Allen, um estudante chinês de 24 anos, nunca sonhou que o seu “bico” acabaria se transformando em um e-commerce de sucesso. Imagine a surpresa dele quando, depois de brincar um pouco com a Shopify, e aos poucos entender como o e-commerce funciona, chegou a ganhar 800 mil dólares em vendas! Como ele é um cara tranquilo e muito gente boa, aceitou compartilhar as lições que aprendeu ao longo do caminho com os nossos leitores. Quer ver o que ele tem a dizer? É só continuar a leitura.

Por que usar o dropshipping?

“Existe uma noção de que se deve levar os negócios muito a sério, mas eu sempre fui do contra”, diz Allen. Ele sempre preferiu fazer coisas para se divertir e ver no que daria.

Antes de lançar a Leo Gary, Allen já tinha tentado criar algumas lojas só por diversão, mas nunca havia realizado vendas significativas:

“Foi interessante ver como o e-commerce funcionava e fiz bom uso das minhas tardes livres”. Enquanto ia se aperfeiçoando e juntando mais dinheiro, Allen procurava formas de reduzir as despesas a cada etapa, e foi isso que o levou ao dropshipping.

Com o dropshipping, você não precisa comprar produtos com antecedência – muito menos armazená-los em um estoque físico, que só dá despesas extras. Quando um cliente comprar um dos produtos da sua loja, tudo o que você precisará fazer será comprar esse produto com o fornecedor e pedir que ele envie o item diretamente para o cliente final.

Allen diz que o dropshipping não é um modelo perfeito, e por isso mesmo não se surpreende quando vê empresas que decidem abandoná-lo depois de se consolidarem no mercado. Contudo, Allen também afirma que o dropshipping é o modelo perfeito para principiantes – e o modo mais fácil de lançar um e-commerce.

Dica importante: invista o seu tempo livre no seu e-commerce e experimente com os diferentes modelos de e-commerce de baixo custo. Você terá uma boa chance de sucesso, mas mesmo se não chegar lá, terá aprendido muitas lições valiosas para o próximo empreendimento.

Comece a vender online hoje mesmo com a Shopify

Comece sua avaliação gratuita

Por que você decidiu vender roupas masculinas?

Allen aprendeu uma lição difícil muito rápido: depois que você abre uma loja, os clientes não aparecem assim, de um dia para o outro. Não é como se esses clientes estivessem na rua e resolvessem entrar na sua loja, como é o caso das lojas físicas.

“Lançar um e-commerce com a Shopify é a parte fácil. A parte difícil é vender”, diz Allen.

→ Click Here to Launch Your Online Business with Shopify

E ele continua, dizendo que não acredita em atender nichos muito específicos, embora atualmente esta seja uma opção muito popular entre os novos vendedores de e-commerce. Em vez disso, ele decidiu escolher uma categoria ampla de roupas masculinas e usar produtos de nicho específicos para atrair visitantes por meio das suas campanhas publicitárias.

A loja de Allen, a LeoGary.com, oferece uma variedade de roupas masculinas. Allen explica o motivo:

“Com o dropshipping, posso vender muitos produtos e ainda assim ser flexível. Se o meu produto de nicho não atrair nenhum visitante, basta escolher outro produto para a minha loja.”

Contudo, ele também conta que, se quisesse lançar uma loja de ciclistas chamada bycyclefansgear.com, provavelmente não iria muito longe vendendo apenas roupas esportivas: “Acho que cada proprietário de loja de dropshipping deveria oferecer muitos produtos diferentes – e usar produtos de nicho para atrair visitantes ao site.”

Dica importante: sempre faça testes e não se limite a um nicho muito específico. Em vez disso, tenha uma loja geral, mas use produtos de nicho selecionados com cuidado para as suas campanhas publicitárias – são eles, afinal, que atrairão o público certo.

Por que você escolheu usar os Facebook Ads?

Os Google Ads e as estratégias de SEO são ótimas formas de capturar pessoas que já têm interesse nos seus produtos. Contudo, você precisa criar esse interesse primeiro, porque se resolver competir com os grandes nomes, a chance de sair perdendo é maior.

O dropshipping foi o caminho que Allen encontrou para ampliar o alcance da sua loja, e a isso ele juntou um canal de marketing igualmente global e flexível: o Facebook.

O Facebook tem uma verdadeira pilha de dados sobre os seus usuários. Se você souber como aproveitá-los ao máximo, pode conseguir resultados incríveis. Allen também compartilha o seu método principal: usar o recurso Públicos Similares.

“A maioria das minhas vendas vieram dos recursos Públicos Personalizados e Públicos Similares do Facebook.”

Ao criar um Público Similar, você dá ao Facebook um público base e pede que ele encontre as pessoas mais parecidas com as pessoas da lista. Você pode, por exemplo, construir uma lista com os visitantes do seu site e pedir que o Facebook crie uma lista de pessoas que sejam semelhantes a estes visitantes.

Esta estratégia não é nenhum segredo e muita gente já está usando o método. No entanto, vale lembrar que, quanto mais visitantes você tiver, mais exato o Facebook será ao encontrar outras pessoas semelhantes aos seus visitantes. Combinadas com as campanhas de redirecionamento do Facebook, estas técnicas já geraram quase 600 mil dólares em vendas para Allen.

Dica importante: aprenda a usar os Facebook Ads. Comece com objetivos pequenos e aumente os seus orçamentos gradualmente.

Algum outro conselho?

Todo mundo diz que os EUA são o mercado principal para proprietários de lojas de dropshipping – e Allen diz que “isso é um problema”.

O motivo é simples: quanto mais pessoas fizerem algo em termos de marketing, menos eficaz esse método de marketing se torna. Para Allen, que vivia fora dos EUA, foi mais fácil optar por não vender para os Estados Unidos – e ele argumenta que os novos empreendedores devem tentar outros mercados também.

De fato, ele tem razão: principiantes ou empreendedores novatos dificilmente têm o orçamento ou a experiência necessária para servir o exigente mercado dos EUA – e arcar com os altos preços de publicidade para atingir este mercado.

Dica importante: se optar por fazer o dropshipping com apps como o DSers, você pode enviar produtos para qualquer parte do mundo. Use isso a seu favor.

Gostaria de saber mais sobre essa história ou sobre o dropshipping? Conte para a gente nos comentários abaixo!


Comece a vender online hoje mesmo com a Shopify

Comece sua avaliação gratuita

Quer saber mais?