-commerce, não se pode deixar de lado a automação de marketing.

Ferramentas de marketing digital

Ferramentas de marketing digital: mulher usando celular

Já está claro como as estratégias de marketing digital para e-commerce podem ajudar você, certo? Então que tal conhecer ferramentas que podem ajudar no seu trabalho? 

Confira algumas a seguir!

Ferramentas de marketing digital: pesquisa de palavras-chave

Uma das etapas das estratégias de marketing digital para e-commerce envolve a pesquisa de palavras-chave. O objetivo é descobrir o que o potencial cliente tem o costume de pesquisar nos buscadores e usar esses termos para fazer o seu negócio ser encontrado.

Veja algumas das ferramentas de marketing digital que podem ajudar você nessa pesquisa:

O marketing digital envolve a construção de autoridade, e isso inclui mostrar para os buscadores que você domina certo assunto ou segmento. Uma forma de os mecanismos de busca avaliarem isso é por meio dos backlinks, que são os links que estão apontando para as páginas do seu site.

Por isso, é importante cuidar para que o seu site ou blog receba links de qualidade, e existem ferramentas de marketing digital que podem ajudar nesse trabalho:

Ferramentas de marketing digital: análise de métricas

Como você viu alguns tópicos atrás, a análise de métricas é parte importante das estratégias de marketing digital para e-commerce. Veja duas ferramentas que podem ajudar você a analisar os seus resultados:

Ferramentas de marketing digital: email marketing

Entre as estratégias de marketing digital para e-commerce está a comunicação por meio do email marketing. Confira algumas ferramentas úteis:

Ferramentas de marketing digital: redes sociais

Uma atuação eficiente nas redes sociais envolve o agendamento de publicações e a análise de métricas. Além disso, é útil reunir todos os perfis do seu negócio em uma só plataforma, o que simplifica a gestão de mídias sociais. Veja algumas ferramentas que ajudam nessas tarefas:

Marketing digital: sucesso para a sua loja virtual

Com o marketing digital, você pode ter um negócio lucrativo. Com as ferramentas certas e estratégias adequadas, é possível alcançar seus potenciais clientes, além de conquistá-los e fidelizá-los.

É claro, encontrar os melhores produtos para vender na sua loja também é fundamental. Por isso, confira o conteúdo em que mostramos como você pode encontrar produtos para revenda!

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6 estratégias de marketing digital para e-commerce:

  1. Marketing de conteúdo
  2. SEO (Search Engine Optimization)
  3. SEM (Search Engine Marketing)
  4. Email marketing
  5. Redes sociais
  6. Automação de marketing

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