9 ideias de trabalho remoto

Nicole Martins Ferreira COVID-19

8 minutos 0 comentários

Você sabe o que é trabalho remoto?

O conceito é relativamente novo – até porque, algumas décadas atrás, trabalhar remotamente parecia algo quase impossível. No entanto, com o avanço das tecnologias e os desenvolvimento assustador da pandemia que estamos vivendo, o trabalho remoto está se transformando no modelo mais comum de trabalho.

Uma das maiores vantagens do trabalho remoto é a possibilidade de construir uma carreira gratificante sem precisar ficar preso a um escritório e a uma rotina extremamente rígida. Idealmente, o trabalho remoto no Brasil seria também uma oportunidade para aqueles interessados em viver como nômades digitais – mas, enquanto a pandemia da COVID-19 não passa, o trabalho remoto pode ser um caminho para profissionais que

  • moram em cidades pequenas e não possuem grandes oportunidades profissionais;
  • moram em cidades grandes e estão cogitando a possibilidade de morarem em cidades menores, mas não querem largar o trabalho que já têm;
  • estão buscando novas fontes de renda.

Os trabalhos remotos também apresentam uma flexibilidade maior no que diz respeito aos horários de trabalho e prazos para entrega de projetos, o que pode ser uma prioridade para algumas pessoas. Se você tem crianças pequenas em casa ou um emprego fixo que requer atenção total durante algumas horas por dia, trabalhar remotamente pode ser uma alternativa viável para gerenciar melhor os horários e as particularidades da sua rotina.

Para auxiliar a busca, compilamos uma pequena lista com 9 ideias de trabalho remoto bem variadas, para tentar acolher diferentes nichos e habilidades profissionais – e também listamos, lá no final, algumas dicas para quem vai trabalhar de casa, bem como 7 plataformas profissionais.

Vamos começar?

Descubra milhares de produtos para começar a vender online. Sem compromisso nem cartão de crédito.

Tenha Oberlo agora. É de graça.

Alguns tipos de trabalho remoto

1. Desenvolvedor e programador

Developers are common remote jobs

O tipo mais comum de trabalhos remotos provavelmente está dentro da categoria de desenvolvimento e programação de apps, softwares e jogos.

Ainda que nem todas as vagas de desenvolvedor e/ou programador sejam remotas, é importante lembrar que existe uma demanda muito alta para a área – o que significa que a possibilidade de encontrar uma posição que permita o trabalho remoto também é significativa.

Na verdade, o ritmo projetado de crescimento do setor de tecnologia continua alto, o que significa que o número de vagas dentro de empresas reconhecidas só tende a aumentar. Se você ainda não tem muita experiência na área, agora é a hora de aperfeiçoar as suas habilidades e começar a buscar um estágio ou posição de desenvolvedor ou programador júnior.

2. Designer

Designer uses a sketch pad while holding a cup of coffee

Outra área ligada ao setor de tecnologia, o design é um campo de trabalho que demanda um conjunto de habilidades profissionais de ponta. Dentro das vagas para trabalho remoto, a tendência é que áreas como design para WordPress, UI e UX apresentem maior potencial.

O mercado busca uma mão-de-obra qualificada e com um bom portfólio, então se você já souber o básico do design pode começar a aperfeiçoar as suas habilidades e construir sites e projetos que mostrem o seu talento. Além disso, vale lembrar que o mercado empresarial sempre vai precisar de designers, o que faz desta carreira uma opção sólida e segura.

3. Jornalista e escritor (criador de conteúdos)

O jornalismo, ao contrário do que muita gente pensa, continua vivo mesmo com a redução da circulação de jornais em papel.

Em termos de vagas e oportunidades de trabalho remoto na área, é importante que você tenha boas habilidades profissionais de pesquisa e um excelente domínio da língua portuguesa. Uma maneira de ganhar experiência (e construir um bom portfólio) é criar conteúdos escritos para blogs e outros sites.

4. Empreendedor

An above shot of a laptop and coffee

Esta é uma ideia de trabalho remoto um pouquinho diferente das outras que listamos acima, pois envolve trabalhar exclusivamente para você mesmo – e não para outras empresas. Mas, se você está buscando uma oportunidade para mudar de carreira e começar a construir algo seu, o empreendedorismo talvez seja um dos melhores caminhos.

Não é um trabalho fácil, mas pode ser altamente gratificante (e, claro, pode trazer bons frutos). E vale lembrar que começar um negócio próprio pode te ensinar uma série de habilidades profissionais que você ainda não tem – além de aperfeiçoar e desenvolver aquelas que você já possui.

Se você gostou da ideia, dê uma olhadinha nos posts abaixo:

Trabalhos remotos na área de marketing

5. Social media manager (administrador de redes sociais)

Se você conhece bem as redes sociais e gostaria de trabalhar em alguma área relacionada, que tal considerar um trabalho remoto como social media manager?

Essa posição, também conhecida como administrador ou gerente de redes sociais, envolve o agendamento de posts e a análise de métricas relacionadas, como taxa de cliques e níveis de engajamento dos seguidores. Além disso, o social media manager também costuma ser responsável por uma pequena equipe de funcionários especializados – o que significa que você precisa ter um bom controle em situações de liderança e ser bem organizado para manter as comunicações da equipe em dia.

6. Especialista em marketing

Overhead shot of a smartphone with "online marketing" displayed on screen

Se você consegue vender até gelo para um urso polar, vale a pena considerar a possibilidade de trabalhar como especialista de marketing.

O marketing online é um termo guarda-chuva que abarca diferentes áreas, estratégias e habilidades profissionais, como por exemplo:

O altíssimo número de subáreas é algo positivo na hora de encontrar um trabalho remoto de marketing, então pode ser uma boa ideia identificar as oportunidades mais relevantes para você (e que sejam mais compatíveis com as suas habilidades profissionais).

Trabalhos remotos de meio-período

7. Assistente virtual

Trabalhar remotamente como assistente virtual pode ser um aprendizado e tanto no mundo do empreendedorismo, pois você ajudará empresas e marcas a se organizarem e otimizarem o funcionamento interno de suas equipes.

As principais tarefas de um assistente virtual envolvem trabalhar no serviço de atendimento ao cliente, ficar responsável pelo processamento de pedidos e atualizar o site da loja sempre que necessário.

Os melhores candidatos a uma vaga de assistente virtual devem ser organizados, responsáveis e comunicativos; em termos de horários de trabalho, a maioria das vagas classificadas como trabalho remoto são de meio-período, o que pode te dar uma flexibilidade ainda maior.

8. Atendimento ao cliente

A woman works as customer supports - a popular remote job

Se você gosta de lidar com o público e tem aquele talento especial para resolver problemas, vale a pena considerar o trabalho remoto em um canal ou serviço de atendimento ao cliente. A sua rotina de trabalho provavelmente vai envolver um software de chat ou chamadas telefônicas, então é bom verificar a sua conexão com a internet antes de começar.

Embora muitas posições de assistente virtual sejam de tempo integral, é possível encontrar algumas que sejam de meio-período ou que demandem apenas alguns dias isolados da semana.

9. Transcritor

Se você é super detalhista, tem um bom ouvido e está buscando um trabalho remoto que faça bom uso dessas habilidades, que tal considerar uma vaga de transcritor?

O transcritor, para quem não sabe, é o profissional responsável por converter arquivos de áudio em documentos de texto – um serviço utilizado em vários setores e pelos mais diversos profissionais, desde médicos até apresentadores de podcast.

Pode até parecer fácil, mas é importante lembrar que o trabalho não é tão simples assim. Primeiro, você precisa conseguir digitar o texto e escutar o áudio simultaneamente; segundo, é crucial que você não cometa erros que comprometam o sentido do que está sendo dito.

Por último, vale ressaltar que há uma demanda constante por transcritores no mercado, e tudo indica que esse cenário deve continuar assim pelos próximos anos.

Onde encontrar vagas de trabalho remoto?

recruiting for remote jobs often happens over video chat

Agora que já vimos o que é trabalho remoto e já discutimos algumas opções bem variadas, está na hora de resolver uma outra questão importante:

Onde eu posso encontrar uma vaga de trabalho remoto?

As 7 plataformas abaixo certamente vão te ajudar nessa hora. Contudo, vale lembrar que elas não são os únicos canais disponíveis: existem centenas de plataformas, redes e canais similares espalhados pela internet.

Trampos.co

O Trampos.co é uma plataforma brasileira que divulga vagas dos mais diversos setores. Vale a pena ficar de olho na aba “para trabalhar de casa”.

99freelas

A plataforma é voltada para freelancers de diversas áreas, e lá é possível postar novas vagas e encontrar oportunidades de trabalho. A concorrência pode ser alta, então é bom ficar de olho e manter seu CV sempre atualizado.

Workana

O Workana já tem mais de um milhão de freelancers, e novas oportunidades para trabalho remoto estão sempre aparecendo por lá. Além disso, muitas vagas são publicadas com a opção de “Fazer uma proposta” – um recurso importante para você mostrar o seu potencial.

Freelancer.com

O Freelancer é uma das plataformas mais conhecidas do mundo, e você pode encontrar oportunidades bem interessantes por lá.

Crowd

O Crowd é uma plataforma brasileira voltada exclusivamente para as áreas de design, tecnologia, conteúdo e mídia.

RemoteOK

O RemoteOK é um site internacional recheado de oportunidades de trabalho remoto.

We Work Remotely

O site é uma lista imensa de vagas de trabalho remoto e, atualmente, é considerado uma das maiores comunidades online de trabalho.

5 dicas para trabalhar remotamente

a good home office is key to succeeding at remote jobs

Antes de buscar um trabalho remoto, no entanto, é importante estabelecer algumas diretrizes para transformar a sua nova rotina em uma que seja realmente prazerosa e gratificante.

Para encerrar, então, listamos 5 dicas que podem ajudar você a trabalhar remotamente:

Construa uma rotina diária

Muita gente busca o que é trabalho remoto e corre atrás de formas de encontrar um trabalho remoto pensando apenas em sair do escritório, mas trabalhar de casa pode ser bem mais complicado do que parece.

Para quem trabalha de casa, é importante criar uma rotina diária que te faça tirar o pijama, tomar um café da manhã e começar a trabalhar. Tente estipular um horário de trabalho fixo, uma pequena rotina de exercícios matinais ou qualquer coisa que ajude você a acordar e a se sentir disposto para trabalhar – se não, todos os dias vão ter cara de domingo.

Determine horários fixos de trabalho

Como explicamos ali em cima, é importante ter um horário fixo de trabalho mesmo em casa. Para muitos trabalhos remotos, o horário de trabalho provavelmente vai ser o das oito horas diárias – mas, em outros casos, o ideal é separar ao menos algumas horas do seu dia. Não caia na tentação de sempre trabalhar até tarde só para cumprir prazos: o fato de que o seu escritório agora é em casa não quer dizer que esse tipo de comportamento seja saudável.

Faça uma pausa

As pausas são elementos importantes de um bom dia de trabalho – e, quando feitas corretamente, podem impulsionar a produtividade do dia. Pode ser uma pausa para o café, ou então uma pausa para passear com o cachorro: o importante é distrair a mente e descansar um pouquinho.

Tenha um ambiente de trabalho remoto

Trabalhar do sofá da sala pode até parecer um sonho, mas o que você vai fazer quando quiser descansar depois de um longo dia de trabalho e o único lugar da casa no qual você pode fazer isso for justamente o espaço onde você passou o dia inteiro trabalhando?

O ideal, portanto, é ter um ambiente de trabalho dentro da casa: um escritório, uma mesa ou um cantinho qualquer.

Não se esqueça de pegar um ar fresco

Para quem trabalha de casa, uma das maiores dificuldades é manter uma rotina que tenha ao menos alguns minutinhos de ar livre. Embora estejamos vivendo um momento complicado e a recomendação primeira seja a de ficar em casa, busque ao menos alguns instantes de sol na sua varanda (se possível) e separe alguns minutinhos para uma atividade física.

Esperamos que este guia sobre o que é trabalho remoto seja útil.

Boa sorte!

Descubra milhares de produtos para começar a vender online. Sem compromisso nem cartão de crédito.

Tenha Oberlo agora. É de graça.

Quer saber mais?

Nicole Martins Ferreira
Nicole Martins Ferreira
Nicole Martins Ferreira é uma empreendedora virtual e gosta tanto do comércio eletrônico que trabalha no seu próprio site 7 dias por semana e se sente mais feliz do que nunca. Ela gosta de ajudar os outros a alcançarem o sucesso e está constantemente aprendendo novas dicas que podem ser úteis para outros empreendedores. Siga Nicole no Twitter: @NicoleMarFer.