Todo empreendedor do e-commerce sabe que as redes sociais são peças essenciais para conseguir vender online e construir uma marca de sucesso. Por isso mesmo, a gente vem compilando diversas estatísticas importantes sobre essas plataformas para quem está construindo novas estratégias de publicidade: já tenhamos mostrado algumas estatísticas Instagram para você descobrir como usar a plataforma a seu favor, e hoje é hora de mostrar algumas estatísticas Twitter.

Sim, a gente sabe que o Twitter é meio assustador. Além de ser um terreno ainda pouco explorado no e-commerce brasileiro, o Twitter tem um limite de caracteres restrito e funciona de forma bem efêmera, assim como os Stories do Instagram.

No entanto, se você souber como usá-lo e quais conteúdos publicar por lá, a plataforma pode dar alguns resultados incríveis – e, se você descobrir como cativar e engajar a sua audiência Twitter, melhor ainda: vai poder contar com um público-alvo extremamente fiel.

Esperamos que as 7 estatísticas Twitter abaixo possam te ajudar a decidir se a plataforma é uma boa opção para o seu negócio, seja ele uma loja virtual de dropshipping nacional e/ou internacional, uma loja de impressão sob demanda ou mesmo uma loja de produtos artesanais.

Vamos lá?

Comece a vender online hoje mesmo com a Shopify

Comece sua avaliação gratuita

1. Twitter no Brasil

Estatísticas Twitter: Twitter no Brasil

Não há dúvidas de que o Facebook e o Instagram ainda são os dois gigantes das redes sociais. Contudo, engana-se quem pensa que o Twitter não faz sucesso entre os brasileiros: da mesma forma que a nova rede social do TikTok vem se transformando em uma das queridinhas entre o público consumidor, o Twitter também vem caindo nas graças dos brasileiros.

→ Click Here to Launch Your Online Business with Shopify

Um levantamento realizado pela Statisa em 2020 e ainda inédito em português, por exemplo, mostrou que atualmente o Twitter conta com 14,1 milhões de usuários brasileiros cadastrados na plataforma – e sabe do que mais? A projeção é de que esse número aumente para 18,6 milhões até 2026.

Em outras palavras: no ranking de países do Twitter, o Brasil ocupa a 4ª posição de países que possuem uma audiência Twitter extremamente ativa e engajada.

Ah, e tem mais um dado importante, sobretudo para quem está interessado na segmentação de mercado: de acordo com outro levantamento da Statisa realizado em fevereiro de 2020, cerca de 63% dos usuários brasileiros eram homens – enquanto apenas 37,1% eram mulheres.

2. Tempo gasto em redes sociais: Twitter

Tempo gasto em redes sociais: Twitter

É importante saber quem é a sua audiência Twitter, mas também é importante saber quanto tempo essas pessoas gastam na plataforma, né?

Bom, um levantamento feito pela GlobalWebIndex em 2019 e divulgado pela Época Negócios mostrou que, até o ano passado, o Brasil ocupava a segunda posição no ranking de países que passam mais tempo nas redes sociais.

Uma outra pesquisa, realizada pela Comscore e divulgada pela Exame, mostrou que o Facebook, o Twitter e o Instagram são os principais canais acessados pelos brasileiros na internet. Segundo a Comscore, é possível afirmar que os brasileiros gastam quase duas horas por dia nas redes sociais – e isso é muita coisa.

Outra coisa importante sobre o Twitter: embora a sua audiência Twitter passe um tempo considerável na plataforma, os conteúdos postados por lá são efêmeros por natureza – e, de acordo com a Agência Loopa, a vida média de um tweet é de mais ou menos 15 minutos.

Por isso mesmo, vale a pena descobrir não só os melhores horários para postar os seus conteúdos, mas também a melhor forma de impulsioná-los com as hashtags da plataforma, que funcionam de uma forma bem similar às hashtags Instagram.

Ainda temos 5 estatísticas Twitter para te mostrar. Vamos continuar?

3. Estatísticas Twitter: Twitter download

Estatísticas Twitter: Twitter download

Em julho de 2020, o Twitter bateu a marca de um bilhão de downloads na Google Play Store e entrou para uma lista de poucos apps ilustres que também atingiram essa marca, como Facebook, Instagram, Skype e Gmail.

Grande parte desse crescimento de audiência Twitter está no fato de que o Twitter é, por natureza, uma plataforma informativa: diversos jornalistas e veículos de notícia usam os tweets para informar e transmitir furos de reportagem ou notícias atualizadas. Tendo em vista o nível de desinformação que circulava e ainda circula em torno da pandemia da covid-19, muita gente recorreu ao Twitter como um espaço para buscar dados mais seguros e confiáveis, postados por instituições de reconhecimento.

Twitter trends: emojis mais usados

Os emojis viraram parte de todas as nossas comunicações online: do e-mail até o WhatsApp comercial, da newsletter da marca até os posts no Instagram, as carinhas amarelas são essenciais para complementar o tom da marca e, claro, transmitir humor, sarcasmo, carinho e muito mais.

No Twitter, a popularidade dos emojis é imensa. Além de complementarem os nomes de usuário e as bios e descrições dos perfis, eles são usados de forma recorrente em publicações das mais diversas.

Em 2019, o Emojitracker mostrou que o emoji mais popular no mundo inteiro foi o 😂. Usado especialmente em situações de humor, esse emoji foi publicado mais de 2 bilhões de vezes.

No Brasil, o emoji mais popular foi o 😍, que pode ser usado não só em situações românticas mas também em contextos mais amplos de admiração, alegria e felicidade.

5. Twitter para empresas

Estatísticas Twitter: Twitter para empresas

Dando continuidade à nossa lista de estatísticas Twitter, separamos alguns números que mostram o potencial da plataforma enquanto canal de vendas.

A primeira coisa que precisamos lembrar é que a pandemia da covid-19 tornou o mercado do e-commerce ainda mais competitivo do que antes: com quase uma loja virtual sendo aberta por minuto no Brasil e o aumento impressionante no número de compras online, o cenário do comércio eletrônico está mudando drasticamente – o que significa que está na hora de repensar as suas estratégias de marketing e vendas.

O Twitter, então, pode ser uma boa alternativa a canais já saturados como o Facebook – até porque a plataforma está lentamente se adequando às demandas do varejo eletrônico: além de trabalhar com o recurso de mensagens diretas (algo pensado exclusivamente para facilitar a comunicação de clientes e marcas), o Twitter também trabalha com anúncios pagos via Twitter Ads.

Um levantamento realizado pela Statisa, aliás, indica que 67% dos negócios no formato B2B já usam o Twitter como uma ferramenta para suas estratégias de marketing digital; um número bastante significativo, ainda mais quando levamos em conta a forma como o e-commerce funciona atualmente, seguindo um modelo cada vez mais sólido de experiências de compra personalizadas e altamente customizáveis.

É só pensar na forma que as lojas interagem com seus clientes e leads: o formato é cada vez mais multidirecional, e envolve cada vez menos a ideia de uma marca que age sem levar em conta os desejos e demandas do público consumidor.

Por isso mesmo, é cada vez mais necessário que as marcas se comuniquem diretamente com seus clientes, e não só via canais de atendimento. É necessário estar presente e criar um espaço de comunicação aberta, seja por meio de uma live Instagram, por meio de enquetes e conversas interativas via Stories e, claro, por meio das interações no Twitter.

Quer uma inspiração? A gente sabe de uma: a Netflix.

Dentro do mercado brasileiro, a grande história de sucesso no Twitter é a Netflix Brasil: como mostrou um levantamento feito pela Statisa em agosto de 2020, o perfil brasileiro da Netflix é o perfil comercial mais popular do país, com cerca de 10 milhões de seguidores. Grande parte dessa popularidade vem do tom descontraído e às vezes ousado da marca, que nunca perde uma chance de interagir com a sua audiência Twitter.

6. Estatísticas Twitter: como o Twitter influencia os hábitos de consumo

Estatísticas Twitter: como o Twitter influencia os hábitos de consumo

Estamos quase encerrando a nossa lista de 7 estatísticas Twitter – mas, antes de chegarmos lá, precisamos compartilhar mais um dado importante para quem está pensando em usar a plataforma como elemento de uma estratégia de como vender pela internet.

Uma pesquisa realizada pelo Digital Marketing Institute em 2019 mostrou que quatro em cada dez usuários do Twitter realizaram uma compra depois de verem o item sendo anunciado na plataforma via anúncio pago ou anúncios e conteúdos promovidos por um digital influencer.

Ou seja: um bom influenciador pode te ajudar (e muito) na hora de conquistar o seu público-alvo e expandir o alcance da marca no Twitter.

7. Melhores tweets: estatísticas

Melhores tweets: estatísticas Twitter

A nossa última estatística não é uma só, mas sim um compilado com as melhores estatísticas Twitter sobre os tweets, o formato com o qual você vai trabalhar na plataforma. Segundo um levantamento realizado pela Mention,

  • 500 milhões de tweets são publicados diariamente – o que equivale a cerca de 5.787 tweets por segundo.
  • Um usuário do Twitter segue, em média, apenas 5 contas comerciais.
  • No Brasil, os três perfis pessoais mais populares são de jogadores de futebol: o Neymar vem em primeiro, com mais de 48 milhões de seguidores; depois vem o Kaká, com 29,5 milhões, e por último o Ronaldinho, com 19,4 milhões.

Na hora de bolar as suas estratégias para garantir que você consiga ser uma das 5 contas comerciais que a sua audiência Twitter segue, pode ser uma boa ideia contar com o auxílio de ferramentas como a Hootsuite, que auxiliam no agendamento de publicações e compilam dados exclusivos de desempenho.

Ah, e um último conselho: anunciar no Twitter, assim como nas outras redes sociais, envolve um período de tentativa e erro. Por isso mesmo, não tenha medo de experimentar para verificar o que está funcionando – e identificar o que precisa ser descartado.

Estatísticas Twitter: conclusão

Mesmo que você acabe desistindo da ideia de investir no Twitter, vale a pena lembrar que, se a ideia é garantir mais vendas e construir uma marca de sucesso, não há como escapar das redes sociais.

No entanto, o Twitter pode ser uma excelente alternativa aos canais mais tradicionais, como o Facebook e o Instagram. Além de contar com um público bem-estabelecido, o Twitter pode ser um espaço mais descontraído, perfeito para quem está buscando conquistar um público-alvo mais jovem e moderno.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre como anunciar e vender para a sua audiência Twitter? É só deixar um comentário aqui embaixo!

Resumo das estatísticas Twitter

Aqui vai um resumo com as 7 estatísticas Twitter que mencionamos neste post:

  1. O Twitter conta com 14,1 milhões de usuários brasileiros cadastrados na plataforma.
  2. Os brasileiros gastam quase duas horas por dia em redes sociais como o Twitter e o Instagram.
  3. Em julho de 2020, o Twitter bateu a marca de um bilhão de downloads na Google Play Store.
  4. O emoji mais popular no mundo inteiro é 😂. No Brasil, o emoji mais usado é 😍.
  5.  67% dos negócios usam o Twitter como uma ferramenta de marketing digital.
  6. 40% dos usuários do Twitter realizaram uma compra depois de verem o item na plataforma.
  7.  500 milhões de tweets são publicados diariamente.

Comece a vender online hoje mesmo com a Shopify

Comece sua avaliação gratuita

Quer saber mais?