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Missão, visão e valores: 11 exemplos inspiradores I Oberlo

Missão, visão e valores: 11 exemplos inspiradores

Artigo por Thomas J Law

Existe uma regra de ouro para quem quer ganhar dinheiro e trilhar um caminho de sucesso no empreendedorismo: para cultivar uma clientela fiel e garantir bons rendimentos, é necessário proporcionar uma experiência de qualidade.

E a qualidade está intrinsecamente ligada ao valor que você está oferecendo aos seus clientes. Não o valor monetário, que é preço que você cobra pelos produtos ou serviços que está vendendo – mas sim os valores de uma empresa: a sua missão, o seu compromisso com a comunidade e o propósito da loja.

A gente sabe que é fácil acabar perdendo de vista a ideia de construir e elaborar a “missão de uma empresa”, ainda mais quando você precisa correr atrás de clientes, gerar leads, criar e lançar campanhas para as redes sociais, configurar o site da loja, escolher os produtos que deseja vender, encontrar fornecedores de qualidade e ainda por cima garantir o controle financeiro empresarial e organizar suas próprias finanças pessoais.

Aliás, se você está se aventurando pelo mundo do dropshipping com o Oberlo e a Shopify, que tal dar uma conferida no vídeo abaixo? Ele vai te mostrar como encontrar fornecedores de confiança no app do Oberlo:

Todos esses elementos são importantes para o sucesso de uma loja ou de um empreendimento online; no entanto, para construir uma marca relevante, sólida e capaz de durar um bom tempo no mercado, você também precisa definir aqueles três pilares que mencionamos lá no início: missão visão e valores.

Esses três elementos têm alguns propósitos bem legais: eles servem como mensagens de alta relevância para clientes e parceiros interessados em trabalhar com você; como um lembrete para você e para a sua equipe naqueles dias, meses ou anos em que as coisas não saem de acordo com o planejamento; e também como um guia para construir uma marca capaz de gerar bons lucros.

No post de hoje a gente vai falar sobre os valores de uma empresa, a missão de uma empresa e a visão de uma empresa. Vamos mostrar qual é a diferença entre cada um desses elementos, explicar os motivos pelos quais eles são tão relevantes e, claro, também vamos compartilhar alguns exemplos inspiradores.

Vamos lá?

O que é a missão de uma empresa?

Antes de mostrarmos os exemplos de missão visão e valores, precisamos começar com algumas definições básicas.

A missão de uma empresa é uma declaração, sempre bem concisa e objetiva, que compartilha o propósito, o foco principal e os objetivos da marca. Geralmente conta também com uma breve descrição dos serviços que a empresa presta (ou os produtos que ela vende) e a relevância desses serviços e itens para a comunidade.

O que é a visão de uma empresa?

A visão de uma empresa é uma segunda declaração, igualmente pequena e inspiradora, que relata as ambições e aspirações da marca: aquilo que ela deseja realizar, o tipo de história que quer construir e de que forma quer ser lembrada pelos clientes.

Dentro da tríade “missão visão e valores”, a visão de uma empresa é aquela luz que guia os novos funcionários, orienta a tomada de decisões importantes e atrai clientes engajados.

O que são valores de uma empresa?

Os valores de uma empresa são as crenças e os princípios éticos que orientam as ações da empresa, a forma como ela se posiciona publicamente, as parcerias que ela busca – seja com um digital influencer ou com outras marcas – e a forma como ela constrói ou adquire os itens que vende em seu site.

Qual é a diferença entre missão, visão e valores?

Se essas explicações separadas sobre os valores de uma empresa, a missão de uma empresa e a visão de uma empresa ficaram meio confusas, aqui vai um resumo bem descomplicado:

O que a sua empresa quer alcançar? Como? E por quê?

A missão é o “o quê?”, a visão é o “como?” e os valores são o “por quê?”.

Também é importante lembrar que a declaração de missão de uma empresa inclui aquilo que a empresa faz – ou seja, quais são as ações que ela realiza, seja vender, prestar serviços ou comprar produtos usados – e os objetivos que ela quer alcançar.

A visão de uma empresa explica como ela pretende chegar aonde quer chegar.

E a visão de uma empresa responde o motivo pelo qual ela quer atingir esses resultados.

Minha empresa precisa de missão, visão e valores?

Será que você precisa mesmo construir uma página para apresentar as suas declarações de missão visão e valores no site da loja? Mesmo se você acabou de abrir um negócio?

Sim! E sabe por quê?

A declarações de missão visão e valores podem ajudar você a organizar e planejar as próximas etapas da sua loja, garantir que as decisões tomadas sejam sempre consistentes e que você não se desvie dos seus objetivos.

Isso também vai ajudar (e muito) na hora de construir uma marca sólida – e garantir que os clientes priorizem a sua loja e não os seus concorrentes.

Exemplos de missão, visão e valores

Os 11 exemplos que separamos para a nossa lista vêm, como você vai ver, de empresas e lojas bem conhecidas no mercado nacional e internacional.

Nós as escolhemos por dois motivos: primeiro, porque muitas delas apresentam suas declarações de missão visão e valores em um único espaço e em um só texto – algo que você pode replicar sem problemas na sua loja; e, segundo, porque essas declarações são tão completas e bem-escritas que vale a pena usá-las como inspiração.

11 exemplos inspiradores de missão, visão e valores de uma empresa (com explicações)

1. Missão, visão e valores da Uber

Missão, visão e valores da Uber

A Uber é um excelente exemplo para empreendedores e empreendedoras que querem elaborar uma mensagem de missão visão e valores sem precisar, para isso, criar uma nova página dedicada no site da loja.

A visão de uma empresa, afinal – bem como seus valores e sua visão – podem ser descritos na página “Quem somos”. E é exatamente isso que a Uber fez.

No “Quem somos” da empresa, você vai encontrar a seguinte mensagem:

Criamos oportunidades ao colocar o mundo em movimento

Quando as pessoas têm mobilidade, tudo é possível. As oportunidades surgem, as portas se abrem e os sonhos se tornam realidade. Nossa tecnologia, que começou como uma simples forma de pedir viagens ao toque de um botão, já possibilitou bilhões de conexões entre pessoas no mundo todo.

É simples, cativante e manda uma mensagem poderosa: a Uber não só ganhou popularidade por conta da simplicidade e do conforto oferecidos pelo aplicativo como também já promoveu bilhões de encontros e conexões entre pessoas no mundo inteiro.

2. Missão, visão e valores da Nike

Missão, visão e valores da Nike

A Nike, por outro lado, é um exemplo de uma marca que preferiu investir em uma importante declaração de missão de uma empresa em vez de elaborar uma mensagem unificada de missão visão e valores.

E essa escolha também traz algumas vantagens bem interessantes. A principal delas é que a empresa foi capaz de montar toda a sua identidade visual e o próprio tom de voz da marca de acordo com essa missão.

No site da Nike, há uma página dedicada que ainda conta apenas com a tradução para o português europeu – mas a mensagem é clara:

A nossa missão é proporcionar inspiração e inovação a todos os atletas* do mundo.

*Você tem um corpo? Então pode se considerar um atleta.

Curta, direto ao ponto e incrivelmente poderosa, a declaração da Nike funciona porque é inclusiva e combate logo de cara a hipótese preconceituosa de que uma marca com tênis de corrida e roupas atléticas não teria espaço para pessoas normais, que possuem corpos que fogem ao padrão do que é tradicionalmente considerado “atlético”.

E essa mensagem, claro, está no centro de tudo o que a Nike faz.

3. Missão, visão e valores da Adidas

Missão, visão e valores da Adidas

Outro exemplo bem legal é o da Adidas, que aplicou a ideia de uma declaração de valores de uma empresa à comunidade adidas Runners, uma iniciativa mundial para quem quer começar a correr longas distâncias.

Projetada para auxiliar corredores de todos os níveis em todos os quatro cantos do mundo, a comunidade adidas Runners promove uma cultura própria de apoio, superação e trabalho em comunidade – algo que fica bem claro na declaração de valores da marca:

A comunidade adidas Runners pauta-se por importantes valores que marcam a nossa identidade global. Adotamos a cultura de running urbano local, garantimos que as nossas ações têm um propósito e um significado afetando diretamente as pessoas e os lugares ao nosso redor, adquirimos a capacidade de nos transformarmos como indivíduos e runners e fornecemos as ferramentas que permitem essa transformação nos outros. Por tudo isto, mantemos a comunidade no centro de tudo o que fazemos. [...] Em última instância, a nossa missão é incutir ativamente uma noção de empoderamento em todos os nossos runners.

O mais legal é que a página de onde retiramos o trecho acima também vem com quatro vídeos bem inspiradores onde alguns capitães adidas Runners contam o que a comunidade significa para eles.

4. Missão, visão e valores da Lupo

Missão, visão e valores da Lupo

A Lupo, totalmente brasileira e reconhecida no setor de moda íntima e roupas esportivas, seguiu um caminho mais tradicional e optou por criar uma página dedicada às declarações de missão visão e valores da marca.

Missão: ser um time obstinado em prever e atender as necessidades dos clientes e consumidores sempre agregando valores.

Visão: ser marca líder e inspirar paixão em quem produz e em quem usa.

Valores: honestidade, respeito e dedicação.

Viu? Você não precisa criar declarações super completas: às vezes, bastam algumas linhas para deixar a sua mensagem bem clara.

5. Missão, visão e valores da Shopify

Missão, visão e valores da Shopify

A declaração de missão e valores da Shopify é como a da Uber: está inserida dentro da página “Quem somos” da empresa.

É uma mensagem realmente inspiradora – e conquistou um lugar na nossa lista porque vai direto ao ponto:

Nossa missão: tornar o comércio melhor para todos

Nós ajudamos as pessoas a conquistar independência, fazendo com que seja mais fácil começar, gerenciar e expandir um negócio. Nós acreditamos que o futuro do comércio conta com mais vozes, não menos pluralidade. Por isso, estamos diminuindo os obstáculos para que as pessoas tenham o próprio negócio, para tornar o comércio melhor para todos.

Ou seja: a Shopify existe para empoderar pequenos negócios e auxiliar empreendedores e empreendedoras que querem começar um negócio online.  É uma marca que existe para inspirar e ajudar, e essa mensagem fica explícita na declaração de missão e valores que compartilhamos aqui em cima.

6. Missão, visão e valores da Dafiti

Missão, visão e valores da Dafiti

A declaração de missão visão e valores da Dafiti é bem interessante porque foge um pouco dos moldes mais tradicionais, como aqueles que vimos no site da Lupo.

O interessante da Dafiti é que a missão da loja é explicitada logo no início da página “Quem somos” da marca:

Somos mais do que uma empresa de moda. 

Somos um time de inconformados que respira tecnologia para reinventar o negócio da moda. 

As declarações de visão e valores, no entanto, vêm distribuídas em seis blocos de texto que descrevem o funcionamento da marca, os recursos e as vantagens exclusivas que a Dafiti oferece e muito mais.

Desse modo, a marca consegue consolidar em um único espaço todas as informações relevantes sobre sua própria jornada para clientes, parceiros e investidores.

7. Missão, visão e valores da Magazine Luiza

Missão, visão e valores da Magazine Luiza

A Magazine Luiza optou por seguir um modelo mais tradicional e, assim como a Lupo, criou uma página dedicada para as declarações de visão missão e valores da marca.

O grande diferencial da marca, no entanto, é que ela também fez questão de estabelecer a sua própria cultura de marca, que conta com 15 pontos que orientam as práticas recomendadas e estabelecidas dentro da loja.

A missão da Magazine Luiza também é bastante relevante, e vale a pena conferir – especialmente se você já está trabalhando no e-commerce:

Ser o grupo mais inovador do varejo nacional, oferecendo diversas linhas de produtos e serviços para a família brasileira. Estar presente onde, quando e como o cliente desejar, seja em lojas físicas, virtuais ou online. Encantar sempre o cliente com o melhor time do varejo, um atendimento diferenciado e preços competitivos.

Preços competitivos, atendimento diferenciado e presença sempre constante: esses são os três pilares que suportam, há tantos anos, o sucesso da Magazine Luiza.

8. Missão, visão e valores da Samsung

Missão, visão e valores da Samsung

A Samsung merece um lugar na nossa lista com os 11 melhores exemplos de marcas que criaram boas declarações de missão, visão e valores por um motivo bem simples: ela revolucionou o modelo de três pilares que discutimos neste post para criar a “filosofia da empresa”.

A filosofia da Samsung contém não só a visão da empresa, mas também os valores que definem a essência da marca. Esses valores estão divididos em seis elementos: pessoas, excelência, mudança, integridade e prosperidade mútua – e contribuem para que a empresa possa exercitar sua própria filosofia:

A Samsung segue uma filosofia de negócios simples: dedicar seu talento e tecnologia para criar produtos e serviços superiores que contribuem para uma melhor sociedade global. Para alcançar isso, a Samsung dá grande importância para seus profissionais e tecnologias.

Com uma mensagem que prioriza a sociedade global e os profissionais que trabalham para a marca, a Samsung consegue fazer algo que é raro em empresas de grande porte: construir uma presença humana e real.

9. Missão, visão e valores do Itaú

Missão, visão e valores do Itaú

O Itaú construiu uma declaração de missão, visão e valores que segue a mesma proposta da Samsung. Na página “Quem somos” da empresa, chama atenção logo o título utilizado: “O banco que mais investe em gente”.

O texto que se segue também é bem interessante, pois vai misturando a missão e os valores do Itaú à própria história de fundação do banco. É uma maneira sutil e comovente de revelar mais sobre a marca a possíveis clientes e pessoas interessadas, e pode funcionar muito bem em e-commerces de pequeno e médio porte.

10. Missão, visão e valores da Quem disse, Berenice?

Missão, visão e valores da Quem disse, Berenice?

A Quem disse, Berenice? ganhou os corações de mais de 3 milhões de clientes em todo o Brasil, e não é à toa. Quando surgiu, a marca representou uma verdadeira revolução no mundo dos cosméticos e skincare, adotando desde cedo uma postura inclusiva e celebrando, sempre, as peles e os corpos diversos que temos por aqui.

E é esse aspecto da história da marca que o Grupo Boticário, a empresa-mãe da Quem disse, Berenice?, resolveu destacar:

QUEM DISSE, BERENICE?

quem disse, berenice? nasceu em 2012 para questionar e ampliar os conceitos sobre maquiagem. Com a essência da liberdade, a marca inspira e provoca as mulheres a expressarem suas individualidades livremente por meio de um portfólio completo de produtos para rosto, olhos, boca e perfumaria.

Inovação, revolução, questionamento e liberdade: essas quatro palavras descrevem muito bem a marca, e estão presentes na declaração acima.

11. Missão, visão e valores do Google

Missão, visão e valores do Google

Para encerrar a nossa lista, o Google – que traz um exemplo bem nítido de como é possível resumir, às vezes em uma frase só, os valores, a missão e a visão de uma empresa.

O legal da mensagem é que ela consegue destacar alguns conceitos-chave para o funcionamento do Google:

  • o lado organizacional, que se vê nos inúmeros recursos, soluções e aplicativos criados pela empresa;
  • o acesso universal a informações;
  • o compartilhamento de recursos e dados que sejam úteis para todos nós.

É simplesmente brilhante, e funciona muito bem.

Conclusão: a importância de definir os valores, missão e visão de uma empresa

Uma declaração de missão, visão e valores pode fazer maravilhas para a sua marca – especialmente se você conseguir construir uma mensagem cativante, inspiradora, simples e objetiva.

Gostou? Então aqui vai uma dica:

Quando começar a colocar as suas ideias no papel, concentre-se primeiro nos valores que estão no centro da sua marca e daquilo que você quer realizar. Depois, pense um pouco sobre o impacto que você quer causar e o tipo de experiência que você quer proporcionar aos seus clientes.

E, se precisar de alguma ajuda, a gente está sempre por aqui.

E aí, você quer saber mais sobre como estabelecer os valores e a missão de uma empresa? Já tem a sua própria declaração de missão visão e valores? Fala com a gente aqui nos comentários!

Missão, visão e valores: resumo de marcas inspiradoras

  • Uber: um bom exemplo de como inserir a missão de uma empresa e a visão de uma empresa na página “Quem somos”.
  • Nike: exemplo de como colocar a declaração de missão de uma empresa no centro de todos os demais esforços de publicidade e crescimento.
  • Adidas: um exemplo de como aplicar os valores de uma empresa a iniciativas paralelas, como as comunidades de clientes.
  • Lupo: exemplo de como elaborar as declarações de missão visão e valores de forma mais tradicional.
  • Shopify: exemplo para quem quer construir uma declaração de missão de uma empresa concisa e que vá direto ao ponto.
  • Dafiti: exemplo de como adaptar as declarações de valores de uma empresa (e a visão de uma empresa) da forma que funcionar melhor para a identidade da loja.
  • Magazine Luiza: exemplo de como incluir uma declaração sobre a cultura da marca junto aos valores e à missão de uma empresa.
  • Samsung: exemplo de como estabelecer uma filosofia própria para a empresa.
  • Itaú: exemplo de como criar uma declaração de valores de uma empresa que apresenta, também, a história da marca.
  • Quem disse, Berenice?: um bom exemplo de como destacar os traços únicos e as proposições de valor da marca na declaração de missão da empresa.
  • Google: exemplo de como resumir (e resumir bem) a visão de uma empresa em uma só frase.

Quer saber mais?

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