A gente tem falado bastante sobre a Black Friday – e, claro, sobre Black Friday marketing – aqui no blog, mas também é importante falar sobre uma outra data que vem logo depois da sexta-feira mais movimentada do e-commerce: a Cyber Monday.

Aliás, assim como tem acontecido com a Black Friday, que já está deixando de ser um único dia de promoções para se transformar numa semana inteira de ofertas e descontos, dá pra pensar a Cyber Monday também como uma Cyber Week: uma semana inteira com novos descontos, que começa na segunda-feira logo após a Black Friday.

Se você não está muito confiante no potencial dessa data para o nicho de e-commerce e compras online, é só conferir os dados do ano passado:

Segundo um levantamento realizado pela Compre&Confie, o comércio eletrônico brasileiro arrecadou cerca de R$ 303,9 milhões só na Cyber Monday. Além disso, o valor médio das compras também subiu cerca de 5%.

Se mesmo isso não te convenceu, que tal continuar lendo? A gente vai explicar o que é exatamente a Cyber Monday, como você pode usar a data para gerar mais lucros e muito mais.

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O que é Cyber Monday (e quando é a Cyber Monday)?

O que é Cyber Monday (e quando é a Cyber Monday)? Calendário de datas para 2020

A Cyber Monday surgiu em 2005, como uma tentativa de incentivar as compras online. Por isso mesmo, é uma data relativamente nova se comparada à Black Friday, que já existe nos Estados Unidos desde meados da década de 1950.

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No entanto, a data rapidamente ganhou força nos nichos de tecnologia e informática, que começaram a vender produtos em promoção na Cyber Monday. Atualmente, as duas datas já podem ser entendidas como uma coisa só: Black Friday Cyber Monday.

Em 2020, a Black Friday vai acontecer no dia 27 de novembro – e a Cyber Monday, no dia 30 de novembro.

Black Friday ou Cyber Monday: qual é a diferença?

Embora sejam vistas como uma coisa só, também é importante lembrar que existem algumas diferenças entre a Cyber Monday e a Black Friday.

A maior diferença é onde e como as promoções das duas datas acontecem: tradicionalmente, a Black Friday é uma data de ofertas que acontecem não só online, mas também em diversas lojas físicas no Brasil, nos Estados Unidos e em outros países. Mesmo com a pandemia da covid-19 ainda longe de estar controlada, tudo indica que muitas lojas do varejo físico provavelmente não vão deixar a data passar em branco.

A Cyber Monday – ou Cyber Week –, por outro lado, foi desde sempre uma data para as compras online; mais do que isso, é uma data com potencial para lojistas de pequeno e médio porte, que não vão precisar competir com os gigantes do varejo para conseguir a atenção dos clientes.

Ah, e não dá para esquecer o fator pandemia, que impulsionou o movimento das compras online. Se você já fez a gestão de negócios para adaptar sua loja virtual durante os primeiros meses de 2020, se preparar para a Cyber Week vai ser moleza!

Vale a pena fazer dropshipping na Cyber Monday?

Se você tem uma loja de dropshipping nacional e/ou internacional, deve estar se perguntando se vale mesmo a pena investir em uma data como a Cyber Monday.

A nossa resposta é sim. Como a gente disse ali em cima, a Cyber Week tem um movimento um pouco menor do que a Black Friday, e por isso mesmo traz um bom potencial para pequenos empreendedores – você só precisa ter um bom planejamento de marketing, e a gente está aqui para te ajudar com isso.

Cyber Monday Brasil: 10 dicas para você se preparar

Cyber Monday Brasil: 10 dicas para você se preparar

Agora que a gente já explicou as origens e as vantagens da Cyber Monday, está na hora de mostrarmos algumas dicas práticas para você se preparar para a data.

Vamos começar?

Dicas de Cyber Monday: como configurar o site da loja

1. Ajuste e atualize as páginas do site da loja

A primeira coisa a fazer para se preparar para a Cyber Week é dar uma olhada cuidadosa no site da sua loja: verifique se as páginas de produto estão com informações atualizadas e com os valores corretos, se a sua landing page está funcionando direitinho e se ela não está com nenhum erro gramatical, se as descrições de produto precisam de uma atualizada e, claro, se as políticas de troca e devolução estão bem esclarecidas.

2. Verifique a velocidade de carregamento das páginas

Não adianta nada ter um site visualmente incrível, com páginas de produto super interativas e um processo de navegação totalmente descomplicado, se esse site simplesmente não carregar direito.

Por isso mesmo, vale a pena verificar como anda a velocidade de carregamento das páginas. Se você já usa o app do DSers para vender na sua loja Shopify, é só conferir o Relatório de velocidade da loja virtual no seu admin.

3. Faça alguns pedidos de teste antes da Cyber Week

Além de verificar como anda a velocidade de carregamento das páginas do site, também é importante conferir se o processo de checkout e pós-venda está funcionando direitinho: faça uma ou duas compras de teste na sua própria loja para ver se o site está exibindo as informações corretamente e se o processamento dos pedidos também está acontecendo sem falhas.

Se você acabou de trocar de fornecedor ou está pensando em trabalhar com um novo fornecedor por conta da Cyber Week, recomendamos que você dê uma avaliada nos prazos de entrega e nas variantes de produto antes de adicionar os itens ao site da loja.

4. Organize os apps da loja

Organize os apps da loja - dicas para se organizar para a Cyber Monday

Num mundo ideal, toda pessoa que visitasse a sua loja acabaria realizando ao menos uma compra. Infelizmente, não é isso que costuma acontecer – mas, por sorte, existem alguns apps que podem te ajudar a otimizar a taxa de conversão da loja durante a Cyber Monday.

Dê uma olhadinha na Shopify App Store para ver se você encontra algum app bem-avaliado que possa te ajudar com os carrinhos abandonados, com os banners de promoção e com a taxa de conversão da loja. Também vale a pena buscar um bom app para Stories para garantir um bom movimento no Instagram, um app para editar fotos e um app para tirar fundo de imagem.

5. Verifique a versão mobile do site

Um levantamento realizado em 2019 pela Mobile Time e a Opinion Box mostrou que 85% dos brasileiros realizam compras online via smartphone – por isso mesmo, é essencial que a versão mobile do seu site esteja em perfeitas condições para a Cyber Monday.

Na hora de verificar a versão mobile, fique de olho nos três elementos abaixo:

  • Processo de navegação: o menu do site está sendo exibido corretamente? Há algo atrapalhando a navegação (por exemplo, banners, pop-ups ou algum app)?
  • Qualidade das imagens: as imagens de produto estão carregando corretamente? Dá para expandi-las com os dedos para ver os detalhes ou a qualidade fica comprometida?
  • Formatação dos conteúdos em texto: as descrições de produto, as informações de pagamento e checkout e os dados de frete estão sendo exibidos com clareza? É necessário alterar a fonte, o tamanho ou a cor?

Dicas de Cyber Monday: ideias de sugestões de marketing

6. Saiba quem é o público-alvo em cada dispositivo/canal

A segmentação de mercado vai ser uma das suas melhores aliadas durante a Cyber Week, até porque os valores para anúncios pagos no Instagram e no Facebook costumam subir bastante durante os dias da Black Friday e da Cyber Monday.

Para conseguir anunciar bem sem ter que gastar muito dinheiro, é essencial que você não só saiba quem é o seu público-alvo, mas quais canais e dispositivos eles utilizarão na hora de acessar o site da sua loja para realizar compras.

A primeira coisa a fazer é entrar no seu Facebook Analytics e coletar alguns dados sobre o seu público-alvo: idade, sexo, localização geográfica e mais. Depois, é hora de decidir o tipo de anúncio que você quer construir: vídeos, imagens ou uma mistura dos dois. Se você quiser priorizar uma campanha de vídeo marketing, não se esqueça de procurar um bom editor de vídeo.

Está sem inspiração? Tudo bem: dê uma olhadinha no que os seus concorrentes estão fazendo, ou então acesse o seu histórico de campanhas da loja para reviver as que fizeram mais sucesso.

Outra coisa que você precisa considerar é o tipo de anúncio que será exibido em cada dispositivo. Talvez seja mais interessante anunciar itens mais caros (ou itens com muitas variantes) em anúncios para computador, e anunciar itens mais baratos ou com um desconto muito alto em anúncios para smartphones. Tudo vai depender do seu público-alvo e do comportamento de compra dessas pessoas.

7. Escreva e envie e-mails exclusivos para a Cyber Monday

Escreva e envie e-mails exclusivos para a Cyber Monday

Se você já tem uma lista de e-mails considerável e tem tido bons resultados com a sua newsletter ou mesmo com a sua campanha de e-mail marketing, vale a pena investir em uma campanha robusta de e-mails para a sua estratégia de vendas na Cyber Monday.

Com base nos seus dados internos e no desempenho de e-mails anteriores, decida o que vai funcionar melhor: um e-mail único enviado alguns dias antes da Cyber Monday, uma série de e-mails com contagem regressiva e descontos exclusivos de tempo limitado, um e-mail com uma mensagem de vídeo…

Na hora de escrever o texto da mensagem, lembre-se de criar um assunto bem envolvente para garantir o clique – e deixe o corpo da mensagem bem objetivo e descontraído.

8. Fale sobre a Cyber Week antes de todo o mundo

Provavelmente vai ter muita gente falando sobre a Black Friday logo no início de novembro – então por que não seguir na contracorrente e falar sobre a Cyber Monday?

Lembre-se: você não precisa seguir o que os outros estão fazendo. E, se você conseguir criar uma mensagem realmente exclusiva e envolvente, vai conseguir construir um sentimento de expectativa nos seus clientes e no seu público-alvo que vai culminar em novas vendas no dia 30 de novembro.

Nessa mesma linha, você pode criar campanhas exclusivas e começar a anunciar nas redes sociais, nos e-mails e no site da loja logo no início de novembro, oferecendo descontos pequenininhos e aumentando progressivamente o valor conforme o mês avança.

9. Ofereça promoções e descontos instigantes

Ofereça promoções e descontos instigantes

Você não precisa oferecer descontos de 50% ou mais para conquistar clientes durante a Cyber Monday; na verdade, existem outros tipos de promoções que podem atrair um tráfego considerável para a sua loja.

Você pode, por exemplo,

  • Oferecer um brinde a cada compra;
  • Criar uma promoção do tipo “compre 1 leve 2”;
  • Anunciar uma coleção de produtos do tipo “edição limitada” como exclusividade da Cyber Monday;
  • Ofertar produtos com estoque limitado;
  • Seguir uma direção completamente diferente e doar parte dos lucros da Cyber Monday para uma ONG ou causa social.

10. Esteja presente para o pós-Cyber Monday

Mesmo que alguns visitantes não tenham realizado compras na sua loja durante a Cyber Monday, é importante lembrar que isso não significa que eles não possam fazer uma compra com você lá no futuro.

É por isso que você precisa estar preparado para o que vem depois da Cyber Monday e dos esforços da Cyber Week.

Uma opção para garantir novas vendas após a Cyber Monday é apostar nos anúncios de retargeting do Facebook – pois, se alguém estava interessado em comprar algo na sua loja durante a Cyber Monday, é bem provável que essa pessoa continue interessada pelo produto mesmo depois da data. Para tornar a oferta mais interessante, você pode oferecer algum desconto extra por tempo limitado.

Outra estratégia que vale a pena considerar é o envio de e-mails sobre carrinhos abandonados. Você provavelmente já deve ter alguns desses e-mails configurados, mas que tal criar um exclusivo para a Cyber Monday?

Promoção Cyber Monday: conclusão

Promoção Cyber Monday: dicas para preparar a sua loja

A Cyber Monday já está chegando, então é hora de se organizar e começar a colocar tudo em ordem para o grande dia.

Para facilitar o processo, sugerimos que você comece pelas configurações do site: verifique as páginas, as imagens, a versão mobile e o processo de checkout. Depois que estiver tudo em ordem, passe para o marketing – e não tenha medo de usar a sua criatividade!

Ah, por último, não podemos deixar de lembrar que a Cyber Monday é só o início da época mais movimentada no comércio eletrônico: as festas de Natal e Ano Novo. Por isso mesmo, não desanime se o movimento da Cyber Week não for tão alto quanto você estava esperando: você ainda vai ter muitas novas oportunidades para vender!

Cyber Monday: resumo

Aqui vai um resumo com as nossas 10 dicas para vender mais durante a Cyber Week:

  • Ajuste e atualize as páginas do site da loja;
  • Verifique a velocidade de carregamento das páginas;
  • Faça alguns pedidos de teste antes da Cyber Week;
  • Organize os apps da loja;
  • Verifique a versão mobile do site;
  • Saiba quem é o público-alvo em cada dispositivo/canal;
  • Escreva e envie e-mails exclusivos para a Cyber Monday;
  • Fale sobre a Cyber Week antes de todo o mundo;
  • Ofereça promoções e descontos instigantes;
  • Esteja presente para o pós-Cyber Monday.

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