Skip to content
Como ganhar mais visualizações no YouTube em 2021 I Oberlo

Como ganhar visualizações no YouTube: 17 estratégias gratuitas

Artigo por Thomas J Law

Você sabe como fazer para ganhar visualizações no YouTube? A gente pode te ajudar.

O YouTube é uma plataforma em constante evolução – tanto que, assim como o Instagram e o Facebook, o espaço online dedicado a vídeos vem se transformando em um verdadeiro canal de vendas.

E tem mais: desde o início da pandemia lá em março de 2020, o tempo médio gasto no YouTube aumentou 91% aqui no Brasil. Isso significa que uma parcela considerável do seu público-alvo está consumindo, diariamente, muitos minutos de vídeo.

Gostou? Então é hora de descobrir como você pode usar o YouTube a seu favor.

Aqui no blog, a gente já conversou sobre como criar um canal no YouTube, como ganhar dinheiro no YouTube e como anunciar no YouTube. Hoje, então, a gente vai conversar sobre como ganhar visualizações no YouTube – até porque, sem visualizações, não dá para realizar vendas, conseguir assinantes no canal e muito menos gerar a receita que você está esperando.

Comece a vender online hoje mesmo com a Shopify

Comece sua avaliação gratuita

Como fazer um vídeo no YouTube

Antes de chegarmos na parte em que respondemos à pergunta “Quantas visualizações para ganhar dinheiro no YouTube?”, que tal começarmos pelo básico?

No YouTube, o básico é saber como fazer um vídeo e postá-lo no seu canal. Afinal, sem um bom vídeo, você não vai conseguir ganhar visualizações e impulsionar a popularidade dos seus conteúdos.

→ Click Here to Launch Your Online Business with Shopify

Então vamos lá:

  • Planeje o conteúdo do vídeo

Pode parecer simples gravar um vídeo e colocá-lo no YouTube, mas a verdade é que você vai precisar de uma boa dose de planejamento para garantir que o resultado final agrade os seus clientes e seguidores.

A primeira coisa, portanto, é planejar o vídeo que você quer gravar. Defina os objetivos que você quer atingir, os temas que quer discutir durante o vídeo e não se esqueça de incluir informações relevantes e chamadas para ação ao longo do conteúdo: um link na descrição que redireciona para uma landing page especial, uma página de cadastro para um webinar exclusivo, um código promocional para a primeira compra na loja...

  • Elabore o roteiro

Com o planejamento pronto, é hora de elaborar o roteiro. Aqui, a sua prioridade vai ser escolher a forma como você vai se comunicar: com gírias? Com memes? De maneira mais formal ou séria?

Se você vai fazer um vídeo de tutorial, tente evitar ao máximo termos muito técnicos para não assustar a sua audiência – e utilize, sempre que possível, capturas de tela ou imagens que mostram um passo a passo relevante para aquilo que você está mostrando. Pode ser uma boa ideia investir em um app para gravar a tela do PC: desse modo, você vai poder gravar o que está fazendo e depois incluir esse conteúdo no vídeo.

Outra coisa importante de definir ainda no roteiro é a duração do seu vídeo e os tipos de transição ou músicas que você pretende utilizar: isso vai poupar tempo lá na frente e vai te ajudar a ter uma visão um pouco melhor do resultado final.

  • Organize a cena

Depois de fazer o roteiro, você pode começar a pensar nos detalhes mais técnicos: onde a câmera vai ficar posicionada? Que tipo de iluminação vai ser utilizada? Você vai precisar de algum objeto? E o que vai fazer para garantir que os usuários da plataforma fiquem engajados e ajudem o canal a ganhar visualizações?

Essas perguntas são importantes porque vão ajudar você a construir um vídeo de aparência e qualidade profissional.

  • Prepare-se: faça alguns ensaios

Se você já deu algum discurso ou fez uma apresentação em público, sabe que é importante treinar e ensaiar antes da hora. Quanto maior for a preparação para o grande momento, afinal, menores as chances de que algo saia do seu controle.

Tente planejar o seu vídeo com alguns dias de antecedência para que você possa ter ao menos um dia para ensaiar o que pretende fazer na frente das câmeras. Isso vai ajudar a diminuir o seu nervosismo e reduzir o tempo de edição lá na frente.

Aliás, falando em edição…

  • Edite o vídeo

Depois de ensaiar e gravar o vídeo, só resta editar o conteúdo para então postá-lo no YouTube. Não tenha medo de cortar cenas ou momentos que não saíram conforme o planejado, mesmo que isso signifique que o vídeo acabe ficando menor do que você havia pensado.

O que importa é qualidade, e não quantidade.

Dica: Não se esqueça de buscar um bom editor de áudio e um editor de vídeo profissional.

  • Faça o upload do vídeo para o YouTube

O vídeo está devidamente editado e pronto para ser compartilhado? Então é hora de fazer o upload para a plataforma.

Aqui vai um vídeo do próprio YouTube mostrando o passo a passo (não se esqueça de ativar as legendas ali no canto direito!):

Como ganhar visualizações no YouTube e quantas visualizações para ganhar dinheiro no YouTube

Agora que já cobrimos o básico, é hora de mostrarmos algumas estratégias para ganhar visualizações no YouTube.

1. Crie conteúdos cativantes e interessantes

Não adianta só tentar descobrir quantas visualizações para ganhar dinheiro no YouTube um canal precisa angariar: se os seus vídeos não forem bons, a coisa simplesmente não vai para frente.

A primeira estratégia para mudar esse cenário e conseguir ganhar visualizações, então, é investir em formatos de vídeo que os seus seguidores realmente queiram assistir.

→ Click Here to Launch Your Online Business with Shopify

O canal Panelinha, comandado pela Rita Lobo, investiu em uma estratégia bem parecida, criando vídeos de acordo com as demandas e necessidades do público do canal. Uma vez prontos, esses vídeos foram divididos séries específicas como o “Rita, Help! Me ensina a cozinhar” e o “Rita, Help! - As lives da quarentena”:

Crie conteúdos cativantes e interessantes: YouTube Panelinha

2. Como ganhar visualizações no YouTube: incentive os usuários a se inscreverem no canal

A fidelização de clientes é uma arma poderosa para qualquer loja virtual ou e-commerce, já que muitas vezes é mais barato (e mais garantido) vender para clientes que já conhecem a sua marca do que para aqueles que nunca nem ouviram falar da sua loja.

E o mesmo vale para o YouTube, sabia?

É por isso que uma das melhores estratégias para ganhar visualizações na plataforma é incentivar os usuários a se inscreverem no canal. Uma vez inscritas, essas pessoas terão acesso aos seus vídeos assim que você postá-los na plataforma. Legal, né?

Para garantir que os usuários se inscrevam no canal, formule uma mensagem padrão que será dita sempre no início e no final do vídeo – e não se esqueça de pedir que eles ativem as notificações para que sejam avisados sempre que você postar um vídeo novo no canal.

Como ganhar visualizações no YouTube: incentive os usuários a se inscreverem no canal

3. Crie playlists para manter os usuários no seu canal

As playlists do YouTube são recursos excelentes para ganhar visualizações e garantir que os usuários se interessem pelo seu canal, já que elas ativam o recurso de reprodução automática de vídeos.

A ideia é investir na praticidade e no conforto dos seus espectadores: se eles já estão assistindo um vídeo do seu canal, por que não incluir vídeos sobre temas similares nas sugestões de reprodução automática?

Além de ganhar visualizações, você provavelmente vai acabar ganhando novos inscritos no canal – sobretudo se conseguir oferecer conteúdos consistentes e relevantes.

Crie playlists para manter os usuários no seu canal

Quer descobrir o passo a passo completo de como criar uma playlist para ganhar visualizações? Dá uma olhada na página de ajuda do YouTube.

4. Ganhar visualizações: promova outros vídeos do canal no final dos vídeos assistidos

Além de investir nas sugestões de reprodução automática, também pode ser uma boa ideia editar os seus vídeos para que, ao final do conteúdo, alguns vídeos relacionados sejam exibidos nos formatos que o YouTube nomeou de “cards” e “telas finais”.

Esses formatos são armas poderosas para quem quer ganhar visualizações no YouTube, pois podem ser utilizados para sugerir vídeos e deixar chamadas para ação importantes – como o pedido de inscrição no canal, um pedido para curtir o vídeo ou qualquer outra ação que seja relevante para o seu canal naquele momento.

Ganhar visualizações: promova outros vídeos do canal no final dos vídeos assistidos

Para descobrir o passo a passo de criação e configuração dos cards, acesse a página de ajuda dedicada do YouTube; e, para saber mais sobre as telas finais, acesse esta outra página do YouTube sobre o recurso.

5. Adicione uma marca-d’água aos seus vídeos

Adicionar uma marca-d’água aos seus vídeos pode parecer uma coisa meio desnecessária, mas na verdade é uma ação que pode fazer maravilhas para quem quer ganhar visualizações no YouTube. Sabe por quê?

Simples: ela vai ajudar a criar uma identidade visual sólida e consistente para a sua marca, permitindo que você possa divulgar seus vídeos em outros canais. E o mais legal da marca-d’água é que sempre que um usuário passar o mouse sobre ela, uma notificação para se inscrever no canal será ativada.

Adicione uma marca-d’água aos seus vídeos

Na hora de escolher a marca-d’água, vale a pena tentar usar o logotipo da sua loja ou tentar adaptá-lo da maneira que for possível. O importante é manter uma identidade visual que seja facilmente identificável pelos seus clientes, parceiros e seguidores.

Ainda não tem o seu logotipo? Então vem descobrir como criar logo grátis.

Dica exclusiva: Tá vendo o Matheus de Souza ali na imagem? Ele é colunista do nosso blog e já publicou alguns textos bem interessantes sobre como usar o LinkedIn para fazer negócios, as profissões do futuro e vistos para nômades digitais.

6. Ganhar visualizações no YouTube: ative os códigos de incorporação dos vídeos

Só imagina: você passou horas e horas criando aquele vídeo incrível que finalmente vai te ajudar a conquistar aquelas quantas visualizações para ganhar dinheiro no YouTube com as quais você vem sonhando.

O vídeo ficou lindo e está pronto para ser compartilhado nos sites e blogs dos seus clientes, seguidores e parceiros...

Mas ninguém consegue compartilhar o vídeo.

Porque você se esqueceu de ativar o código de incorporação.

Para ativar o código de incorporação e garantir que ele esteja funcionando corretamente, você precisará acessar o Creator Studio e ir até as “Configurações avançadas”. Ali, você vai poder ativar a incorporação ou mesmo restringir esse código, caso queira (dessa forma, você controla quem pode ou não pode incorporar seu vídeo).

Ganhar visualizações no YouTube: ative os códigos de incorporação dos vídeos

7. Como ganhar visualizações no YouTube: promova seus vídeos em outras redes sociais

Se você já tem um número considerável de seguidores em outras redes sociais, como o Instagram e o Facebook, vale a pena fazer postagens nesses canais sempre que um vídeo novo estiver no ar.

Para garantir as visualizações e deixar seus seguidores curiosos, você pode compartilhar um teaser do vídeo – ou, caso você esteja planejando fazer uma live, seguir o exemplo da Shopify:

Como ganhar visualizações no YouTube: promova seus vídeos em outras redes sociais

Você também pode expandir a sua estratégia de e-mail marketing para incluir e-mails exclusivos avisando sobre o novo vídeo, ou então enviar uma mensagem sobre esse tema na newsletter da marca.

Dica exclusiva: Está querendo saber como ganhar seguidores no Instagram? Quais são as melhores estatísticas do Twitter para investir em um perfil por lá? Como criar um bom perfil no Facebook para empresas? O nosso blog tem um monte de textos sobre esses assuntos!

8. Entenda o que é o “watch time” e qual a relevância dessa métrica

Muita gente acha que o que conta na hora de descobrir como ganhar dinheiro no YouTube é o número total de visualizações que aparecem logo embaixo de todos os vídeos do canal – mas, na verdade, a métrica que o YouTube prioriza é o “watch time”, também conhecido como tempo de visualização.

Essa métrica é responsável por medir e avaliar se os usuários da plataforma realmente assistiram os seus vídeos. E, quanto melhor os vídeos, maiores as chances de que as pessoas queiram assisti-los até o fim.

Outra coisa importante: o tempo de visualização é uma métrica muito relevante para o algoritmo do YouTube e, como você já deve saber, o algoritmo é responsável por determinar quando, como e onde os seus vídeos serão exibidos na plataforma.

Todos os canais do YouTube têm acesso ao Analytics da plataforma – um espaço exclusivo no qual você pode avaliar o impacto dos seus vídeos, verificar os tempos de visualização e muito mais. Dá só uma olhada no vídeo explicativo abaixo (só não se esquece de ativar as legendas em português no canto direito!):

9. Ganhar visualizações: crie uma comunidade engajada

O YouTube pode ser um excelente mecanismo de busca – mas ele é, antes de tudo, uma rede social.

Isso significa que, se você quer descobrir como ganhar visualizações no YouTube, vai ter que ajustar a sua estratégia na plataforma e começar a trabalhar por lá da mesma forma que trabalha no Instagram ou no Facebook.

Ou seja: além de postar vídeos, você vai precisar engajar o seu público-alvo.

Uma das melhores formas de fazer isso é responder aos comentários – especialmente se for uma pergunta sobre algum tema que você abordou naquele vídeo. Uma resposta simpática escrita por você pode fazer maravilhas para o engajamento na plataforma, até porque vai encorajar outros seguidores e fãs a deixarem seus próprios comentários por lá.

Outra coisa que você pode fazer é se tornar uma pessoa bem ativa dentro do seu nicho: inscreva-se em canais com temáticas parecidas, curta os vídeos dessas pessoas, deixe comentários e tente firmar parcerias.

Quanto mais autênticas essas trocas forem, maiores as chances de um engajamento real por parte do seu público-alvo – fora que, se você conseguir promover e anunciar outros vídeos no seu canal, também vai conseguir aumentar a sua métrica de tempo de visualização e cair nas graças do algoritmo do YouTube. Nada mal, né?

10. Otimize os títulos dos vídeos

Você já deve saber o que é SEO. Mas sabia que o SEO é especialmente importante no YouTube?

Pois é: ele é um dos elementos que o algoritmo da plataforma costuma priorizar na hora de selecionar os vídeos que serão exibidos como resultados de uma busca.

Otimize os títulos dos vídeos

Por isso mesmo, vale a pena explorar todos os espaços que podem ser otimizados com palavras-chave: nome do arquivo de vídeo, títulos, descrições, tags... Só não se esqueça de determinar as palavras-chave que você quer utilizar antes de começar esse processo, ok?

Você pode fazer uma pesquisa por palavras-chave em ferramentas como o Google Trends e o Google Ads Keyword Planner, mas atenção: o YouTube pode penalizar o seu canal caso você esteja tentando utilizar palavras-chave que não são relevantes para os seus vídeos.

Outra dica importante é tentar manter os títulos dos vídeos com, no máximo, 70 caracteres. Dessa forma, eles não aparecerão cortados nos resultados de busca e poderão ser lidos imediatamente pelos usuários da plataforma.

11. Como ganhar visualizações no YouTube: otimize o seu canal

Outra estratégia bem importante para quem quer descobrir como ganhar visualizações no YouTube é otimizar o canal.

Dá só uma olhada no canal da Shopify Brasil:

Como ganhar visualizações no YouTube: otimize o seu canal

Pode parecer meio simples ou até mesmo desnecessário, mas não é raro encontrar canais que simplesmente não possuem informações ou dados relevantes e acabam assustando possíveis inscritos.

Vejamos, então, uma lista com alguns dos principais componentes que podem ser otimizados:

  • Crie uma identidade visual exclusiva e consistente. Certifique-se de que o seu canal use as mesmas cores, o mesmo branding, o mesmo logotipo e o mesmo slogan do seu site e dos perfis da sua marca em outras redes sociais.
  • Otimize a descrição do canal. Você só tem mil caracteres para isso, então vale a pena apostar em algo que seja cativante e vá direto ao ponto. Se você já tem um slogan, aqui pode ser um bom espaço para incluí-lo.
  • Adicione links para o site da loja, perfis em outras redes sociais e um e-mail de contato para que pessoas interessadas possam descobrir mais sobre a sua marca.
  • Inclua as palavras-chave relevantes nas configurações do seu canal.

12. Crie um trailer para o canal

O trailer do canal é aquele vídeo que começa a ser reproduzido automaticamente assim que um usuário acessa a página do canal.

Normalmente, é um vídeo bem curto, de no máximo 30 segundos; no entanto, ele pode ser uma oportunidade incrível para:

  • Mostrar o tipo de conteúdo que você produz;
  • Destacar o que o seu canal tem de diferente;
  • Incentivar mais pessoas a se inscreverem no canal.

O trailer também é um bom espaço para destacar a declaração de missão, visão e valores e expor a proposição de valor da sua marca. A ideia é usar esses poucos segundos para chamar a atenção daquele usuário e mostrar que o seu canal tem algo de diferente a oferecer.

Quer saber mais sobre como usar o trailer do canal para ganhar visualizações? Então dá uma olhada no vídeo abaixo, postado na YouTube Creator Academy:

13. Ganhar visualizações no YouTube: crie miniaturas visualmente interessantes

A miniatura de um vídeo é aquela imagem pequenina que é exibida como “capa” do vídeo – e é um recurso extremamente poderoso para quem quer saber como ganhar visualizações no YouTube.

O YouTube até oferece algumas miniaturas geradas automaticamente durante o upload do vídeo, mas o ideal mesmo é criar miniaturas personalizadas, até porque são elas que vão ajudar o seu vídeo a ganhar visualizações.

Ganhar visualizações no YouTube: crie miniaturas visualmente interessantes

Aqui vai uma lista com alguns elementos que não podem faltar em uma boa miniatura personalizada:

  • Fundos coloridos;
  • Close-ups no rosto da pessoa que está no vídeo;
  • Palavras ou frases em destaque;
  • Símbolos sutis de branding, como um logotipo ou marca-d’água.

O ideal é que a miniatura não só tenha um pouco da identidade visual da sua marca, mas também esteja relacionada ao conteúdo do vídeo.

Quanto aos aspectos mais técnicos, aqui estão:

  • A resolução da miniatura deve ser de 1280x720;
  • O arquivo não pode ultrapassar os 2 MB;
  • A miniatura deve estar salva em qualquer um dos formatos a seguir: JPG, GIF, BMP ou PNG.

14. Faça a transcrição dos seus vídeos

Por que não aproveitar que você já está otimizando o seu canal e os seus conteúdos para ganhar visualizações e tornar os seus vídeos realmente acessíveis?

Uma forma de fazer isso é criando transcrições dos seus vídeos, para que elas então sirvam como legendas para os vídeos postados no seu canal. Essas legendas, que podem ser ativadas ou desativadas com apenas alguns toques, são importantíssimas para pessoas que estão aprendendo o seu idioma, que não podem ouvir o vídeo com o áudio ativado ou que possuem algum tipo de deficiência auditiva.

Para fazer a transcrição, é só criar um arquivo SRT marcando os minutos e segundos de entrada e saída de cada fala e fazer o upload desse arquivo junto com o vídeo no YouTube. Não se esqueça de conferir se está tudo funcionando direitinho antes de notificar seus seguidores, ok?

15. Publique seus vídeos nos horários mais movimentados para ganhar visualizações

A melhor hora para postar é, claro, a hora em que seus assinantes e inscritos estão mais ativos no YouTube – e, com o relatório “Quando seus espectadores estão no YouTube”, a sua vida vai ficar bem mais fácil.

Esse relatório vai ajudar você a identificar os horários e dias de maior movimento no seu canal e, dessa forma, programar melhor os horários das novas publicações. O ideal, segundo o próprio YouTube, é tentar publicar vídeos mais ou menos uma hora antes dos horários de pico, para que os seus inscritos assistam ao conteúdo o mais rápido possível.

Dica exclusiva: Agora é o momento apra buscar os melhores horários para postar nas redes sociais.

16. Faça parcerias com outros canais/YouTubers

Outra estratégia bem interessante para ganhar visualizações no YouTube é firmar parcerias com outros canais ou YouTubers que têm uma proposta parecida com a sua.

Além de ser uma excelente oportunidade para aumentar o número de inscritos e ganhar visualizações, é uma estratégia que te dá espaço de sobra para diversificar o tipo de conteúdo que você vai postar no YouTube: vídeos conjuntos, vídeos especiais em outros canais, lives, sessões de perguntas e respostas...

As possibilidades são muitas; é só escolher pessoas ou canais que você admira e entrar em contato!

17. Como ganhar visualizações no YouTube: fique por dentro do que está viralizando

Não basta saber quais são as tendências para o seu nicho; você também precisa saber o que está circulando entre o seu público-alvo e os tipos de conteúdos virais que eles gostam de consumir.

Se você conseguir fazer com que o seu canal seja um dos primeiros a produzir vídeos com memes, músicas ou referências a conteúdos virais conhecidos pelo seu público, pode ganhar visualizações bem rápido e ainda se manter atual.

Chegou a sua vez: é hora de ganhar visualizações no seu canal do YouTube

Esperamos que as 17 estratégias que mostramos neste post possam ajudar você no processo de como ganhar visualizações no YouTube.

Você já sabe quais estratégias vai adotar? Conta aqui nos comentários que a gente quer te ouvir!

→ Click Here to Launch Your Online Business with Shopify

Chegou a sua vez: é hora de ganhar visualizações no seu canal do YouTube

Como ganhar visualizações no YouTube: resumo

Aqui vai um resumo com as 17 melhores estratégias para que você finalmente consiga desvendar a resposta para a pergunta: “Quantas visualizações para ganhar dinheiro no YouTube?”

  1. Crie conteúdos cativantes e interessantes
  2. Como ganhar visualizações no YouTube: incentive os usuários a se inscreverem no canal
  3. Crie playlists para manter os usuários no seu canal
  4. Ganhar visualizações: promova outros vídeos do canal no final dos vídeos assistidos
  5. Adicione uma marca-d’água aos seus vídeos
  6. Ganhar visualizações no YouTube: Ative os códigos de incorporação dos vídeos
  7. Como ganhar visualizações no YouTube: promova seus vídeos em outras redes sociais
  8. Entenda o que é o “watch time” e qual a relevância dessa métrica
  9. Ganhar visualizações: crie uma comunidade engajada
  10. Otimize os títulos dos vídeos
  11. Como ganhar visualizações no YouTube: otimize o seu canal
  12. Crie um trailer para o canal
  13. Crie miniaturas visualmente interessantes
  14. Faça a transcrição dos seus vídeos
  15. Publique seus vídeos nos horários mais movimentados para ganhar visualizações
  16. Faça parcerias com outros canais/YouTubers
  17. Como ganhar visualizações no YouTube: fique por dentro do que está viralizando

Quer saber mais?