Skip to content

9 programas de design para começar a usar hoje mesmo

Artigo por Time Oberlo

Que tal apostar em alguns bons programas de design para turbinar a sua loja virtual?

Existem diversos fatores que influenciam o sucesso de um site de e-commerce ou loja virtual: a landing page do site, o blog da marca, as ferramentas de SEO utilizadas na otimização de conteúdos, as imagens de produto (que muitas vezes são coletadas em bancos de imagem) e, claro, os programas de design utilizados na hora de editar o visual do site e dos conteúdos da sua marca.

Por isso mesmo, é importante ter uma listinha pronta com os melhores sites para criar arte online – e os melhores programas de design – para quando precisar criar conteúdos novos de alta visibilidade: posts para as redes sociais, mensagens da newsletter da marca e assim por diante.

No post de hoje, a gente vai falar um pouquinho sobre o design gráfico, a importância dele para a sua loja e, claro, também vamos compartilhar uma lista exclusiva com os nossos 9 programas de design favoritos.

A vida é curta demais para deixar para amanhã. Que tal começar a trilhar seu próprio caminho em direção ao sucesso?

Criar conta

O que é design gráfico?

O design gráfico vai muito além de um elemento do e-commerce: na verdade, é uma área de conhecimento (e uma área de especialização!) que trabalha principalmente com o aspecto visual e estético da comunicação.

Nesse sentido, o design gráfico é o canal que comunica, de forma visual, uma mensagem, um aspecto e um objetivo em especial. Ou seja: é o design gráfico que vai ajudar a definir o branding – e o brand awareness – de uma loja.

Além disso, o design também é essencial para a construção da identidade visual de uma marca, pois leva em conta o significado das cores, o slogan da loja, o logotipo da loja e muito mais.

Dica exclusiva: Está querendo otimizar a mensagem de missão, visão e valores da marca? Ou quer saber como criar logo grátis? Dá uma conferida no nosso blog!

Os melhores programas de design gráfico

Se você deu uma desanimada quando leu essa seção aqui em cima porque pensou que o design gráfico é apenas para os profissionais e especialistas, pode ir parando por aí: hoje em dia, dá para criar arte online com programas de design extremamente descomplicados.

Não acredita?

A gente separou 9 programas de design que cabem em todos os bolsos para mostrar que dá, sim, para cuidar do design de um negócio online sem precisar arrancar os cabelos ou recorrer aos especialistas.

Quer saber a melhor parte? Todos os programas de design que a gente listou aqui estão disponíveis em português.

Continue lendo para descobrir qual é o programa de design mais recomendado para você!

Dica exclusiva: Ainda está tentando decidir se vale a pena investir na ideia de um negócio online? A gente tem uma lista com 12 negócios lucrativos para você começar a explorar hoje mesmo!

Programa para fazer arte gráfica no PC: os 9 melhores

1. Canva: como criar arte online com este programa de design gráfico gratuito

Se você está buscando um programa de design que seja descomplicado e intuitivo, vale a pena dar uma conferida no Canva. Além de ter uma interface bem clean, o Canva é uma solução que ajuda qualquer pessoa a criar arte online – e ainda por cima tem um plano de assinatura que é totalmente gratuito.

Canva: como criar arte online com este programa de design gráfico gratuito

O Canva também é o queridinho dos profissionais do e-commerce e das mídias sociais, pois permite trabalhar em grupos e, para completar, ainda tem uma biblioteca incrível com efeitos, recursos e templates que são perfeitos para quem quer criar novas estratégias de marketing e formular conteúdos para o Instagram, o TikTok app ou o Facebook.

Prós: é um programa de design gráfico gratuito e fácil de utilizar, com uma imensa biblioteca de conteúdos e recursos personalizáveis. Também é perfeito para criar posts nas redes sociais e ainda permite colaborar em equipes.

Contras: a versão gratuita tem algumas limitações, e um número considerável de recursos e designs só está disponível nas versões pagas.

Ideal para: pequenos negócios e profissionais autônomos que não têm muita experiência com programas de design e querem melhorar o visual de seus sites.

2. Pixlr: programa de design ideal para quem trabalha com e-commerce

O Pixlr é um dos programas de design para criar arte online mais populares do mercado. Além de possuir centenas de recursos, ferramentas e efeitos, ele também conta com um plano de assinatura que é totalmente gratuito – embora existam opções pagas que são bem mais completas.

Não se deixe enganar pela interface descomplicada e minimalista: os resultados que você pode obter com o Pixlr são de qualidade extremamente profissional.

Prós: além de ser um programa de design gráfico gratuito, o Pixlr oferece arquivos de excelente qualidade e é compatível com diversos formatos e extensões de arquivo.

Contras: a versão gratuita tem publicidade paga e, para utilizar a ferramenta, você precisará ter o Flash instalado em seu computador.

Ideal para: pequenos negócios e profissionais autônomos que não têm muita experiência com programas de design, e pessoas que estão buscando uma edição rápida e um resultado profissional.

3. Desygner: programa de design ideal para quem trabalha com e-commerce

O Desygner é um dos melhores programas de design gráfico gratuito para iniciantes.

Com uma interface super intuitiva, esse programa foi totalmente projetado para quem ainda não tem muita experiência com design gráfico e é uma excelente alternativa para quem busca uma solução gratuita.

Prós: é fácil de usar e possui uma imensa biblioteca de templates.

Contras: número limitado de funções.

Ideal para: iniciantes que ainda não se sentem à vontade com programas de design mais completos e não querem comprometer a qualidade de seus projetos.

4. Fotor: como criar arte online com este programa de design gráfico gratuito

O Fotor é a solução perfeita para quem quer criar arte online e/ou em dispositivos móveis sem precisar sacrificar a qualidade final do projeto.

Além de ser compatível com Android, iPhone e Windows, o Fotor é considerado por muitos como uma versão compacta do famoso Photoshop por conta dos seus inúmeros recursos profissionais – e ainda por cima conta com uma versão gratuita bem poderosa!

Prós: é um programa de design bem intuitivo, e tem uma imensa variedade de efeitos e recursos.

Contras: a versão para desktop é bem pesada e não conta com alguns recursos que estão presentes na versão online.

Ideal para: pessoas e negócios que estão buscando programas de design de alta qualidade.

5. Gravit Designer: programa de design gráfico gratuito

O Gravit Designer é um dos melhores programas de design para quem quer criar arte online sem precisar pagar muito por isso.

O Gravit também é gratuito, e oferece uma versão online e outra para desktop – e, para completar, também vem recheado com recursos de edição profissional. Com ele, você vai poder realizar animações, adicionar efeitos exclusivos e muito mais.

Prós: o Gravit possui uma versão gratuita e uma interface bastante intuitiva, então você não vai se perder no meio de tantos recursos profissionais.

Contras: não é tão completo quanto outros programas de design profissionais, como as soluções da Adobe ou mesmo o Corel Draw.

Ideal para: empreendedores e empreendedoras que possuem um conhecimento básico ou intermediário de programas de design e estão com um orçamento limitado.

6. Adobe Photoshop: programa de design ideal para quem trabalha com e-commerce

Não dá para fazer uma lista com os melhores programas de design da internet e não incluir a solução mais famosa para quem quer criar arte online, né?

Além de ser o programa de design favorito dos especialistas e profissionais, o Photoshop é uma solução completa para quem está buscando uma plataforma totalmente integrada de edição.

Prós: é a melhor solução do mercado para criar arte online.

Contras: é necessário investir tempo e dinheiro para apender a usar a ferramenta adequadamente.

Ideal para: designers profissionais, empreendedores e empreendedoras que já estão mais familiarizados com os programas de design, e marcas que precisam de soluções de alto nível. Como o Photoshop tem uma interface bastante intuitiva, também é bem popular entre aqueles que não são especialistas.

Dica exclusiva: Quer melhorar seus conhecimentos sobre esse programa de design? A gente pode te ajudar! O nosso blog tem um guia Photoshop para iniciantes.

7. Adobe Illustrator: como criar arte online com este programa de design gráfico profissional

O Adobe Illustrator é outro programa de design da Adobe que se consolidou como um dos melhores programas de design do mercado.

Embora seja uma solução projetada especialmente para criar ilustrações e desenhos (em especial, desenhos vetoriais), o Illustrator pode ser um aliado poderoso na sua estratégia para e-commerce. Com ele, é possível desenhar logotipos, ilustrações pontuais e pequenos ícones para inserir nos e-mails ou assinaturas do site.

Prós: tem uma interface agradável e é compatível com Apple e Windows.

Contras: é uma solução paga, assim como o Photoshop, e a curva de aprendizagem é relativamente alta.

Ideal para: profissionais do design gráfico.

8. Adobe InDesign: programa de design ideal para quem trabalha com e-commerce

O InDesign é mais um dos programas de design da Adobe, e é uma solução bastante versátil para quem está querendo criar e projetar designs gráficos para produtos digitais e/ou para quem está interessado em trabalhar com um modelo de negócios de impressão sob demanda.

Outro diferencial do InDesign é a possiblidade de criar documentos interativos, com elementos de áudio, vídeo e animações – o que faz dele um programa de design perfeito para estratégias de publicidade e marketing.

Prós: imensa variedade de recursos e ferramentas para edição e criação de layouts.

Contras: como todos os outros programas de design da Adobe, requer um investimento considerável de tempo e dinheiro.

Ideal para: profissionais da área e pessoas interessadas na confecção de produtos digitais ou designs próprios.

Dica exclusiva: Gostou da ideia de incluir áudios e animações nos seus vídeos? Podemos ajudar você a encontrar o melhor editor de áudio para o seu bolso!

9. CorelDraw: como criar arte online com este programa de design gráfico completo

Para encerrar a nossa lista com os melhores programas de design, uma outra solução de calibre profissional: o CorelDraw, que conta com uma imensa biblioteca de imagens e ilustrações gratuitas e alguns recursos bem exclusivos como, por exemplo, a possibilidade de fazer o upload de imagens diretamente para o WordPress.

Prós: possui um número considerável de tutoriais, e é excelente para quem quer editar fotos e criar vetores.

Contras: os preços do CorelDraw são um pouco salgados, e a interface pode ser um pouco complicada para quem ainda não se acostumou com a área do design.

Ideal para: empresas e negócios que estão buscando soluções profissionais. O CorelDraw é um programa bem popular entre marcas de moda, então vale a pena ficar de olho se o seu nicho envolve revender roupas.

Como usar um programa de design: conclusão

Deu para perceber que existe uma imensa variedade de programas de design no mercado, né?

Por isso mesmo, na hora que você for escolher o programa que quer usar para criar arte online, a melhor coisa a fazer é pesar na balança as suas prioridades e necessidades.

Para que você quer usar um programa de design? De que forma ele vai ajudar a sua loja? Vale e pena investir em uma solução paga logo de cara? Tente responder essas perguntas primeiro e, só então, comece a investigar os sites que deixamos aqui.

Boa sorte – e sucesso!

9 programas de design gráfico para criar arte online: resumo

  1. Canva: um dos melhores programas de design para iniciantes
  2. Pixlr: programa de design gráfico gratuito
  3. Desygner: programa de design gráfico descomplicado e intuitivo
  4. Fotor: programa de design gráfico gratuito para criar arte online
  5. Gravit Designer: programa de design ideal profissional para iniciantes
  6. Adobe Photoshop: programa de design de qualidade profissional
  7. Adobe Illustrator: um dos melhores programas de design para criar arte online
  8. Adobe InDesign: programa de design completo para e-commerce
  9. CorelDraw: programa de design gráfico completo

Quer saber mais?

Conteúdos relacionados