Skip to content
Melhor horário para postar no Facebook em 2021 | Oberlo

Melhor horário para postar no Facebook em 2021

Artigo por Time Oberlo

A sua meta é saber qual é o melhor horário para postar no Facebook em 2021 e aumentar seu alcance nessa rede? Leia o post e descubra agora mesmo!

Você criou ou está planejando criar uma loja de e-commerce? Então tenha em mente que não adianta ter um site bonito e os melhores produtos para vender se não houver tráfego. 

Ou seja: é preciso atrair potenciais clientes para sua loja, e uma forma de fazer isso é usar as redes sociais para se comunicar com sua audiência.

Acontece que essa comunicação precisa ser feita de maneira estratégica, e isso inclui saber qual o melhor horário para postar no Facebook. É isso mesmo: o dia e o horário que você escolhe para fazer suas publicações impactam o desempenho delas, e nós vamos explicar neste post por que isso acontece.

Você verá também quais são os melhores horários para postar no Facebook, e como usar o Facebook Business para descobrir os horários em que seus seguidores mais acessam essa rede social.

E veja que interessante: existem outros fatores ainda mais importantes que os melhores horários para publicar nas redes sociais, e nós também vamos falar um pouco sobre eles.

Gostou da ideia de melhorar seu alcance no Facebook? Então leia o post até o final!

Por que é importante conhecer os melhores horários para postar no Facebook?

Descobrir qual o melhor horário para postar no Facebook pode ajudar você a melhorar o tráfego orgânico na sua página.

Não ficou claro? Acompanhe o raciocínio: assim que você faz uma publicação, o Facebook começa a exibi-la para alguns seguidores — na verdade, para uma quantidade bem pequena de pessoas.

Dependendo de como essas pessoas interagem com a publicação, a plataforma tira conclusões a respeito da qualidade do conteúdo. Se o Facebook entender que vale a pena mostrar a postagem para mais pessoas, ele fará isso e o alcance será maior.

Por outro lado, se o Facebook achar que a publicação não é relevante ou não vai agradar a audiência, o alcance é limitado. Mas o que o horário de postagem tem a ver com isso?

Bem, se você fizer a publicação em um horário em que uma boa quantidade de seguidores está usando o Facebook, o alcance inicial poderá ser maior. Se nesses momentos iniciais o engajamento for bom, provavelmente o alcance nas horas seguintes será maior.

Aí o resto você já sabe: quanto mais pessoas visualizarem a publicação e interagirem com ela, mais perto você estará de alcançar seus objetivos — por exemplo, fixar sua marca na mente da audiência, mostrar que você é autoridade no seu nicho, divulgar seus produtos e, claro, ganhar dinheiro no e-commerce.

É por isso que vale a pena se informar sobre os melhores horários para postar no Facebook.

Qual o melhor horário para postar no Facebook?

Qual o melhor horário para postar no Facebook?

Nós vamos mostrar para você os melhores horários para postar no Facebook de acordo com os estudos da Sprout Social, uma empresa de software para gerenciamento de redes sociais, e da Mentionlytics, que ajuda no gerenciamento da reputação de marca. Mas antes é importante entender alguns pontos.

Primeiro, lembre-se de que os estudos a respeito desse assunto consideram públicos bem variados. Por isso, certos horários talvez não se apliquem no caso da sua audiência especificamente.

Além disso, o comportamento de alguns públicos pode mudar dentro de pouco tempo. Por exemplo, no primeiro semestre de 2020, o isolamento social fez pessoas do mundo todo mudarem sua forma de usar as redes sociais.

Muita gente passou a trabalhar em home office e a se isolar de amigos e parentes, o que tornou as redes sociais ainda mais presentes na vida das pessoas. Mas hoje as coisas já mudaram de novo.

Por exemplo, as lives no Instagram, que estiveram tão em alta, acabaram perdendo força — embora, claro, elas continuem sendo uma boa maneira de manter contato com a audiência.

Que conclusão podemos tirar ao vermos todas essas mudanças? Concluímos que é preciso prestar atenção na audiência para acompanhar o comportamento dela.

Quando se trata do melhor horário para postar no Facebook, é importante considerar também a questão do fuso horário. Afinal, os horários apontados em estudos levam em conta o ponto de vista do seguidor.

Por isso, se sua base de fãs inclui pessoas que estão em mais de um fuso horário, considere essa variável na hora de definir sua estratégia, combinado?

Dica: para entender melhor como lidar com os fusos horários, confira nosso artigo sobre o melhor horário para postar no TikTok.

Ah, e não se prenda aos dados dos estudos, certo? Eles dão um norte, mas não são um mapa completo, de modo que você precisa descobrir os melhores horários para sua audiência. Mas não se preocupe, porque daqui a pouco vamos explicar como se faz isso.

Então, vamos lá? Começaremos pelo estudo da Sprout Social.

Os melhores horários para postar no Facebook de acordo com a Sprout Social

O estudo da Sprout Social publicado em 2021 trouxe este gráfico que mostra qual o melhor horário para postar no Facebook em cada dia da semana:

estudo da Sprout Social

Os quadros mais escuros indicam um engajamento mais intenso, enquanto os mais claros indicam um engajamento mais fraco. Com base nisso, podemos concluir que os melhores horários para postar no Facebook são:

  • segunda-feira das 9h às 12h;
  • terça-feira das 9h às 14h;
  • quarta-feira das 9h às 14h;
  • quinta-feira das 11h às 12h;
  • sexta-feira das 9h às 14h;
  • o engajamento não é bom no final de semana.

Os melhores horários para postar no Facebook de acordo com a Mentionlytics

O estudo que a Mentionlytics fez em 2020 indicou que os melhores horários para postar no Facebook são:

  • de segunda a sexta-feira das 9h às 15h;
  • na quarta-feira às 11h e das 13h às 14h.

Eles perceberam também que antes das 7h e depois das 17h o engajamento não é tão bom no Facebook. Além disso, os domingos são os piores dias da semana para publicar.

Melhores horários para postar no Facebook - Oberlo

Agora você já conhece os melhores horários para postar no Facebook de acordo com dois estudos. Mas será que esses horários vão funcionar para seu negócio e ajudar você a vender mais?

Talvez não funcionem, já que esses estudos foram feitos com pessoas que provavelmente são bem diferentes da sua audiência.

Por isso, veja a seguir como descobrir qual o melhor horário para postar no Facebook.

Como descobrir o melhor horário para postar no Facebook?

O Facebook Business oferece ferramentas que ajudam muito quem administra perfis comerciais na plataforma. Uma delas é o Audience Insights, que dá detalhes sobre a sua audiência — sim, a sua especificamente.

Mas preste atenção em um detalhe: essa funcionalidade só está disponível em perfis comerciais. Algumas pessoas usam perfis comuns para suas empresas, talvez por conta da possibilidade de enviar solicitações de amizade, o que supostamente ajudaria a aumentar o número de seguidores.

Acontece que essa não é a coisa certa a fazer. Primeiro porque os termos de uso do Facebook não permitem isso; e, em segundo lugar, porque as pessoas que acompanham sua página precisam fazer isso de própria vontade, e não porque você enviou uma solicitação de amizade para elas.

Além disso, um perfil comercial tem acesso a inúmeras funcionalidades que ajudam a elaborar, executar e ajustar uma estratégia de marketing digital, o que inclui descobrir qual o melhor horário para postar no Facebook. Por isso, o primeiro passo é criar um perfil comercial para seu negócio.

Dica: acesse nosso guia completo do Facebook Business e veja como criar um perfil comercial no Facebook.

Depois, dê os dois passos a seguir.

1. Descobrir o melhor horário para postar no Facebook: acesse o Audience Insights

Depois que sua página começar a ganhar seguidores, você já poderá usar o Audience Insights. Acesse o Facebook Business, clique em “Mais ferramentas” no menu esquerdo e, depois, em “Ver Página”.

Esses passos vão levar você à sua página, e lá você deverá clicar em “Insights” no menu que fica na parte de cima da tela:

Depois, clique em "Publicações".

Então você verá em quais dias e horários sua audiência mais acessa o Facebook.

Viu que legal? Dessa forma, você descobre em que horários sua audiência está online na rede, o que ajuda a definir o melhor horário para postar no Facebook. Mas sua investigação não pode parar por aí.

2. Descobrir o melhor horário para postar no Facebook: faça testes

Assim que você souber em quais horários seu público mais usa o Facebook, é importante testar para ver se esses horários são mesmo bons para publicar conteúdos. Para fazer um bom controle, vale a pena montar uma planilha simples como esta:

Fonte: Bumelab

Isso significa que descobrir o melhor horário para postar no Facebook é um trabalho que leva algum tempo. Afinal, você precisa testar vários horários e comparar os resultados.

Mesmo depois que você encontrar o horário ideal, continue acompanhando o desempenho das publicações, já que às vezes pode ser preciso fazer ajustes na sua estratégia.

O melhor horário para postar no Facebook não é o único fator importante

Agora você já sabe como se faz para descobrir qual o melhor horário para postar no Facebook. Mas não se engane achando que só esse fator já vai garantir o sucesso da sua estratégia de marketing de conteúdo.

Não importa a plataforma — rede social, site, blog, canal no YouTube etc —, a qualidade do conteúdo é primordial. A audiência precisa se identificar com a publicação e ver que ela é útil, seja para informar, ensinar ou divertir.

Por isso, faça um bom planejamento, o que inclui definir uma persona — personagem semifictício que representa seu cliente ideal. Produza conteúdo pensando nas necessidades e nos interesses dela.

Esse cuidado com a qualidade tem um grande peso na decisão do seguidor de curtir, comentar e compartilhar, afetando o alcance do conteúdo.

Aqui, é interessante destacar uma característica presente no algoritmo do Facebook, do Instagram e de outras redes sociais. Quando um seguidor demonstra interesse nas publicações de determinada empresa ou pessoa, o algoritmo começa a exibir mais postagens daquele perfil no feed da pessoa.

Esse é um dos motivos de o feed não mostrar publicações em ordem cronológica.

Se um seguidor costuma curtir as publicações da sua página, ele pode ver uma postagem sua de hoje e, daqui a pouco, uma de três dias atrás. Isso porque o Facebook vai mostrar suas publicações com maior frequência para as pessoas que já indicaram que gostam daquilo que você publica. 

Está aí mais um motivo para você produzir conteúdo de qualidade para conseguir um bom engajamento.

Dica: confira nosso post sobre o melhor horário para postar no Instagram!

Melhor horário para postar no Facebook: resumo

De acordo com a Sprout Social, o melhor horário para postar no Facebook é terça, quarta e sexta-feira das 9h às 14h. Segunda-feira das 9h às 12h e quinta-feira das 11h às 12h também são bons horários. Mas é importante consultar o Facebook Audience Insights para ver o horário ideal.

O que acha de continuar aprendendo sobre como usar as redes sociais e outros canais para vender mais? Faça nosso curso de marketing digital gratuito e em português!

Quer saber mais?

Conteúdos relacionados