Skip to content
Editor de áudio: 5 programas de edição de áudio | Oberlo

Editor de áudio: 5 programas de edição de áudio que você precisa conhecer

Artigo por Time Oberlo

Você sabe qual é o melhor editor de áudio para o seu negócio?

“Editor de áudio” não é algo que a gente costuma associar logo de cara ao mundo do empreendedorismo.

No entanto, os programas de edição de áudio podem ser aliados poderosos para quem está querendo otimizar e aperfeiçoar as campanhas de vídeo marketing de uma loja – e principalmente para quem está pensando em começar um webinar ou mesmo um podcast.

Aliás, os podcasts sobre empreendedorismo e temas relacionados, como marketing pessoal e tendências do mercado de trabalho, vêm crescendo consideravelmente no Brasil desde o ano passado.

Isso significa que agora pode ser a hora certa para você mergulhar nessa onda – e foi por isso que a gente criou este post. Nele, vamos explicar:

  • o que é, exatamente, um editor de áudio;
  • como você pode usar uma ferramenta dessas para editar e cortar áudio;
  • e, claro, os 5 melhores programas de edição de áudio do mercado.

Vamos lá?

Comece a vender online hoje mesmo com a Shopify

Comece sua avaliação gratuita

O que é edição de áudio? 

Um editor de áudio nada mais é do que um software, um app ou uma ferramenta online que permite criar um arquivo de áudio tomando, como base, fontes diversas como uma gravação realizada no smartphone ou um arquivo baixado na internet.

Alguns programas de edição de áudio também permitem a gravação de novos áudios, enquanto outros são projetados apenas para a edição.

→ Click Here to Launch Your Online Business with Shopify

Uma vez criado, esse arquivo pode ser editado de diversas formas: é possível cortar áudio, inserir novas gravações (como músicas ou melodias), apagar passagens, adicionar trechos em outros arquivos de áudio, remover ruídos e muito mais.

Esse processo de edição, vale destacar, é extremamente preciso, já que um bom editor de áudio exibe o conteúdo de som no formato de ondas dentro de uma linha contínua – o que significa que é possível editar segundos específicos e garantir bons resultados.

Se você já trabalhou com um editor de vídeo antes, sabe como esse nível de precisão é importante.

A grande vantagem de utilizar um editor de áudio online ou em software é que ele proporciona um resultado altamente profissional – algo que, até pouco tempo atrás, só podia ser alcançado se você contratasse um especialista ou então tivesse em casa todo aquele aparato especializado, como as mesas de som.

Os 5 melhores programas de edição de áudio

A internet está cheia de programas de edição de áudio e marcas que dizem oferecer “o melhor editor de áudio online”. Para simplificar a sua vida, a gente separou os 5 melhores programas – e quer saber a melhor parte?

Alguns são totalmente gratuitos!

1. Editor de áudio online: Audacity

Lançado lá no ano 2000, o Audacity é um editor de áudio gratuito e reconhecido como um dos melhores do mercado.

E quer saber por que este editor de áudio que tem uma interface meio estranha e desatualizada está no primeiro lugar da nossa lista?

É simples.

Além de ser realmente o melhor editor de áudio gratuito do mercado há anos, o software do Audacity está totalmente disponível em português: é só fazer o download e selecionar o idioma na hora de instalar.

E se você ficar com alguma dúvida quando começar a usar o programa para editar e cortar áudio, basta acessar o YouTube. Lá, você vai encontrar uma imensa biblioteca com tutoriais e vídeos que mostram o passo a passo do editor.

Atualmente, o Audacity está disponível na versão para download e no formato de extensão do Chrome, o que faz dele um programa que existe tanto no modo editor de áudio online como no formato software editor de áudio.

Recursos e vantagens: O Audacity permite cortar áudio, eliminar ruídos, alterar a frequência do som, remover vozes específicas e é compatível com dezenas de formatos de áudio – e ainda por cima tem uma interface amigável e descomplicada

Recomendado para: Usuários que não têm experiência com editor de áudio e/ou pessoas que precisam trabalhar com diversos formatos de áudio diferentes

Valor: Gratuito

Disponível em português

2. Editor de áudio: Ocenaudio

Editor de áudio: Ocenaudio

O Ocenaudio pode ser considerado uma versão mais “básica” e com menos recursos do Audacity.

A grande diferença entre os dois é que o Oceanaudio não permite gravar áudios. No entanto, ele é um software open source totalmente gratuito – e está disponível em português.

Recursos e vantagens: Com o Oceanaudio, você pode cortar áudio, reorganizar um arquivo de som, mesclar e adicionar músicas e melodias. Ele é compatível com dezenas de formatos de áudio, e possui uma interface bem intuitiva

Recomendado para: Usuários que buscam um editor de áudio com integração para plug-ins e outras plataformas

Valor: Gratuito

Disponível em português

3. Editor de áudio online: Audio Trimmer

Editor de áudio online: Audio Trimmer

Não deixe a aparente simplicidade do Audio Trimmer te enganar: ele é um excelente editor de áudio online.

A maior vantagem deste editor de áudio é justamente o fato de que você não precisa fazer o download do software e instalar o programa no seu computador: basta fazer o upload do arquivo de áudio e trabalhar inteiramente online.

Recursos e vantagens: Além de cortar áudio, o Audio Trimmer permite converter áudio ou vídeo para o formato Mp3, alterar a velocidade do áudio e até mesmo reproduzi-lo ao contrário

Recomendado para: Usuários que precisam realizar pequenos ajustes rápidos

Valor: Gratuito

Disponível em português

4. Editor de áudio para Mac: GarageBand

Editor de áudio para Mac: GarageBand

O GarageBand é um editor de áudio que vem pré-instalado em todos os MacBooks, e embora tenha sido projetado inicialmente para gravar músicas, ele é uma excelente ferramenta para editar arquivos de áudio para podcasts e webinars.

Além de cortar áudio, o GarageBand permite salvar os arquivos no formato Mp3 e, se você precisar de ajuda, é só recorrer à imensa comunidade de usuários: lá, você vai encontrar vídeos, tutoriais, guias e muito mais.

Recursos e vantagens: Ferramentas exclusivas para instrumentos como guitarras e baterias, sintetizadores altamente profissionais – e até aulas de piano!

Recomendado para: Usuários que querem exportar arquivos para Mp3 e buscam arquivos com boa qualidade final

Valor: Gratuito

5. Editor de áudio profissional: Adobe Audition

Editor de áudio profissional: Adobe Audition

Por último, mas certamente não menos importante, o Adobe Audition: um editor de áudio de calibre profissional.

Não podia ser diferente, né?

A Adobe, afinal, é uma referência dentro do mercado de softwares e programas de edição, e o Audition faz jus à plataforma: com dezenas de ferramentas integradas e uma biblioteca imensa de efeitos disponíveis, o Adobe Audition é capaz de gerar arquivos de áudio de altíssima qualidade.

O único problema? Bom, você vai ter que pagar um valor de assinatura mensal para poder utilizá-lo.

Recomendado para: Usuários que já têm familiaridade com as soluções da Adobe e buscam resultados de qualidade profissional

Valor: R$ 90,00/mês

Disponível em português

Dica de leitura: Quer saber mais sobre as ferramentas da Adobe e como elas podem ajudar a sua loja? Aqui no blog, a gente tem um tutorial de Photoshop para iniciantes.

5 dicas para trabalhar com um editor de áudio

5 dicas para trabalhar com um editor de áudio

A nossa lista com os melhores programas de edição de áudio pode ter chegado ao fim, mas a gente ainda precisa compartilhar mais algumas coisas – até porque uma boa edição de áudio não se resume apenas ao editor de áudio escolhido.

Na verdade, existem outros elementos que precisam ser considerados, como o roteiro a ser seguido, a qualidade do som e a duração total do áudio.

Atenção: As dicas a seguir são especialmente importantes para quem quer criar um podcast ou webinar.

1. Roteiro

Antes de sair buscando um editor de áudio online ou em versão para download, você precisa primeiro definir o roteiro ou o script que vai seguir.

Lembre-se: o seu áudio precisa contar uma história – com início, meio e fim. Por isso mesmo, é importante não apenas elencar os tópicos que você quer abordar, mas também determinar as estratégias de transição que serão utilizadas em momentos-chave da narração.

Um roteiro bem organizado também vai ajudar você a economizar um tempo considerável na hora de gravar e editar o arquivo no seu editor de áudio, já que ele vai acabar servindo como uma espécie de guia para o que precisa ficar no áudio e o que pode ser cortado.

2. Ritmo

Outro elemento fundamental é o ritmo, até porque um episódio de podcast ou a narração de um webinar/tutorial não pode ser monótona.

Considere trabalhar com variações e melodias específicas para momentos-chave da narração, e não tenha medo de inserir pequenas pausas aqui e ali para aumentar a expectativa dos ouvintes. Se você sentir que é hora de cortar áudio, corte!

Esses elementos são especialmente importantes em podcasts ou tutoriais muito longos; por isso, considere a inclusão de alguns instantes de silêncio ou de uma melodia específica para que os ouvintes se recuperem e se organizem antes de continuar a conversa.

3. Qualidade do som

É verdade que praticamente todos os computadores e notebooks permitem gravar áudio hoje em dia; no entanto, para podcasts e webinars o ideal é que você trabalhe com uma qualidade de som mais profissional – isso não só vai ajudar os seus futuros ouvintes, mas também vai facilitar o seu trabalho na hora de editar o arquivo no seu editor de áudio.

Nesses casos, vale a pena investir em um microfone com conexão USB e em fones de ouvido com cancelamento de ruído.

4. Música

Da mesma forma que existem bancos de imagem com centenas de fotografias e arquivos disponíveis para uso, também existem bancos só com músicas que podem ser reproduzidas e utilizadas sem que você precise se preocupar com os direitos autorais.

As nossas principais recomendações são o Wistia Music Collection, que pode ser utilizado na versão gratuita, e o Premium Beat – uma opção que conta com centenas de músicas incríveis para você escolher.

5. Duração total do áudio

A gente sabe que a edição de áudio pode ser tentadora: dá vontade de incluir dezenas de efeitos, transições e outros elementos.

Contudo, é importante navegar esse processo com calma e saber separar aqueles elementos que são absolutamente essenciais daqueles que são puro exagero.

Outra coisa importante para se ter em mente quando você estiver trabalhando com um editor de áudio é o tamanho aproximado de cada tipo de conteúdo:

  • Tutoriais e vídeos de apresentação de produto, por exemplo, devem ter entre 1 e 3 minutos;
  • Podcasts podem durar entre 20 e 30 minutos (ideal para conteúdos mais curtos) ou então entre 45 minutos e 1 hora (caso tratem de assuntos mais complexos).

Os melhores programas de edição de áudio: conclusão

Os melhores programas de edição de áudio: conclusão

Existem dezenas de programas de edição de áudio disponíveis na internet, e cada um desses programas oferece recursos variados; por isso mesmo, é essencial que você coloque na balança quais são as suas prioridades e qual é o tipo de conteúdo que você deseja construir com essas ferramentas.

Se você estiver com um pouquinho de fluxo de caixa sobrando, que tal investir no Adobe Audition? Se você está começando agora e ainda quer descobrir mais sobre como cortar áudio e editar vídeo, por que não começar pelo Audacity?

No final do dia, vale lembrar que um bom editor de áudio será sempre um aliado importante para a estratégia de negócios da sua loja.

Você tem algum outro editor de áudio online que gostaria de recomendar? Sabe de um truque para cortar áudio? Conta aqui embaixo nos comentários!

Editor de áudio: resumo

  1. Editor de áudio online: Audacity
  2. Editor de áudio: Ocenaudio
  3. Editor de áudio online: Audio Trimmer
  4. Editor de áudio para Mac: GarageBand
  5. Editor de áudio profissional: Adobe Audition

 Quer saber mais?