Como ganhar dinheiro em casa em 2020: dicas para pais e mães

Quando um filho nasce, as prioridades mudam e muitas novas preocupações surgem, sendo que uma das principais é: como ganhar dinheiro para que ele tenha absolutamente tudo que precisa?

Os primeiros meses são intensos e você começa a tentar descobrir como é que aquele pacotinho de vida vai se adequar à rotina que você já tinha (ou como é que a sua rotina vai se adequar a ele).

É durante essa fase de readaptação que muitos pais e mães acabam optando por ficarem em casa, abandonando o mercado tradicional de trabalho.

Por mais que seja uma escolha importante, ficar em casa não precisa significar desistir ou parar de trabalhar. E nem parar de ganhar dinheiro. Na verdade, dá para trabalhar pela internet em diversas funções e nos nichos e setores mais variados.

A melhor parte? Você pode investir em uma dessas novas ideias para ganhar dinheiro na internet enquanto cuida do seu filho.

Até poucos anos atrás, a maioria das ideias para ganhar dinheiro envolvia um cenário mais tradicional, já que pouca gente associava a necessidade do trabalho à possibilidade de ficar em casa.

Agora, este cenário mudou. As pessoas se sentem muito mais confortáveis com a possibilidade de trabalho remoto, e isso se estende também para as empresas. Segundo uma pesquisa da consultoria Cushman & Wakefield, divulgada pela Exame com exclusividade, 74% das empresas do Brasil pretendem instituir o home office.

No post de hoje, vamos conversar um pouco sobre como ganhar dinheiro em casa (e contar as histórias de sucesso de alguns pais e mães que entraram no mundo do empreendedorismo).

Descubra milhares de produtos para começar a vender online. Sem compromisso nem cartão de crédito.

Tenha Oberlo agora. É de graça.

Como ganhar dinheiro trabalhando em casa

Por mais que existam diversas formas e ideias para ganhar dinheiro trabalhando em casa, não podemos esquecer que pais e mães de crianças pequenas precisam de uma carreira mais flexível.

E, quando o assunto é flexibilidade na rotina profissional, não dá para não pensar no empreendedorismo.

Com o crescimento do e-commerce e de plataformas digitais como a Shopify, criar uma loja virtual ou um negócio online é tão rápido que dá para fazer tudo enquanto o seu filho tira uma soneca ou assiste um desenho na televisão.

Além de ser uma excelente solução para o problema de como ganhar dinheiro em casa, abrir um negócio próprio também proporciona uma maior flexibilidade na sua rotina e permite que você crie seu horário de trabalho de acordo com as necessidades da família.

A seguir, vamos mostrar algumas das melhores ideias de negócios para pais e mães que querem saber como ganhar dinheiro trabalhando em casa sem abrir mão do tempo e dos cuidados com os filhos.

Como trabalhar em casa: criar um negócio de dropshipping

Por mais que montar uma loja virtual seja algo simples, gerenciá-la pode ser um pouquinho mais difícil.

No entanto, abrir uma loja virtual de dropshipping é incrivelmente simples – especialmente se você contar com as ferramentas certas.

Para quem não sabe, o dropshipping é um modelo de negócios que elimina a necessidade de estoques físicos de produtos. Em outras palavras: você, como lojista, não fica responsável por armazenar, processar e nem enviar o produto para o cliente. Você só precisa selecionar os produtos para vender, comprar o item em questão com o fornecedor e pedir que ele o envie para o seu cliente final.

Simples, não é?

E ideal para um trabalho em casa. Você pode ganhar dinheiro com dropshipping não importa onde esteja!

Como o dropshipping elimina alguns aspectos custosos do varejo tradicional, ele é um empreendimento de baixo risco – e não requer altos investimentos iniciais.

Depois de criar o site da sua loja, você pode começar a construir a identidade visual e o branding da sua marca, criar os perfis nas redes sociais, investir pesado em anúncios como o Facebook Ads, e, claro, nas estratégias de marketing em geral. Tudo isso entre uma fralda e outra.

Como ganhar dinheiro em casa: trabalhar com o modelo de impressão sob demanda

Como ganhar dinheiro com impressão sob demanda

O serviço de impressão sob demanda é outro modelo de negócios perfeito para quem quer trabalhar pela internet e, de quebra, exercitar aquele lado mais criativo.

A principal diferença entre o dropshipping e a impressão sob demanda é que enquanto o primeiro envolve escolher um fabricante de roupas, por exemplo, e atuar como um canal de vendas online, a impressão sob demanda lida basicamente com a venda de designs exclusivos em camisetas, capas para celular, canecas e muito mais.

Assim como o dropshipping, o serviço de impressão sob demanda é um empreendimento de baixo risco – e, o que é melhor, é um excelente trabalho pela internet. Vale lembrar, no entanto, que a impressão sob demanda requer certo nível de habilidade e talento na área de criação gráfica. Mas nós queremos te dar uma ajudinha e já criamos 40 templates e mockups para lojas virtuais de camisetas!

Não sabe qual modelo de negócios escolher? Bom, você pode criar uma loja virtual que trabalhe com os dois modelos e ver qual deles funciona melhor para a sua realidade e para o seu nicho.

Ainda temos mais algumas ideias de negócios para quem quer tentar o empreendedorismo em casa; vamos continuar?

Como trabalhar em casa: criar um produto próprio

Como ganhar dinheiro: crie um produto próprio

Você já teve um insight sobre como ganhar dinheiro só de perceber que o mercado tradicional estava cometendo algum erro? Já bolou um produto inovador que poderia resolver inúmeros problemas?

Quase todo o mundo tem esse tipo de ideia de vez em quando, mas poucos são aqueles que de fato as colocam no papel. Se você está mesmo querendo um trabalho em casa, por que não arregaçar as mangas e colocar os seus sonhos no mundo real?

Não se esqueça de que criar um produto próprio envolve, também, procurar fabricantes e fornecedores – o que pode custar tempo e dinheiro. Por isso mesmo, avalie bem o mercado no qual você quer entrar antes de fazer algum investimento significativo.

Trabalhar online com a criação e a venda de produtos próprios envolve uma boa e detalhada pesquisa sobre o nicho, o público-alvo, os concorrentes e por aí vai. Depois disso, você precisará bolar os seus próprios designs, entrar em contato com possíveis fabricantes e montar os primeiros protótipos do produto.

Se você não quiser lidar com um produto concreto e com as demandas e os gastos envolvidos no processo de estoque e inventário, você pode trabalhar em casa com a criação e venda de produtos digitais, como cursos e tutoriais, vídeos de aulas particulares, eBooks, podcasts e muito mais.

Depois de estabelecer o tipo de produto digital a ser criado, você precisará se concentrar em um outro aspecto do como trabalhar pela internet: realizar vendas. Conferir as estatísticas sobre compras online também é essencial para entender o comportamento dos consumidores e saber como posicionar o seu produto no mercado.

Não quer criar um produto próprio, mas está decidido a descobrir como ganhar dinheiro em casa? Bom, temos outras opções.

Como ganhar dinheiro em casa: marketing de afiliados

como ganhar dinheiro com marketing de afiliados

O marketing de afiliados, também conhecido como programa de afiliados, nada mais é do que uma forma de anunciar os produtos e serviços de uma marca e conquistar novos clientes.

O programa é uma boa ferramenta para aqueles que buscam como ganhar dinheiro na internet, já que o afiliado (no caso, você) recebe uma comissão sempre que conseguir direcionar os clientes até a venda. A marca que promove o programa, por sua vez, acaba pagando apenas pelos clientes que realizarem a compra.

Dada a simplicidade e a liberdade do modelo, não é de se espantar que o marketing de afiliados tenha se transformado em uma alternativa tão comum entre pais e mães que estão buscando um trabalho pela internet para ganhar dinheiro em casa.

Se você já leu um post ou artigo online que mencionava um produto ou serviço específico com um link que direcionava o leitor para outro site, pode apostar que era um link de afiliado. O mesmo vale para YouTubers e para aqueles que fazem marketing de influência no Instagram, oferecendo descontos especiais em sites e lojas com um código específico.

O marketing de afiliados também é uma excelente solução para quem quer trabalhar em casa e ganhar dinheiro trabalhando por conta própria, mas ainda não tem produtos: como você anunciará produtos e serviços de outras marcas, pode se concentrar apenas em trabalhar com marcas que você admira.

Dessa forma, todos saem ganhando: a marca consegue vender o produto, o afiliado ganha dinheiro e o cliente consegue comprar o produto desejado.

Só tem uma coisa que não podemos esquecer: se você quiser mesmo enveredar pelos programas de afiliados como um trabalho pela internet, precisará contar com um público-alvo de tamanho considerável (e com altos níveis de engajamento).

Não sabe como ganhar dinheiro em casa dessa forma? Uma das melhores soluções é criar um blog e começar a monetizá-lo logo de cara. Não se esqueça de investir também numa estratégia de SEO para impulsionar as suas publicações. E se você não entende muito do assunto ainda, recomendamos neste artigo as melhores ferramentas SEO para 2020.

O marketing de afiliados é uma excelente solução para pais e mães que querem saber como trabalhar pela internet e como ganhar dinheiro trabalhando em casa – especialmente porque pode ser configurado como uma fonte de renda passiva.

Como ganhar dinheiro em casa: algumas histórias de sucesso

Até pouquíssimo tempo atrás, a opinião vigente era a de que “trabalho em casa” significava a realização de tarefas domésticas.

Por sorte, a realidade mudou – e mesmo os pais que decidem ficar em casa para cuidar de seus filhos podem trabalhar online, desenvolvendo ideias criativas para ganhar dinheiro em casa.

Christy e a criação do Teach My

Christy Cook Teach My Headshot

Christy Cook começou a desenvolver seus livros e kits de aprendizado quando ainda estava em casa, cuidando de seu filho.

A simples ideia de ter que voltar ao seu emprego na área de marketing e as longas 12 horas diárias de trabalho não pareciam mais tão proveitosas como eram, e Christy começou a pensar em alternativas profissionais que a permitissem não só poder ficar em casa com seu filho, mas que a ajudassem a ganhar dinheiro.

Na sua busca por ocupações que permitissem trabalhar online, Christy acabou encontrando uma grande inspiração no seu filho – e foi durante o tempo que ela passava com ele que bolou a Teach My.

Christy havia montado um pequeno conjunto de cartões, livros, pôsteres e quebra-cabeças que seu filho chamava de “Escolinha da Mamãe”. Todos os dias, os dois passavam vinte minutos realizando uma ou duas atividades contidas dentro do conjunto.

Em poucos meses, a criança já conhecia algumas letras – e, aos três anos de idade, já conseguia ler.

A curiosidade e o interesse de outros pais pelo método fizeram com que Christy percebesse que havia um potencial econômico na experiência:

“Foi aí que me dei conta de que havia uma lacuna: os pais não sabiam como preparar seus filhos para a escola.”

Com uma solução para a questão de como trabalhar pela internet nas mãos, Christy bolou um design de produto cativante e firmou uma parceria comercial com um fabricante de confiança.

Depois de produzir mais de mil kits para vender, ela ouviu algo que a deixou ainda mais motivada:

“Eu me lembro que tive uma reunião com uns caras que gerenciavam uma empresa bem-estabelecida de brinquedos, e eles me disseram algo do tipo: ‘Ah, boa sorte, hein. Não fique triste se daqui a um ano você ainda tiver uns 900 kits na garagem’. Aquilo me tirou do sério: eu não queria ficar com produtos encalhados, e fiquei ainda mais motivada a trabalhar em casa fazer o meu negócio dar certo.”

Determinada a mostrar que ela poderia ser uma resposta à pergunta “como ganhar dinheiro trabalhando em casa?”, Christy começou a participar de feiras e eventos especializados – e vendeu 100 kits em apenas três dias. O segundo passo? Vender em lojas físicas locais e, depois, expandir para outros estados e países.

Trabalhar online significava ter uma rotina mais flexível, e ela podia moldar o seu dia de trabalho para que tivesse muito tempo disponível para o pequeno:

“Essa era a minha prioridade quando comecei a buscar soluções para o trabalho remoto e como ganhar dinheiro em casa: eu queria ter algo flexível, pois a coisa mais importante para mim era poder passar mais tempo com o meu filho.”

Já faz 12 anos que Christy lançou o Teach My, e a marca ainda hoje ajuda pais e crianças pequenas a desbravarem, juntos, o mundo do aprendizado.

De uma atividade entre mãe e filho para uma empresa internacional, Christy é prova de que o sucesso chega para aqueles que descobrem a fórmula mágica entre o empreendedorismo e uma grande ideia de negócios.

Como trabalhar em casa na internet: Ovidiu e seu primeiro ano no dropshipping

Dicas de como ganhar dinheiro

Foi o dropshipping e a possibilidade de trabalhar pela internet que permitiu ao Ovidiu Sofron ficar em casa com seu filho pequeno enquanto a esposa voltava ao trabalho.

Depois de visualizar um anúncio sobre o dropshipping lá em 2018, Ovidiu decidiu que essa poderia ser uma boa oportunidade de trabalho em casa – até porque o investimento inicial não precisava ser muito alto.

Mas, assim como Christy, foi só depois de levar uma alfinetada que ele decidiu mergulhar de cabeça no dropshipping e na ideia do trabalho online:

“Minha esposa viu o site da minha loja virtual e disse que ele estava horrível. Fiquei meio competitivo e comecei a trabalhar ainda mais.”

Depois disso, Ovidiu decidiu arregaçar as mangas e colocar à prova tudo aquilo que ele aprendera ao longo dos seus anos no mundo empresarial. Sempre que ele precisava cuidar de alguma área que não era o seu forte, contratava a ajuda de freelancers.

Hoje, mais de um ano depois, Ovidiu já lucrou mais de US$ 200 mil dólares em vendas – e é prova viva de que, com o Oberlo, é possível encontrar uma solução para como ganhar dinheiro trabalhando de casa.

Mas, para esse nosso empreendedor, a possibilidade de trabalhar online com o dropshipping é mais do que uma excelente forma de ganhar dinheiro na internet: é um caminho profissional com uma flexibilidade maior, que o permite passar o dia com o seu filho.

“A melhor parte disso tudo é acompanhá-lo, todos os dias, e ver como ele está crescendo. Nós passamos o dia juntos. E, como minha esposa só trabalha até o início da tarde, temos as tardes em família.”

Como ganhar dinheiro em casa com o dropshipping não é um empreendimento que demanda horários rígidos de trabalho, Ovidiu e a esposa conseguem economizar com babás – e só convocam os avós quando precisam sair para compromissos que não envolvam crianças.

Mas, como, afinal, é a rotina de trabalho do Ovidiu?

Bom, um dia de trabalho normal começa assim que o filho vai dormir. Por mais que Ovidiu trabalhe, em média, 30 horas por semana para ganhar dinheiro em casa, ele divide as horas de trabalho ao longo dos sete dias da semana.

A possibilidade de trabalhar pela internet também permite que ele possa entrar em contato com empresas e lojas de todos os lugares do mundo. Em outras palavras: o seu escritório é portátil. Basta um notebook e uma conexão Wi-Fi.

E será que ele recomenda o dropshipping enquanto solução para o temível “como ganhar dinheiro em casa?”

É claro que sim – mas ele lembra que, por mais que seja um trabalho virtual, ainda assim é um trabalho:

“Muita gente quer saber como trabalhar pela internet porque acha que vai ser algo fácil, que pode ser feito tranquilamente do conforto do sofá da sala. O dropshipping é uma das melhores ideias para ganhar dinheiro na internet e ter uma fonte de renda recorrente, mas precisa ser levado a sério. Se você tem um filho pequeno para criar, o seu compromisso com a loja precisa ser ainda mais forte.”

Como ganhar dinheiro em casa: conclusão

  • A internet é a sua maior aliada! Existem diversos produtos e serviços que você pode vender pela internet e começar a ganhar dinheiro sem sair de casa.
  • Abrir uma loja virtual é umas das melhores escolhas para pais e mães que querem ganhar dinheiro em casa. Ainda não sabe o que vender? Confira 10 produtos para vender com dropshipping em 2020.
  • Trabalhe com impressão sob demanda em camisetas, capas para celular, canecas ou onde mais a sua criatividade te levar.
  • Bolou um produto inovador que resolve o problema de muita gente? Então tire a ideia do papel e comece a comercializá-lo.
  • O marketing de afiliados paga uma comissão sempre que você direcionar clientes até a venda. Uma maneira simples de ganhar dinheiro em casa, não é?

Esperamos que as soluções e dicas listadas neste post possam ajudar as mães e os pais que decidiram ficar em casa com seus pequenos, mas estão atrás de formas de ganhar dinheiro.

Se você também já estava considerando a possibilidade de um trabalho pela internet, melhor ainda! Agora já pode conhecer mais sobre o dropshipping ou pesquisar sobre os outros empreendimentos que mencionamos acima. Se você quiser saber mais sobre como ganhar dinheiro em casa, dê uma olhadinha no nosso blog: temos vários recursos e leituras que pode ser bem úteis.

Assim como qualquer outra nova fase da vida, esta é uma que vai demandar atenção, cuidado e muita dedicação.

Boa sorte!

Descubra milhares de produtos para começar a vender online. Sem compromisso nem cartão de crédito.

Tenha Oberlo agora. É de graça.

Quer saber mais?

 

Nicole Martins Ferreira
Nicole Martins Ferreira
Nicole Martins Ferreira é uma empreendedora virtual e gosta tanto do comércio eletrônico que trabalha no seu próprio site 7 dias por semana e se sente mais feliz do que nunca. Ela gosta de ajudar os outros a alcançarem o sucesso e está constantemente aprendendo novas dicas que podem ser úteis para outros empreendedores. Siga Nicole no Twitter: @NicoleMarFer.