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AliExpress dropshipping: guia completo para começar | Oberlo

AliExpress dropshipping: guia completo para começar agora

Artigo por Andrew Roach

É possível que você tenha chegado a este guia porque ainda tem algumas dúvidas sobre o modelo de dropshipping e como encontrar fornecedores e produtos para vender – e acha quase improvável que alguém consiga criar um empreendimento de sucesso com o AliExpress dropshipping.

Bom, nós também estamos aqui para fazer você mudar de ideia: você sabia que lojistas que adotaram o AliExpress como plataforma estão recebendo cerca de 50 mil pedidos (ou seja, quase 1 milhão e meio de dólares) por dia? Nada mal, não é mesmo?

Pronto, acho que a sua curiosidade já está a mil; hora de começarmos o guia.

AliExpress dropshipping: guia completo

O dropshipping é, atualmente, a melhor maneira de montar uma loja virtual. É por isso que, se você andou procurando sobre o tema, provavelmente já viu uma coisa ou outra sobre o AliExpress dropshipping com o – e isso não é à toa:

  • Em primeiro lugar, você não precisa ter muito dinheiro no bolso (inclusive, você pode até abrir um e-commerce no Brasil sem dinheiro algum);
  • O AliExpress dropshipping elimina a necessidade de ter uma loja física e de gerenciar um estoque; na verdade, você pode passar o resto da vida viajando pelo mundo e ainda assim ter um e-commerce de sucesso e uma bela renda extra;
  • Tudo o que você precisa aprender está disponível gratuitamente em cursos online. Basta acessar os inúmeros artigos, vídeos e outros materiais sobre o tema e pronto: você já saberá tudo o que precisa saber para continuar nesta empreitada.

Por que adotar o dropshipping com o AliExpress

Vamos supor que você acabou de decidir que vai abrir um e-commerce para ganhar dinheiro na internet. Que maravilha!

Mas… Quais são as próximas etapas? Bom, a maioria dos empreendedores escolherá o produto, procurará fornecedores adequados, pagará por altas quantidades do produto e arrumará a loja física para o lançamento. E só então tentará vendê-lo.

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O problema com esse modelo tradicional é que, muitas vezes, nós não sabemos o que vender – ou, mesmo que saibamos, não temos certeza se o produto venderá bem. Em outras palavras, é um empreendimento extremamente arriscado.

Vejamos um exemplo prático:

  • Helena comprou, por mil reais, 100 unidades de um produto;
  • Ela vendeu apenas 10 itens, o que resultou em um lucro de 200 reais;
  • Com esse pequeno lucro em mãos, Helena percebeu que o seu produto não é tão popular assim e decidiu fechar a loja;
  • Ela acaba a história com um prejuízo de 800 reais.

Na situação acima, Helena investiu mil reais, mas logo percebeu que o produto que havia escolhido não era popular o suficiente (ou ela simplesmente não encontrou o público certo). Por esse motivo, ela conseguiu lucrar míseros 200 reais – e acabou com um prejuízo de R$ 800.

Por outro lado, se Helena tivesse optado por um negócio lucrativo como o AliExpress dropshipping, ela teria lucrado R$100 mesmo que tivesse escolhido o produto errado:

  • Helena opta por usar o modelo de dropshipping, e portanto não precisa comprar nenhum produto antes de realizar a primeira venda;
  • Ela consegue vender apenas 10 itens, lucrando 200 reais;
  • Com esses 10 pedidos ainda pendentes, ela compra os produtos em questão com um de seus fornecedores e os envia diretamente para os clientes;
  • Como não conseguiu vender outras unidades, Helena decide que esse produto não é o ideal e parte para outro nicho ou produto;
  • Ainda assim, ela lucrou 100 reais.

As duas situações acima mostram como o AliExpress dropshipping pode influenciar positivamente o resultado de uma iniciativa comercial.

É claro que, num mundo ideal, Helena teria lucrado mil reais logo de cara naquele primeiro cenário. No entanto, não podemos nos esquecer de que muitos lojistas e empreendedores de primeira viagem costumam cometer esse erro: é comum, por exemplo, que algumas lojas virtuais passem meses sem realizar uma única venda.

É por isso que o AliExpress dropshipping é tão libertador: como ele elimina a necessidade de ter um produto em estoque antes de vendê-lo, você não precisa gastar dinheiro e tempo com o inventário da loja.

Se você ainda estiver desconfiado, por que não lê uma história de sucesso?

AliExpress dropshipping: como fazer?

Todo o mundo sabe que o AliExpress é um dos marketplaces mais populares para empreendedores e lojistas de e-commerce que utilizam o modelo de dropshipping, já que a plataforma chinesa permite importar as informações e imagens dos milhares de produtos que comercializa diretamente para as lojas de e-commerce de todo o mundo.

Além disso, os empreendedores e lojistas que fazem parte desse modelo de negócios também têm total liberdade para estipular os preços e taxas dos produtos – o que aumenta a concorrência e as margens de lucro.

Vale lembrar que, quando esse lojista realiza uma venda, tudo o que ele precisará fazer será comprar o produto em questão com o seu fornecedor do AliExpress dropshipping. Este, por sua vez, enviará a encomenda diretamente para a casa do cliente. Em outras palavras: o dropshipping com o AliExpress é simples, prático e seguro.

Por mais que os benefícios do AliExpress dropshipping já estejam bem claros, nós sabemos que pode ser um pouco complicado entender como esse processo realmente funciona. Por que não explicamos o passo a passo antes de continuarmos o nosso guia?

A primeira coisa que você precisa fazer, caso queira começar com o AliExpress dropshipping, é criar uma loja virtual em uma plataforma como a Shopify. Depois de configurar a sua loja, você poderá começar a importar os produtos do AliExpress – processo este que pode ser realizado com apps como o DSers, que sincronizam os dados e imagens e também notificam o empreendedor caso os preços dos produtos sofram alguma alteração.

Vale lembrar que o DSers, assim como outros apps, pode enviar códigos de rastreamento para os clientes, gerando uma experiência de usuário ainda mais positiva. Quando a sua loja receber uma encomenda, você precisará acionar o seu fornecedor e comprar o pedido em questão; o envio, é claro, fica por conta do fornecedor.

O infográfico abaixo ilustra esse mesmo passo a passo:

infográfico explicando como funciona o Oberlo

Preguntas mais frequentes sobre AliExpress dropshipping

Por mais que este guia tenha sanado algumas das suas dúvidas sobre o processo de AliExpress dropshipping, é bem provável que você ainda tenha outras questões borbulhando na sua cabeça. Isso é perfeitamente normal: o dropshipping não é, afinal, um modelo tradicional de e-commerce – e possui etapas que são realmente únicas.

Os clientes podem descobrir que os produtos vêm do AliExpress dropshipping?

Diferente dos outros marketplaces do mercado (como a Amazon, o eBay e o Mercado Livre), o AliExpress possui uma infraestrutura extremamente propícia ao modelo de dropshipping. Além disso, a grande maioria dos fornecedores cadastrados na plataforma chinesa está familiarizada com o modelo – e oferece serviços de qualidade e confiança.

A prova de que a popularidade do AliExpress dropshipping só tem aumentado pode ser encontrada nos números de apps como o DSers: a cada mês, os nossos usuários enviam mais de 2 milhões de pedidos – e milhares de novos lojistas e empreendedores se cadastram na nossa plataforma.

Nós sabemos que colocar o processo de envio dos produtos na mão de um fornecedor pode ser difícil; no entanto, os pacotes quase nunca são entregues com promoções ou faturas do fornecedor.

Se você preferir, também pode solicitar ao fornecedor que ele não inclua esse tipo de material nos pacotes ou optar pela opção de entrega premium do AliExpress, o ePacket. No entanto, lembre-se de é impossível evitar que o pacote contenha selos e etiquetas chinesas.

Por que alguém compraria na minha loja, se o AliExpress vende o mesmo produto a um preço menor?

AliExpress dropshipping: questões de preço

Simples: porque a sua marca é mais confiável. Afinal de contas, você possui (ou está em vias de possuir) uma estratégia infalível de marketing digital e uma marca que atende às expectativas e interage com os seus clientes nas redes sociais.

É possível que, além disso tudo, você também esteja oferecendo serviços e conteúdos exclusivos em seu blog, que não só fidelizam os seus clientes mas também ajudam a construir uma verdadeira relação de afeto e confiança.

Também é importante lembrar que lojistas e empreendedores compram produtos com fornecedores dropshipping a preços mais baratos há décadas, bem antes de o AliExpress dropshipping existir. É uma prática extremamente comum, utilizada por muitas lojas físicas.

Mas, no mundo do dropshipping, é importante escolher as suas batalhas com cuidado – pois algumas estratégias podem gerar prejuízos sérios para a sua loja. Por exemplo, jamais tente competir com base nos preços, especialmente se você vender produtos que custam menos de 100 reais.

O prazo de entrega do AliExpress dropshipping é muito longo e meus clientes não querem esperar. O que eu faço?

Isso possivelmente é mais um medo seu do que uma preocupação dos seus clientes. Se você listar os prazos de entrega no seu site, não há com o que se preocupar: os clientes farão as compras cientes do tempo que precisarão esperar até que os produtos cheguem às suas casas.

Por mais que você não precise estipular valores super competitivos no momento da precificação de produtos, a parceria com fornecedores do AliExpress pode ajudar a criar promoções e preços mais interessantes do que os que são anunciados no mercado – e quem não está disposto a esperar um pouquinho mais pela entrega se estiver pagando menos?

Lembre-se: o Alibaba já conseguiu arrecadar 74 bilhões de dólares em um só dia; parece que os clientes não estão muito preocupados com o prazo de entrega, não é mesmo?

A sua tarefa, enquanto empreendedor, é tornar clara a sua política de envio e os prazos de entrega do seu produto – exibindo essas informações em locais de destaque no site e nos e-mails marketing para os clientes.

É verdade que algumas pessoas desistirão da compra quando se depararem com essas informações; mas você verá um número ainda maior de clientes que simplesmente não se importam com isso.

Uma outra maneira de tornar o processo de espera mais agradável é oferecer um frete gratuito para os produtos. Muitas vezes, essa tática já indica aos clientes que o produto demorará um pouquinho mais do que o normal para chegar.

Além disso, o ePacket – a opção de entrega premium do AliExpress – já ajuda a reduzir o tempo de entrega daqueles temidos 60 dias. Por isso, sempre que possível, escolha essa opção.

Como escolher fornecedores confiáveis no AliExpress

Como o modelo de AliExpress droshipping impossibilita que você, lojista, possa ver o produto e avaliá-lo pessoalmente, é fácil perder o controle de uma etapa tão importante para o sucesso da sua loja: a experiência do cliente.

Se o seu objetivo é proporcionar uma experiência do cliente realmente exclusiva e inesquecível, o modelo de dropshipping pode ser um problema. Por mais que o AliExpress, enquanto marketplace, tome todas as medidas necessárias para evitar que um fornecedor desonesto se cadastre na sua plataforma, é importante tomar cuidado na hora de escolher com quem negociar.

Foi por isso que decidimos listar algumas dicas que podem ser úteis durante esse processo:

1. Não escolha o fornecedor com o preço mais acessível

Vejamos um exemplo que ilustra o funcionamento de um marketplace de dropshipping como o do AliExpress:

Um fornecedor, chamado Bermudas Originais, começa a vender um produto de alta qualidade (“bermuda azul”) por R$ 40,00. Alguns dias depois, um outro fornecedor, Bermudas Modernas, começa a vender a mesma bermuda azul por R$15,00 – só que o seu produto é feito de poliéster, e não de algodão.

Um dia, um lojista assim como você acessa a plataforma para procurar uma bermuda azul e encontra os dois resultados. Ele precisa escolher um deles para vender em sua loja de roupas; provavelmente, acabará optando pelo produto mais barato.

Bermudas Originais, o primeiro fornecedor, vê que não está conseguindo vender o seu produto e decide mudar sua estratégia como fabricante de roupas, passando a fabricar também bermudas azuis de poliéster, para que possa reduzir o preço e continuar no mercado.

Por mais que pareça normal optar pelo produto mais barato, é sempre bom lembrar que é esse tipo de concorrência que acaba gerando produtos de má qualidade. Como os fornecedores são obrigados a abaixarem seus preços para que possam continuar nos negócios, práticas como essa são extremamente recorrentes.

Isso significa que, quanto menor for o preço de um produto no AliExpress, pior será a sua qualidade. Se o seu objetivo é trabalhar pela internet e criar um e-commerce de sucesso, você deverá obrigatoriamente pesquisar e comparar os preços de todos os produtos que deseja vender.

É possível que você encontre vários fornecedores com preços semelhantes para um mesmo produto – mas um único fornecedor com um preço muito abaixo da média. Isso só serve para nos mostrar que ele provavelmente alterou a qualidade do produto.

2. Procure fornecedores com avaliações e feedbacks positivos

Uma das melhores maneiras de descobrir se um fornecedor é realmente confiável é procurar as avaliações e os feedbacks positivos – afinal, essas são as ferramentas mais importantes de um marketplace como o AliExpress.

Essas avaliações funcionam da mesma maneira que funcionariam na vida real: você dificilmente comprará carne em um mercado depois de ouvir que os produtos daquele estabelecimento estão estragados, não é?

As avaliações e os feedbacks do AliExpress funcionam da mesma maneira; por isso, não se esqueça de lê-las e ver o que outros lojistas e empreendedores têm a dizer sobre aquele fornecedor. Para facilitar o processo, procure apenas aqueles que são mais bem-avaliados.

Para encontrar as avaliações e os feedbacks, basta acessar a aba “Comentários”, exibida em todas as páginas de produto de um fornecedor:

AliExpress dropshipping: avaliação fornecedor

Este fornecedor, por exemplo, possui uma avaliação extremamente alta – de modo que provavelmente será um bom parceiro de negócios.

3. Tome cuidado com os produtos de marcas registradas

 É extremamente difícil encontrar uma marca de luxo no AliExpress – tanto que palavras-chave como Versace e Chanel estão bloqueadas no marketplace. Por isso, se você encontrar um item que claramente é falsificado ou ilegal, passe longe do fornecedor e não o escolha para AliExpess dropshipping – e, mais do que isso, reporte o ocorrido na plataforma.

Lembre-se: um produto que possui um design similar ou o logotipo de uma marca conhecida já é considerado uma cópia falsificada.

Contudo, também é importante lembrar que nem todos os produtos anunciados no marketplace são falsificados. O AliExpress costuma anunciar promoções e parcerias com marcas como a Lenovo e muitas outras – por isso, preste atenção antes de denunciar um possível ato ilegal.

4. Avalie bem a disponibilidade do fornecedor

 Para testar a disponibilidade do seu fornecedor, envie uma mensagem urgente sobre um determinado assunto e veja quanto tempo ele demora a responder.

Quando você receber a resposta, avalie o que está escrito com cuidado e atenção: ele respondeu de maneira clara e objetiva? Ele parece genuinamente preocupado e disposto a ajudar? Se você julgar a resposta como genérica e desinteressada, é melhor cortar esse fornecedor da sua lista assim que possível.

Pode até parecer uma atitude drástica ou impensada, mas a verdade é que, queira ou não, é bem possível que você acabe precisando da ajuda do seu fornecedor para resolver um problema – e, se ele não se mostrar disposto a ajudar, o seu e-commerce poderá sofrer grandes prejuízos, afetando assim todo o seu plano de negócios.

Você já sabe que os fornecedores são essenciais para o sucesso do AliExpress dropshipping; por isso, não tenha medo de ser seletivo.

5. Procure fornecedores com ePacket (opção de envio premium)

O prazo de entrega do AliExpress é um tema bastante complicado – especialmente para aqueles que ainda estão dando seus primeiros passos no mundo do empreendedorismo.

No entanto, também é verdade que esse é só mais um obstáculo que os empreendedores precisam aprender a superar; e o primeiro passo para conseguir isso é procurar fornecedores capazes de oferecer os melhores prazos de entrega.

Nesse sentido, um dos seus maiores aliados é o ePacket, também conhecido como a opção de envio premium do AliExpress dropshipping. Com ele, o prazo de entrega cai para até 20 dias – e o cliente ainda recebe um código de rastreamento.

6. Encomende amostras de um produto antes de incluí-lo na sua loja

Se o seu objetivo final é trabalhar online e estabelecer um e-commerce de sucesso, é melhor conhecer bem os produtos que deseja vender – e uma das melhores maneiras de fazer isso é encomendar, com o seu fornecedor, algumas amostras desses produtos.

Essa lógica parece perfeita, não é mesmo? No entanto, ela nem sempre funcionará a seu favor: e se você comercializar mais de 100 produtos? Sua loja terá um prejuízo enorme para encomendar apenas as amostras.

É por isso mesmo que, se você optar por comprar amostras de produtos, compre apenas daqueles produtos que vão aparecer nas suas campanhas de marketing.

Digamos que o seu e-commerce está com uma grande promoção para dois ou três produtos e você quer anunciar no Facebook e também vender pelo Instagram, pois sabe que esses preços atrairão novos clientes. Esses são os produtos que você precisa verificar antes de vender; portanto, se você precisar comprar amostras, compre apenas desses dois ou três itens.

Lembre-se: se os seus produtos mais famosos possuírem uma excelente qualidade, a reputação da sua loja aumentará – e você começará a vender mais e mais.

Não se esqueça de selecionar a opção de Envio Expresso para esses itens; afinal, você quer verificá-los o mais rápido possível.

Como escolher o produto certo para o AliExpress dropshipping

Como escolher o produto certo para o AliExpress dropshipping

O que vender para ganhar dinheiro no e-commerce? A escolha do produto certo é um dos fatores que determinam o sucesso da sua operação de AliExpress dropshipping. 

A melhor abordagem para lidar com esse momento tão crucial para um e-commerce é bastante simples: criar uma enorme lista hipotética de produtos e, depois, começar a eliminar os produtos que não são práticos ou que possuem um custo muito elevado.

O que resta, ao final desse trabalhoso processo, é uma pequena lista com poucos produtos realmente valiosos – aqueles que serão utilizados nos anúncios e em todo o marketing – de digital influencers às campanhas de remarketing e retargeting. Também vale lembrar que, depois de ter escolhido esses produtos, é possível selecionar itens semelhantes para a sua loja, criando um catálogo orgânico e amplo.

Como ter ideias de produtos para o AliExpress dropshipping

Ter ideias incríveis para ganhar dinheiro no e-commerce nem sempre é fácil, não é mesmo? Por isso, na hora de ter ideias de produtos, uma boa estratégia é consultar três fontes de inspiração e pesquisa:

  • Você pode até não se dar conta, mas na maioria das vezes a sua maior inspiração é você mesmo. Pense nos seus hobbies, nos produtos que você compra e nas tendências que estão tomando as vitrines ao seu redor (ficar de olho nas tendências do Instagram é uma boa pedida): faça um brainstorm com todas essas informações e tente colocar no papel as ideias que forem povoando a sua mente. Não se esqueça de que, nesse momento inicial do processo, o seu foco não deve estar no lucro que esse produto pode gerar: tente, apenas, colocá-lo em uma lista;
  • Não tenha medo de buscar inspiração em outras lojas ou e-commerces. Dê uma olhada nas promoções, nos produtos mais vendidos e nos anúncios dos gigantes da indústria – e tenha sempre em mente que, quanto maior é o e-commerce, maior é a organização de dados e de envio de produtos; por isso mesmo, tente utilizar todas essas informações a seu favor;
  • Por último, não subestime o poder de sites como o Pinterest, a Etsy o Enjoei. Essas plataformas comercializam e anunciam milhares de produtos diferentes e, por mais que esses sites de compras não sejam a sua principal fonte de pesquisa, eles têm se tornado aliados cada vez mais poderosos (e partes essenciais do modo como nos relacionamos com as redes sociais). Para explorar todo o potencial dessas plataformas, cadastre-se em todas elas e se inscreva nas categorias e listas que apresentem semelhanças com a sua loja. Acompanhe as tendências dessas plataformas e veja se é possível incorporar alguma delas ao seu catálogo de produtos.

Como filtrar ideias de produtos para o AliExpress dropshipping

Pronto: você conseguiu criar uma lista de produtos. Agora chegou a hora de eliminar os excedentes até que restem apenas as boas ideias. Veja abaixo algumas dicas para facilitar esse processo:

  • Procure produtos de nicho, que provavelmente não estão sendo comercializados em e-commerces de grande porte ou mesmo em outras lojas virtuais, e você terá em mãos os produtos mais cobiçados do momento. Em outras palavras: encontre o seu mercado de nicho!
  • Todos nós sabemos que certas categorias de produtos ganharam uma proporção gigantesca nos últimos anos – e que todos, desde os grandes marketplaces até os pequenos lojistas, já vendem esses itens. Para evitar mercados saturados, elimine da sua lista ideias como livros e dispositivos eletrônicos. O foco, agora, está em encontrar um produto bem específico – e um nicho altamente lucrativo.
  • Este é o momento de definir os preços dos seus produtos. Uma faixa atrativa de preço é algo entre R$50 e R$90 (com um índice de markup de 200%) – simplesmente porque, quanto menor for o preço, maior será a taxa de conversão; por outro lado, quanto maior o preço, melhor precisará ser a qualidade do seu serviço de atendimento ao cliente.
  • Insira todas as suas ideias de produto (bem como possíveis variações de nomes) no Planejador de palavras-chave do Google e avalie o percentual de tráfego orgânico que essas palavras geram. Tente evitar categorias de produto impopulares ou que gerem pouco tráfego: o segredo para fazer isso dar certo é tentar encontrar o equilíbrio correto entre a concorrência e o percentual de pesquisas.
  • Por último, acesse o Google Trends e procure por cada uma das suas ideias de produto: as tendências aumentam ou diminuem? Há algum outro padrão relevante? Existe um pico específico de compras? Se você encontrar um produto que apresente tendências sazonais ou que está em baixa, elimine-o da sua lista.

É bem possível que, ao final desse processo, restem apenas dois ou três produtos na sua lista. Não se desespere: agora chegou a hora de abrir a sua loja e testá-los no mundo real!

Ideias de produtos para AliExpress dropshipping

Cílios magnéticos

o que vender no e-commerce: cílios magnéticos

Quer prova mais concreta do que essa para nos mostrar que estamos vivendo em um futuro extremamente moderno? A única pergunta que podemos nos fazer, de fato, é: o que será que vem por aí? Qual será a próxima invenção?

De qualquer maneira, o fato é que os cílios magnéticos estão entre os produtos mais vendidos da internet!

Calças e tops de ginástica

Atividades físicas, bem como as roupas associadas a qualquer prática esportiva, são áreas que possuem um interesse contínuo e que geram tráfego constante – em outras palavras: um terreno fértil para novas ideias de produtos.

As novas tecnologias ajudaram a remodelar a identidade dos esportes e da prática esportiva, transformando o atleta em modelo e ícone (para não falar do impacto social disso no Instagram, Tiktok e em apps como o Nike+ e outros).

Relógios MEGIR

Essa marca de relógios ganhou fama no AliExpress dropshipping por oferecer relógios que parecem de luxo, mas na verdade possuem um preço bastante acessível. Atualmente, a marca envia encomendas para todo o mundo.

Agora você já tem todos os conceitos básicos para começar a fazer o AliExpress dropshipping, e também já deu uma olhada em todas as melhores estratégias para escolher produtos e fornecedores de qualidade. Ótimo! Contudo, o guia não acaba aqui: ainda há um último item que precisa ser abordado.

AliExpress dropshipping: conclusão

Se você está pensando em adotar o modelo de AliExpress dropshipping, o seu melhor aliado será o DSers. Com o app, você pode adicionar produtos à sua loja, enviar encomendas com apenas alguns cliques e rastreá-las até o endereço de entrega. E ainda tem mais: você pode contar com a ajuda dos nossos gerentes a qualquer momento.

Há algo que você gostaria de saber sobre esse tema que não estava presente neste artigo? Deixe o seu recado na seção de comentários!


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