Apesar de ter mais de 10 anos de idade – o Pinterest foi fundado em 2009 –, muita gente ainda não sabe o que é Pinterest e para que ele serve; e os que pensam que sabem o que ele é estão, na sua maioria, enganados. 

Quer ver um dos maiores mitos sobre Pinterest ser destruído? Aqui está:

O Pinterest não é uma rede social.

Mas, se não é uma rede social como muitos pensam, o que é Pinterest? Será que existe mesmo uma resposta para como usar o Pinterest – e como usar o Pinterest para vender numa loja virtual? Será que dá para utilizá-lo numa estratégia de marketing para conseguir milhares de visualizações?

Bom, é isso que vamos explorar no post de hoje.

O que posso adiantar é que ele é a plataforma perfeita para aumentar o tráfego de sites e blogs; e, mais do que isso, é também uma ferramenta fundamental na estratégia de marketing digital que, infelizmente, não é devidamente explorada por empresas e negócios online. 

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O que é Pinterest?

O Pinterest é um mecanismo de buscas – assim como o Google, sabe? A diferença é que, nas palavras da própria plataforma, o Pinterest é um mecanismo de buscas visual que serve para ajudar os usuários a encontrarem ideias e inspiração.

E o que isso significa na prática? 

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Quer dizer que os usuários do Pinterest não vão até à plataforma para se conectar com seus amigos e familiares; eles não estão lá para ver atualizações da vida de seus amigos ou fotos deles. As pessoas que utilizam o Pinterest usam o espaço para encontrar inspirações e se conectar consigo mesmas.

Como o Pinterest funciona?

O que é Pinterest e como ele funciona: mulher acessando smartphone

Agora que você já sabe o que é Pinterest, chegou a hora de entender como ele funciona. E, para simplificar a coisa, vou te explicar na prática:

Os usuários vão até o Pinterest para encontrar inspiração e ideias, ou para resolver problemas e aprender sobre determinado assunto – assim como eles fazem quando vão até o Google.

O usuário faz uma rápida busca por uma palavra-chave (como no Google) e lá pode encontrar de tudo – desde conteúdo sobre finanças ou direito até inspirações de roupas, arte e maquiagem.

Mas, diferente do que acontece no Google, os resultados do Pinterest são exibidos em forma de imagens. Ao navegar por essas imagens, o usuário escolhe o que gosta ou não, o que acha interessante ou não, baseado no visual do pin.

Quando esse usuário encontrar algo que goste, ele ou pode salvar aquela imagem em uma pasta para ter como inspiração ou ver depois, ou pode clicar na imagem para ir até um site – caso a imagem tenha um link vinculado (falaremos disso logo mais).

Infelizmente, é nessa segunda parte que muitos empreendedores empacam, e não conseguem aumentar o tráfego orgânico até a loja, conduzir os usuários pelo funil de vendas e nem vender online.

O que é Pinterest para negócios e como ele funciona?

O que é Pinterest para negócios e como ele funciona?

O Pinterest para negócios é uma forma de transformar sua conta pessoal em conta de negócios. Com isso, você ganha acesso a diversas funcionalidades e recursos que só estão disponíveis para os perfis empresariais.

Além do “nome” da conta, vale a pena lembrar que a forma como a conta vai ser utilizada também vai mudar, já que o perfil vai deixar de ser um perfil pessoal. Para que um negócio tenha sucesso no Pinterest é essencial entender essa diferença. Inclusive, esta é uma das primeiras coisas que explico no meu curso Pinterest para Blogs.

O objetivo de um usuário do Pinterest é encontrar inspiração, ideias e resolver seus problemas. O objetivo de um negócio, por outro lado, é oferecer soluções para os problemas de sua audiência, bem como inspiração e ideias para aqueles que procuram inspirações e ideias – sempre tendo em mente o seu público-alvo, sua personalidade e suas necessidades, é claro. É puro marketing de conteúdo.

Como um negócio ou criador de conteúdo, portanto, você deve usar o Pinterest como se fosse um curador de conteúdo – salvando e produzindo conteúdos que a sua audiência quer consumir na forma de cliques, pins e até mesmo compras.

Mas este é só o início da nossa explicação sobre como usar o Pinterest para vender.

Vamos continuar?

O que é Pinterest: qual é o objetivo do Pinterest para negócios?

O que é Pinterest: qual é o objetivo do Pinterest para negócios? Mulher acessando notebook ao ar livre

Agora que você entendeu como usar o Pinterest dentro da sua estratégia de negócios, é hora de definir o seu objetivo com o Pinterest.

Em outras palavras: quais são os resultados que você quer atingir? 

Este é um ponto importante, até porque uma das muitas razões que fazem com que o Pinterest não funcione na estratégia de marketing de muitos empreendedores ou empresas é justamente a falta de conhecimento sobre como usar o Pinterest e para que ele serve.

O Pinterest, para um negócio, serve como um espaço de geração de leads e clientes – e não necessariamente um espaço para iniciar uma conversa com esses leads, como fazemos nas redes sociais. O Pinterest não vai funcionar ao seu favor se você tratá-lo como uma rede social, até porque ele não é uma rede social. 

Ele é uma forma de atrair tráfego, aumentar os inscritos na sua newsletter e na sua lista de e-mails, impulsionar o número de vendas e até mesmo ganhar seguidores no Instagram e em outras redes sociais. Mas isso tudo só vai funcionar se você tratá-lo como parte de algo maior, e não apenas como uma plataforma isolada.

Para você conseguir aproveitar tudo o que o Pinterest tem a oferecer, ele precisa ser tratado como uma peça-chave da sua estratégia de marketing; uma peça que serve para direcionar seu público para um outro lugar – neste caso, o seu site ou blog da marca.

O Pinterest não vai funcionar se você não tiver um blog ou uma loja online. Por isso mesmo, agora é a hora de descobrir como montar uma loja virtualcomo criar um blog.

Então, como posso usar o Pinterest?

Como eu disse ali em cima, o objetivo maior do Pinterest para negócios é atrair tráfego; por isso mesmo, ele não deve existir por si só, como o Instagram e o Facebook poderiam.

Ficou confuso? Eu explico.

Pense no Pinterest como se fosse o Google. Você raramente vai aparecer entre os resultados do Google se não tiver um blog ou site. E se você tem um site ou blog, seu objetivo no Google é atrair pessoas até seu site. A mesma coisa é válida para o Pinterest.

De forma resumida, isso significa que todas as imagens autorais que você publica no Pinterest devem ter um link para alguma página do seu site, como um artigo no blog, uma landing page ou mesmo uma página de produto.

Vantagens do Pinterest para negócios

Ok, você entendeu o que é Pinterest para negócios e como ele funciona. 

Mas… Como ganhar dinheiro com o Pinterest, de verdade? E quais são as vantagens de incluí-lo em sua estratégia de marketing? 

Aqui estão algumas das maiores vantagens de incluir o Pinterest na sua estratégia de vendas:

1. Atrair tráfego orgânico do Pinterest

O Pinterest é uma ótima fonte de tráfego orgânico – ou seja, tráfego não pago. Para você ter uma ideia, o Pinterest representa hoje 40% do tráfego mensal do meu blog, o que equivale a algo como 14.736 visitas.

2. Aparecer nos resultados do Google com imagens do Pinterest

À medida que suas imagens no Pinterest vão ficando mais populares, elas vão ganhando mais relevância para o Google. Logo, os pins e pastas que você cria no Pinterest também aparecem entre os resultados de busca do Google.

Atenção: para que isso dê certo, as suas imagens precisam estar otimizadas para os mecanismos de buscas com a ajuda das devidas ferramentas de SEO.

3. Aumentar o ranqueamento do seu site no Google

Se você entende um pouco de SEO sabe que tráfego e cliques são importantes para melhorar o ranqueamento do seu site no Google. 

Apesar de os links do Pinterest serem no follow – um tipo de link que não conta para o ranqueamento – receber vários acessos melhora a reputação do seu site, páginas e artigos. Por consequência, se suas páginas estão otimizadas para SEO, ao receber vários acessos você “envia” um sinal positivo para o Google, o que pode impulsionar sua página e colocá-la entre os primeiros resultados de busca.

Quando comecei no Pinterest, meu site era praticamente invisível para o Google. Hoje,  51% do meu tráfego vem do Google, e isso só aconteceu graças ao Pinterest.

O que e Pinterest: Aumentar o ranqueamento do seu site no Google

4. Crescer sua lista de e-mails

Eu costumo dizer que uma estratégia de marketing bem-sucedida é como um ecossistema. 

A lista de e-mails é uma das peças desse ecossistema, e ela pode crescer com o auxílio do Pinterest. Uma das estratégias que funciona muito bem é criar lead magnets, anunciá-los no Pinterest e assim usá-los para fazer com que as pessoas se inscrevam na sua lista.

5. Aumentar o número de seguidores em outras redes sociais

Se você conseguir fazer uma boa integração entre o Pinterest, seu blog e suas redes sociais, você vai conseguir redirecionar parte do tráfego do seu blog para uma outra plataforma – assim como para sua lista de e-mails. Foi assim que cresci meu número de seguidores no Instagram no último ano.

6. Fortalecer seu brand awareness

Publicar imagens e vídeos consistentes com sua marca, seu blog e redes sociais é uma ótima forma de aumentar seu brand awareness, ou seja: fazer com que mais pessoas conheçam e reconheçam sua marca. 

Minhas publicações no Pinterest, por exemplo, têm cerca de 6 milhões de visualizações mensais. Em outras palavras, minha marca e meu conteúdo foram vistos mais de 6 milhões de vezes. Me diz: onde mais você vai conseguir esse resultado de forma orgânica?

É justamente por isso que precisamos conversar sobre como usar o Pinterest para aumentar suas vendas online. Viu só o potencial da plataforma?

7. Vender mais

Uma outra vantagem do Pinterest é o fato de que ele pode te ajudar a vender mais ou encontrar mais clientes para seus serviços. 

Isso acontece porque o Pinterest tem uma integração com a Shopify, onde é possível criar Pins Avançados de Produto integrados às lojas Shopify. Esses pins utilizam informações sobre o seu produto vindas direto do seu site, como nome do item, descrição, disponibilidade em estoque e preço – tudo de forma automática. Ou seja, quando você altera alguma dessas informações no seu site, a informação é atualizada automaticamente no Pinterest também.

Ou seja: por mais que não dê para vender no Pinterest diretamente, dá para criar muitos canais e integrações que vão te ajudar a explorar como usar o Pinterest para vender.

7 passos para conseguir milhares de visualizações no Pinterest

Agora que você já sabe o que é o Pinterest, de que forma usá-lo como um negócio e como ele pode te ajudar, vamos entender como você pode atingir milhares de visualizações em apenas 7 dias – sem precisar ter seguidores?

Vamos lá!

1. Crie uma conta de negócios

Ao contrário de outras plataformas como o Facebook e o Instagram, ter uma conta de negócios no Pinterest não prejudica em nada seu engajamento – na verdade, só ajuda.

Isso acontece porque o Pinterest prioriza produtores de conteúdo, ou seja, as pessoas que fazem a plataforma funcionar abastecendo-a periodicamente com conteúdo de qualidade.

Portanto, ativar ou converter sua conta para uma conta business é o primeiro passo para conseguir mais visualizações na plataforma. Além disso, sua conta business vai te dar acesso ao Pinterest Analytics, que traz informações relevantes sobre seus pins: número de visualizações, número de cliques, salvamentos, etc.

O que é Pinterest? Analytics

2. Otimize seu perfil

O Pinterest é um mecanismo de buscas, e isso significa que para aparecer entre os resultados de busca você precisa de palavras-chave. Então, você vai precisar otimizar seu perfil, ou seja, incluir palavras-chave pelas quais você quer ser encontrado no seu nome de exibição e na descrição do seu perfil.

O que é Pinterest: perfil principal otimizado

3. Verifique seu site

Há uma coisa que muita gente não sabe sobre o Pinterest: ele dá prioridade para o conteúdo criado pelo dono daquele conteúdo. 

Ou seja, se alguém salva uma imagem do seu site no Pinterest e você salva a mesma imagem no seu perfil do Pinterest, é muito mais provável que a imagem que você salvou apareça primeiro nos resultados de buscas do que a imagem salva por outra pessoa.

Mas, para que o Pinterest saiba que você é o dono daquele conteúdo, você precisa conectar seu site com sua conta no Pinterest, e você faz isso verificando seu site no Pinterest.

O que é Pinterest: perfil vinculado

4. Otimize suas pastas

Suas pastas são parte importante do seu perfil, e elas também devem incluir palavras-chave para que sejam exibidas entre os resultados de buscas. Portanto, os títulos delas, assim como as descrições, devem ser otimizados.

Mas, além disso, as pastas no seu perfil precisam ser direcionadas para sua audiência, para os interesses dela, e não os seus. Então, você deve não só criar pastas interessantes para sua audiência, mas também deletar ou tornar secretas as pastas que são irrelevantes e que atraem pessoas que não são seu público-alvo ideal. Afinal, de que adianta ter milhares de visualizações se a maioria das pessoas que vê seu conteúdo não é seu público?

O que é Pinterest: pastas do perfil

5. Salve conteúdo de outras pessoas

Um fator importante para aumentar as suas visualizações no Pinterest, principalmente quando você está começando, é salvar pins de outras pessoas. Isso acontece porque, no início, seus próprios pins não vão ter muitas visualizações, e o seu perfil ainda não vai ter uma reputação muito boa com o Pinterest. 

Para melhorar sua visibilidade por lá, você precisa salvar pins populares, que sejam relevantes e interessantes para a sua audiência. Salvar este tipo de conteúdo vai te ajudar a provar para o Pinterest que você salva conteúdo de qualidade, e também fazer com que mais pessoas dentro do seu nicho visitem seu perfil ou vejam seu conteúdo. 

No início, são esses pins que vão trazer mais visualizações para você. Depois, com o tempo, seus próprios pins devem se tornar sua maior fonte de visualizações e de tráfego.

6. Ative os Pins Avançados

Os Pins Avançados – ou Rich Pins – são uma espécie de pin que inclui mais informações sobre seu site e suas páginas e, consequentemente, são mais relevantes para o Pinterest. 

Por isso mesmo, a ativação dos Rich Pins vai ser uma parte fundamental da sua estratégia de marketing no Pinterest (e, claro, um elemento-chave para como ganhar dinheiro com o Pinterest). Sem ela, você não vai conseguir resultados tão bons na plataforma porque o Pinterest não vai conseguir incluir toda essa informação extra, e isso vai prejudicar o alcance do perfil.

7. Salve seu próprio conteúdo

Depois de ativar os Pins Avançados, você precisa começar a salvar seu próprio conteúdo, ou seja, os artigos do seu blog ou os produtos da sua loja online. 

Crie imagens bonitas e atraentes para sua audiência no Pinterest e use títulos e descrições ricos em palavras-chave para aumentar as chances de os seus pins serem encontrados. Mas tenha paciência, leva um tempo até que o Pinterest confie em você e no seu conteúdo e comece a mostrá-lo para mais pessoas.

O que é Pinterest: conteúdo próprio em um pin

Obs.: quer saber mais sobre o Pinterest, minha história e meus resultados com a plataforma? Eu compartilhei a aula introdutória do meu curso sobre Pinterest neste link

Lá, eu falo sobre o que é Pinterest, como usar o Pinterest para vender e como a plataforma funciona; além disso, também compartilho detalhes de como comecei, como usei o Pinterest para crescer minha presença online e como você também pode usá-lo para obter bons resultados.

Quer saber mais sobre o que é Pinterest e como ganhar dinheiro com o Pinterest? 

Ficou com alguma dúvida prática sobre como usar o Pinterest?

Tem outra dica para quem quer saber como ganhar dinheiro com o Pinterest?

É só deixar um comentário aqui embaixo!

O que é Pinterest: conclusão

  • O Pinterest é um mecanismo de buscas visual, não uma rede social;
  • Os usuários vão até o Pinterest para encontrar inspiração e informação relevante para eles, assim como fazem no Google;
  • Seu objetivo como negócio no Pinterest é oferecer conteúdo de valor para sua audiência, seja ele produzido por você ou por outras pessoas;
  • O Pinterest para negócios é uma ótima fonte de tráfego orgânico, além de ajudar a crescer sua lista de e-mails, o número de seguidores em redes sociais e, claro, o número de vendas;
  • Para conseguir visualizações no Pinterest, você precisa criar uma conta de negócios, salvar pins de outras pessoas, criar seus próprios pins e otimizar seu conteúdo de acordo com uma estratégia de SEO.

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