Skip to content

Melhor horário para postar no Instagram em 2021

Artigo por Time Oberlo

Quer saber qual é o melhor horário para postar no Instagram e aumentar o alcance das suas publicações? Leia nosso post e descubra!

Para muitos negócios, o Instagram é como a vitrine da loja, e uma boa quantidade de clientes gosta de ficar de olho nela. Afinal, só o fato de uma loja virtual ser bonita e ter os melhores produtos não garante um bom número de visitas. É preciso fazer uma boa divulgação, e é por isso que os empreendedores gostam de recorrer às redes sociais.

Acontece que o marketing digital é cheio de detalhes, e pequenos deslizes podem prejudicar uma estratégia. Por isso, é importante saber qual o melhor horário para postar no Instagram, já que, dependendo do horário em que você faz uma postagem, o alcance inicial dela pode ser afetado.

Nós queremos muito que você tenha sucesso com sua loja virtual, e sabemos o quanto é importante fazer um bom trabalho no Instagram para alcançar esse objetivo.

É por isso que vamos mostrar para você quais são os melhores horários para postar no Instagram. Vamos explicar também o que você precisa fazer para descobrir os melhores horários e alcançar sua audiência.

Gostou? Então leia até o final para não perder nossas dicas!

Por que é importante conhecer os melhores horários para postar no Instagram?

Antes de falarmos sobre o melhor horário para postar no Instagram, vale a pena pensarmos um pouco na importância de prestar atenção neste tópico.

Acompanhe o raciocínio: se o alcance inicial da publicação é baixo, o engajamento vai ser menor. Se o engajamento é baixo, o Instagram entende que a publicação não é tão interessante. Com isso, a tendência é que a plataforma limite ainda mais o alcance, já que o objetivo dela é exibir apenas conteúdos que sejam interessantes para o usuário.

É claro que o horário de postagem nas redes sociais não é o único fator importante. O conteúdo publicado deve ser de qualidade para que a audiência comente, compartilhe ou pelo menos toque o dedo no coraçãozinho. No entanto, mesmo que o conteúdo seja de qualidade, ele deve ser postado num horário adequado para que o alcance inicial seja o maior possível.

Está vendo o quanto é importante saber qual o melhor horário para postar no Instagram? Se o engajamento for bom nas primeiras horas, a publicação provavelmente chegará a um número cada vez maior de pessoas.

E você já sabe o que acontece com quem é bastante visto, né? Quanto mais as pessoas veem sua marca, mais elas vão se lembrar dela. Aí, quando precisarem de um produto que sua loja vende, elas vão procurar seu e-commerce.

Dica: quer saber como aumentar o engajamento da sua audiência? Veja o vídeo a seguir com 5 dicas para engajar os clientes sem perder tempo e dinheiro.

Com um bom engajamento, você vai aumentar a quantidade de visitas na sua loja e, o melhor de tudo, também vai conseguir aumentar seu faturamento.

E esse é o objetivo, não é mesmo? Então agora é hora de darmos uma olhada em um estudo que mostra os melhores horários para postar no Instagram.

Qual o melhor horário para postar no Instagram?

Existem diversos estudos que indicam qual o melhor horário para postar no Instagram, mas lembre-se de que sua audiência tem particularidades que não podem ser deixadas de lado. É por isso que você precisa ler o post até o final para aprender a definir o melhor horário de postagem para seu público, ok?

Inclusive, em 2020, o comportamento online de empresas e consumidores mudou bastante. As redes sociais se tornaram muito mais importantes quando as pessoas passaram a se isolar fisicamente de amigos, parentes e colegas de trabalho.

Esse é só um exemplo que mostra que os hábitos online de pessoas e empresas é bem dinâmico. Por isso, você precisa prestar atenção no que está acontecendo no ambiente digital para se adaptar sempre que for preciso.

O melhor horário para postar no Instagram de acordo com a Sprout Social

Olhando para esse cenário de mudanças, a Sprout Social, uma plataforma de gerenciamento de mídias sociais, reuniu dados para descobrir quais são os melhores horários para postar em cada rede social — aliás, vale destacar que houve mudanças em 2021 em relação ao ano de 2020.

De acordo com o estudo, estes são os melhores horários para postar no Instagram em 2021:

  • de segunda a sexta-feira às 11h;
  • terça-feira, das 11h às 14h.

O estudo da Sprout Social mostrou que terça-feira é o melhor dia da semana para publicar no Instagram, enquanto o domingo é o pior.

Aqui tem um detalhe importante: o horário de 11h se refere ao fuso horário do seguidor. Por isso, você precisa considerar onde a sua audiência está localizada. Se ela está distribuída por todo o Brasil, por exemplo, lembre-se de considerar que nosso país tem quatro fusos horários.

Se você tem uma loja virtual com clientes que moram em países distantes, seu perfil poderá ser bastante acessado até durante a madrugada.

Dica: quer entender melhor os fusos horários no Brasil? Nós explicamos essa questão no nosso post sobre o melhor horário para postar no TikTok. Dá uma olhadinha lá!

Está achando que os fusos horários complicam um pouco as coisas? Não se preocupe, porque as dicas do tópico seguinte vão ajudar você a definir o melhor horário para postar no Instagram.

Como descobrir os melhores horários para postar no Instagram

Concorda que a audiência de cada negócio tem características bem específicas? Dependendo das suas escolhas de produtos para vender, o público atraído será diferente.

Na verdade, vários fatores podem afetar o horário em que essas pessoas acessam as redes sociais, de modo que você precisa saber analisar seu público para definir qual o melhor horário para postar no Instagram.

Para isso, um bom começo é conhecer melhor sua persona.

Melhores horários para postar no Instagram: conheça sua persona

Persona é um personagem semifictício que representa o cliente ideal. Para definir a persona da sua loja, olhe para sua audiência e procure descobrir qual é o gênero predominante.

Escolha um nome para esse personagem e, depois, visite os melhores bancos de imagens para escolher a foto de uma pessoa a fim de tornar a persona mais real. Defina também qual é a idade, a formação e a profissão da persona, e pense no problema que ela está enfrentando (problema este que pode ser resolvido com os produtos da sua loja).

Reúna todas essas informações em um documento de texto. Assim, você terá um direcionamento melhor para elaborar uma boa estratégia de comunicação no Instagram e descobrirá com maior facilidade quais são os horários em que sua audiência costuma usar a rede.

Melhores horários para postar no Instagram: use o Instagram Insights

Para conhecer melhor sua audiência e definir qual o melhor horário para postar no Instagram, vale a pena utilizar o Instagram Insights.

Dica: esse recurso está disponível somente no Instagram comercial. Leia nosso post sobre o assunto para saber como aproveitar as funcionalidades de um perfil profissional nessa rede!

Basta acessar o menu principal, que fica no canto superior direito, e tocar em “Informações”. Depois você verá a opção “Público”, e é só dar um toque nela.

Fonte: TechTudo

Depois de clicar em “Público”, você verá esta tela:

Fonte: TechTudo

Aqui, inclusive, há informações de faixa etária e gênero que podem ser úteis para você elaborar sua persona.

Mas perceba, um pouco mais abaixo, que existe uma sessão chamada “Seguidores”, e, nela, há as opções “Horas” e “Dias”. Com a primeira opção, você pode selecionar o dia da semana e ver em quais horários seus seguidores estão mais ativos no Instagram.

Se você quiser, dá para ver também em quais dias da semana sua audiência mais usa a rede. Para isso, é só usar a opção “Dias”.

Fonte: TechTudo

Muito legal, né? Com a ajuda dessa ferramenta, você não fica dependendo só de estudos que não consideram as características da sua audiência. Usando essas informações, você consegue descobrir o melhor horário para postar no Instagram com uma chance muito maior de acerto.

Acontece que, mesmo usando o Instagram Insights, você ainda precisa fazer mais uma coisa.

Melhores horários para postar no Instagram: faça testes

Quando uma fabricante de carros cria um modelo novo, o que ela faz? Testes, muitos testes. Assim, eles conseguem ver quais melhorias são necessárias, e o mesmo vale para uma estratégia de marketing de conteúdo.

Qualquer profissional de marketing, por mais experiente que seja, não tem todas as respostas de imediato. As pessoas que trabalham nessa área fazem muitos testes para ver como está o desempenho das campanhas, e você também precisa fazer testes para descobrir qual o melhor horário para postar no Instagram.

Por isso, crie uma planilha para você acompanhar detalhes como horário, tipo de conteúdo, curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos. 

Veja um modelo desse tipo planilha:

Fonte: Bumelab

Percebe como esse acompanhamento pode ser útil? Com ele, dá para monitorar o desempenho das postagens e fazer ajustes conforme você achar que é necessário.

Melhor horário para postar no Instagram: conclusão

O melhor horário para postar no Instagram de segunda a sexta-feira é 11h. No entanto, é importante usar o Instagram Insights para analisar sua audiência a fim de conhecer o comportamento dela e entender qual horário seria o melhor no seu caso.

É claro que o Instagram é só uma parte da sua estratégia. Faça nosso curso de marketing digital gratuito e em português e veja como aumentar as vendas da sua loja virtual!

Quer saber mais?

Conteúdos relacionados