Skip to content
17 ideias de trabalho online para 2021 | Oberlo

17 ideias de trabalho online para 2021

Artigo por Adeel Qayum

A forma como trabalhamos está mudando rapidamente por conta do desenvolvimento de novas tecnologias e dos impactos da pandemia. Muitos deixaram os escritórios e migraram parcialmente (ou mesmo totalmente) para o trabalho online.

Com um número cada vez maior de pessoas trabalhando de casa, começa-se a repensar a relação com o trabalho, buscando um novo regime de horas ou até mesmo uma nova carreira ou modelo de negócio. E é aqui, então, que entra o trabalho online.

Mas só tem um problema: pode ser meio cansativo buscar vagas para trabalhar online, já que a quantidade de sites e plataformas que prometem as melhores vagas ou as melhores oportunidades nem sempre são tão confiáveis assim.

Foi por isso mesmo que decidimos avaliar as principais ofertas com bastante cuidado e compilar neste post apenas os melhores empregos para trabalhar online (e as melhores plataformas para encontrar vagas).

1. Social media manager/ administração de redes sociais

Se você tem certa experiência com a criação e o gerenciamento de campanhas de publicidade nas redes sociais, o trabalho online de social media manager (também conhecido como administração de redes sociais) pode ser uma boa opção.

A função principal do profissional dessa área é ajudar outras marcas e empresas a divulgar seus produtos e ganhar dinheiro no Instagram, Facebook, Twitter e outras plataformas sociais. Para além disso, você também vai precisar monitorar e gerenciar os comentários dos seguidores da marca, expandir o alcance orgânico das publicações e aumentar o engajamento dos seguidores.

Idealmente, um bom candidato à vaga é uma pessoa que não só tenha experiência em marketing e em redes sociais, mas que saiba falar a língua dos memes, GIFs e outros conteúdos em alta.

Onde encontrar trabalhos online: LinkedIn, GlassdoorWorkana.

2. Trabalho online: professor(a) particular

Se você é especialista em alguma área específica e consegue traduzir os conteúdos de uma disciplina para o formato de aulas, que tal trabalhar online como professor particular?

Além de ser uma excelente chance de se conectar com pessoas do mundo inteiro por meio de videoconferências, trabalhar como professor no mundo virtual também pode ser uma oportunidade para ampliar os seus conhecimentos.

Mas, fique atento: a maioria dos portais e sites com empregos para trabalhar online nesse ramo solicitam que os professores tenham ao menos diplomas de licenciatura ou bacharelado na disciplina que desejam ensinar.

Onde encontrar trabalhos online: Superprof, GetNinjasCorujito.

3. Personal trainer

Pode parecer uma categoria incompatível com o trabalho online, mas a pandemia da Covid-19 fez muita gente perceber que dá para adaptar os mais diversos nichos e atividades para o mundo virtual – e as atividades físicas também entraram nessa roda.

Se você tem formação em Educação Física, pode ser uma boa ideia buscar plataformas e sites do nicho fitness.

Nesses espaços, você pode treinar turmas inteiras via Zoom ou Skype, criar um plano de exercícios privado para grupos menores de clientes ou até mesmo montar uma sessão de vídeos que pode ser vendida sob demanda. Esta última opção, aliás, pode ser uma excelente fonte de renda passiva.

Onde encontrar trabalhos online: LinkedInSuperprof.

Trabalhar online como personal trainer

4. Trabalho online: assistente virtual

A pessoa ideal para uma vaga de assistente virtual é aquela pessoa extremamente organizada, que sabe como resolver problemas imediatos e contornar situações inesperadas do dia a dia: responder e-mails urgentes, agendar reuniões, resolver problemas técnicos…

Vagas para trabalhar online como assistente virtual não são muito difíceis de encontrar, e a melhor parte é que você pode ganhar muita experiência dentro do mundo do e-commerce.

Se você está querendo construir uma carreira dentro do comércio virtual, então, trabalhar como assistente virtual pode ser o primeiro passo ideal. Vale lembrar ainda que a maioria das vagas é de meio período – uma configuração ideal para quem quer buscar outras formas de ganhar dinheiro na internet.

Onde encontrar trabalhos online: Workana99freelas.

5. Profissional de recrutamento

Até pouco tempo atrás, o profissional de recrutamento, assim como o personal trainer, parecia um tipo de vaga impensável para o trabalho online. Mas isso ficou no passado.

O profissional de recrutamento é responsável por publicar novas vagas de emprego em plataformas online como o LinkedIn e avaliar os candidatos em busca dos profissionais mais qualificados. Em alguns casos, o profissional de recrutamento também é responsável por fazer a avaliação inicial dos candidatos via telefone ou reunião por vídeo.

Onde encontrar trabalhos online: GlassdoorLinkedIn.

6. Especialista em e-mail marketing

Quando o assunto é trabalho remunerado pela internet, as melhores vagas costumam estar dentro da área de marketing digital.

Se você já tem experiência com o gerenciamento de campanhas de marketing, conhece as principais estatísticas de e-mail marketing e sabe como criar conteúdos escritos que gerem engajamento (como e-mails e newsletters, por exemplo), que tal oferecer esses serviços para empresas e marcas que estão tendo dificuldades para expandir sua presença online?

Antes de se candidatar a uma vaga dessas, não se esqueça de preparar o seu portfólio!

Onde encontrar trabalhos online: LinkedIn, Workana, Catho.

7. Freelancer para criação de textos/ copywriter

Pessoas escritoras e copywriters que trabalhem dentro do regime freelancer são demandas constantes no mercado de trabalhos pela internet, especialmente porque um número cada vez maior de marcas e empresas vêm criando blogs e conteúdos originais para redes sociais.

Além da alta demanda, vale lembrar que a remuneração de um trabalho online desse ramo pode ser bem alta, especialmente se você oferecer um texto de qualidade.

Onde encontrar trabalhos online: Workana99freelasLinkedIn.

Trabalho online de escritor freelancer/ copywriter

8. Trabalho online: revisão

Você tem aquele olho especial para localizar erros de gramática e arrumar frases ou textos que apresentem uma linguagem confusa ou prolixa? Então talvez o trabalho online de revisão seja o caminho ideal.

Diferente das vagas de copywriter e escritor, os revisores geralmente não têm muita liberdade para escolher a natureza dos textos com os quais desejam trabalhar. Isso significa que você pode acabar lendo de tudo: e-mails, contratos, posts para Instagram, planos de negócio, documentos internos da empresa…

Onde encontrar trabalhos online: WorkanaGlassdoor.

9. Designer de sites

O design é outra área com inúmeras oportunidades para trabalho online. Se você possuir o conhecimento técnico necessário e o talento para criar criar sites na internet, dá para construir uma carreira de sucesso dentro desse nicho – afinal, todo mundo precisa de um belo site, dos grandes aos pequenos negócios.

Onde encontrar trabalhos online: Trampos.co99designs.

10. Trabalho online: transcrição

A transcrição é uma área na qual trabalhar via internet é perfeitamente natural.

Em termos concretos, o trabalho de um transcritor é ouvir gravações de áudio e então colocar por escrito tudo o que foi dito nessas gravações; além disso, um bom transcritor deve ser extremamente minucioso e precisa digitar incrivelmente rápido para não perder nada do conteúdo e ainda assim entregar o produto final dentro de um prazo aceitável.

A transcrição não costuma ser um trabalho online muito popular, mas tem potencial para gerar uma boa renda recorrente.

Onde encontrar trabalhos online: Jooble, Freelancer.

11. Analista de SEO 

Com um número cada vez maior de empresas e lojas buscando soluções em SEO, a vaga de analista de SEO se transformou num dos trabalhos pela internet com maior demanda nos últimos tempos.

Para trabalhar nessa área, você precisa ter um bom conhecimento sobre o tema, saber como criar backlinks e, claro, otimizar os conteúdos com as palavras-chave que compõem a estratégia base de SEO.

Onde encontrar trabalhos online: Trampos.co, Workana, LinkedIn.

12. Especialista em Facebook Ads

Anunciar no Facebook ainda é uma das estratégias mais sólidas para aumentar as vendas de um e-commerce, mas muitas marcas e empresas simplesmente não têm o conhecimento necessário para criar e implementar uma campanha.

Por isso mesmo, há uma demanda constante por especialistas de marketing que tenham um conhecimento especializado sobre o Facebook – especialmente o Facebook Business. Se você for um desses profissionais, dá para trabalhar online com diversas marcas na criação de novas campanhas – e ganhar um bom dinheiro fazendo isso.

Onde encontrar trabalhos online: Trampos.co, Workana, Glassdoor.

Trabalhar online como especialista em Facebook Ads

13. Profissional de suporte e atendimento ao cliente

Se você é paciente para lidar com pessoas e proativo na hora de resolver problemas, o trabalho online em um canal de atendimento ao cliente pode ser uma boa forma de ganhar dinheiro.

Você pode trabalhar via chat online ou chamadas de voz, e a melhor parte é que muitas vagas dessa área oferecem turnos controlados de apenas algumas horas. Dessa forma, você não fica cansado e nem muito estressado ao final do dia.

Onde encontrar trabalhos onlineWorkana, Trampos.co, LinkedIn.

14. Trabalho online: designer gráfico(a)

Se você tem experiência na área de design mas quer passar longe dos trabalhos pela internet que envolvam a criação de sites, que tal trabalhar como designer gráfico(a)?

Você pode ajudar empresas dos mais diversos nichos com designs elegantes e esteticamente cativantes para e-mails, logotipos e outros elementos da identidade visual da marca.

Uma outra opção é oferecer um pacote fechado de serviços ou então um trabalho online mais longo – por exemplo, uma consultoria em branding.

Onde encontrar trabalhos online: 99designs, Trampos.co, LinkedIn.

Trabalhar online: designer gráfico

15. Trabalho online: Dublagem

Tem uma voz única e sabe imitar diversos sotaques, tons e velocidades de fala? Então que tal trabalhar com dublagem?

Você pode realizar esse trabalho remoto ao dublar séries, animações, vídeos empresariais, comerciais, tutoriais, anúncios para podcast e muito mais. Para que esse trabalho online dê bons resultados, você precisa ter algum tipo de formação na área, além de uma boa conexão com a internet e um software de gravação profissional como o Audacity.

Onde encontrar trabalhos online: Tela BrasileiraWorkana.

16. Testagem de sites

Outra ideia para quem quer trabalhar online é se concentrar na área de testagem de sites – uma prática já consolidada no mercado.

Para fazer a testagem de sites, você precisa seguir o roteiro de navegação fornecido pela empresa ou marca e ir respondendo as questões relevantes durante o processo. Em alguns casos, você também vai precisar fazer um vídeo explicando como foi a experiência de navegação.

Onde encontrar trabalhos online: GlassdoorLinkedIn.

17. Moderação de conteúdos

O trabalho de moderação de conteúdos envolve avaliar interações e postagens em fóruns, redes sociais e outros sites nos quais usuários diversos podem fazer publicações próprias. Parte das suas obrigações nesse trabalho online é responder ou resolver interações violentas e de caráter negativo, categorizar as sinalizações de spam e determinar se os conteúdos postados seguem ou não as diretrizes do site.

Onde encontrar trabalhos online: LinkedIn.

Trabalho online: conclusão

A procura por trabalho online só deve aumentar nos próximos anos. Com tantas incertezas no mercado tradicional, vale a pena considerar os trabalhos pela internet como uma fonte de renda extra, uma forma de flexibilizar a sua rotina de trabalho ou até mesmo um novo rumo para a sua carreira.

Comece a vender online hoje mesmo com a Shopify

Comece sua avaliação gratuita

Quer saber mais?