Skip to content
Slogan: crie a frase perfeita com geradores de slogan gratuitos

Slogan: crie a frase perfeita com geradores de slogan gratuitos

Artigo por Maryam Mohsin

Não importa se você ainda é um novato do e-commerce ou um empreendedor de sucesso: em algum momento você precisará dedicar-se ao processo de criar slogan – afinal, toda marca precisa daquela frase perfeita, que capta a atenção do público na hora. Está sem criatividade e precisa de ajuda com o seu slogan? Então continue lendo este artigo!

A verdade é que o dia a dia de um empreendedor é, no mínimo, atarefado, com uma lista interminável de tarefas para realizar e novas estratégias para testar. Por isso mesmo, muitos acabam optando por adotar os apps e ferramentas de automação de marketing e outras operações – algo que não só economiza dinheiro, tempo e energia, como também contribui positivamente para o desenvolvimento de um e-commerce.

Você pode, por exemplo, utilizar apps e sites para comparar preços ou usar ferramentas capazes de gerenciar e atualizar alguns processos internos de uma loja de dropshiping, como o envio de e-mails de confirmação, códigos de rastreamento e muito mais.

Mas… E se existissem plataformas que pudessem ajudar nos processos criativos de uma loja? Como um gerador de nomes ou uma ferramenta capaz de auxiliar na criação do slogan da sua marca ou até mesmo criar slogan para aquela nova campanha que você quer colocar no ar?

Pode até não parecer, mas a criação de um slogan é uma das etapas mais importantes (e complicadas) do processo de branding: um bom slogan, afinal, deve ser criativo, ter aquele efeito chiclete na cabeça dos clientes e ainda por cima convencê-los de que aquela marca é confiável.

A questão que se coloca, portanto, é: como criar um slogan memorável, como o da Oi (“Oi. Simples assim”) ou o do McDonalds (“Amo muito tudo isso”)? Como criar slogans que sejam tão eficazes a ponto de se transformarem na própria identidade da marca?

É bem provável que você esteja dizendo para si mesmo que ainda não conseguiu encontrar o slogan perfeito para o seu e-commerce simplesmente porque não possui o orçamento milionário da Oi e do McDonalds; bom, isso pode até ser verdade, mas não significa que a tarefa de criar slogan está fora do seu alcance.

O fato é que você não precisa contratar um profissional altamente requisitado para fazer o seu slogan: você pode simplesmente abrir o seu navegador de internet e trabalhar em um gerador de slogan feito sob medida para empreendedores como você.

O que é um slogan? E como funciona um gerador de slogan?

Um gerador de slogan nada mais é do que uma ferramenta programada para criar slogan: de marcas, lojas e campanhas. O seu funcionamento é bastante semelhante aos geradores de nomes para empresas, caso você já tenha utilizado algum.

Mas, antes de mostrarmos os nossos geradores favoritos, precisamos conversar um pouquinho mais sobre o que é um slogan – e o que ele significa, exatamente, no mundo do e-commerce. Afinal, por mais que seja incrível a ideia de poder contar com um gerador de slogan ao longo do processo de criação da identidade da marca, é necessário que você saiba primeiro identificar os slogans que são realmente bons daqueles que podem ser descartados (e que saiba, também, avaliar se este ou aquele gerador de slogan será o ideal para a sua loja).

O slogan ideal deve ter em torno de 5 palavras, ou até menos, e deve comunicar os benefícios daquela compra – ou então os valores da loja. Você certamente já se deparou com alguns slogans de sucesso, construídos de maneira simples e objetiva; quase todos eles possuem aquela qualidade chiclete que mencionamos ali em cima, que costuma ser atingida com o uso de metáforas ou de aliterações.

É justamente este aspecto de como criar um slogan que costuma intimidar muitos empreendedores: afinal, os clientes já são expostos a centenas de slogans extremamente criativos todos os dias. Como garantir que aquele novo slogan conseguirá fazer a diferença?

Comunicar com clareza e objetividade uma mensagem – e fazê-lo de maneira criativa – é, sem dúvidas, complicado. Se você está batalhando sozinho ao longo de um processo de criar slogan, é bem provável que tenha perdido dias inteiros criando versões diferentes, negligenciando outros aspectos igualmente importantes do seu e-commerce, como a seleção de novos produtos para vender. E se todo esse trabalho for em vão?

Bom, é aqui que entram os geradores de slogan. Vamos ver como podem ajudar?

Como criar slogan?

Criar slogan não é um processo espontâneo, mas pode ser mais fácil (e divertido) se você se lembrar das seis dicas abaixo.

1. A simplicidade é a alma do negócio

Nos anos 1990, a Finivest criou o grudento slogan “Quem disse que não dá? Na Finivest dá”. A frase fez tanto sucesso que muita gente ainda se lembra perfeitamente da música e da propaganda que passava na televisão. Mas você já parou para pensar o que seria desse mesmo slogan se eles tivessem criado algo como “Quem disse que não dá? Na Finivest dá, porque temos as melhores taxas de crédito do mercado”?

Provavelmente não teria feito um sucesso tão grande assim. É por isso que, idealmente, o seu slogan deve ter, no máximo, 9 ou 10 palavras.

2. O diferente também merece destaque

Sua loja virtual deve ter algo de diferente: algo que a destaque da concorrência ou algum valor que você acredite ser relevante para o mundo. Tente incorporar essa diferença ao seu slogan: destaque os prazos de entrega, o produto ou aquilo que você julgar inesperado e inesquecível.

3. Consistência e coerência

Não se esqueça de que o seu slogan não existirá sozinho, mas sim ao lado do seu logotipo (aliás, existem também geradores nos quais você pode criar logo grátis, sabia?), do nome da empresa, do site e de toda a identidade visual da marca. O “1001 utilidades” do Bombril é tão inesquecível justamente porque está de acordo com todos os outros elementos da marca.

4. O foco é o público-alvo

Criar slogan pode ser um processo meio solitário, mas é importante que você tenha sempre em mente o seu público-alvo; afinal, é para ele que o slogan está sendo criado. Além disso, se você está planejando vender para outros países, vale lembrar que os slogans raramente funcionam em outras línguas se traduzidos ao pé da letra. O caso mais conhecido é o do KFC, que na década de 1980 viu o seu famoso “Finger Lickin’ Good” (ou “É de lamber os dedos”) transformado em “É para cortar os dedos” na China.

6. Antes de tudo, a mensagem

Um slogan nada mais é do que uma mensagem que está sendo entregue aos clientes. Se feito da maneira correta, ele pode perdurar por décadas no mundo da publicidade – então por que não usar essa oportunidade para criar algo que entre para a história? O “Vem pra Caixa você também. Vem!”, por exemplo, funciona tão bem porque consegue passar a ideia de que a Caixa Econômica possui créditos e recursos ao alcance de todos os brasileiros.

Como usar um gerador de slogan

É bem provável que você esteja se perguntando: “Mas, afinal, como é que esses geradores de slogan funcionam?”

Bom, a primeira coisa que você precisará fazer quando utilizar um é inserir as palavras-chave mais relevantes para o seu e-commerce. Se você está vendendo chá matcha, por exemplo, basta inserir “chá matcha”: justamente as palavras mais relevantes. Depois disso, é só começar a avaliar as sugestões geradas pela ferramenta.

É claro que você pode otimizar esse processo e verificar, no Google Analytics ou em outras ferramentas SEO que você já utiliza, se as palavras-chave são realmente relevantes.

Vale lembrar ainda que, por mais que seja incrível poder contar com dezenas de slogans diferentes em uma só pesquisa, é importante que você analise as opções com bastante atenção para poder eliminar aqueles que não estiverem de acordo com as nossas seis dicas. Além disso, pode ser uma boa ideia aperfeiçoar ou customizar um slogan criado pelo gerador de slogan, dando assim um toque verdadeiramente humano ao resultado final.

O gerador de slogan, idealmente, deve servir apenas como fonte de inspiração e material; não como artista. Analise os resultados gerados e faça uma lista com as melhores opções, para então trabalhar a partir delas. Evite o impulso de copiar e colar um slogan criado pelos algoritmos do gerador de slogan!

Os melhores geradores de slogan da internet

Uma rápida busca no Google vai mostrar alguns vários resultados para geradores de slogan, mas não recomendamos todos os que estão ali. Foi por isso que fizemos esta pequena lista, na qual incluímos apenas aqueles que podem, de fato, ajudar no processo de criar slogan.

Gerador de slogan gratuito da Shopify

Com o gerador de slogan para empresas da Shopify, você pode criar mil slogans diferentes com base em apenas uma palavra-chave – sem precisar pagar nada por isso. Outro ponto extremamente positivo do gerador de slogan da Shopify é o seu algoritmo, que foi otimizado para criar slogans criativos, engraçados e nem um pouco mecanizados (algo que, infelizmente, ainda é comum em muitas ferramentas e sites que prometem criar slogans).

Se você está procurando um slogan inesquecível ou apenas algumas ideias para a sua próxima estratégia de marketing, recomendamos o gerador de slogan gratuito da Shopify.

gerador de slogan Shopify Criar

Com uma interface intuitiva e extremamente simples, o gerador de slogan da Criar é capaz de gerar dezenas de resultados a partir de uma única palavra-chave – ideal para o processo de criação que descrevemos anteriormente.

Alguns resultados podem ser considerados clichê ou mesmo comuns demais, mas a verdade é que o Criar não deixa de ser uma boa opção para empreendedores que querem apenas dar uma olhadinha no processo (e, quem sabe, buscar uma inspiração extra).

criar slogan

Guru PME

O Guru, assim como o gerador do Criar, possui um algoritmo bem tradicional que ainda gera slogans muito repetitivos ou incorretos; contudo, há muita coisa boa escondida por ali. Se você optar por utilizá-lo, lembre-se de usar os resultados como inspiração para o seu processo interno.

gerador de slogan

Conclusão: como criar slogan

  • Menos é mais. Slogans mais curtos fixam com maior facilidade na mente das pessoas, por isso evite frases com mais de 10 palavras.
  • Quanto mais diferentão, melhor. Não deixe de colocar os diferenciais da sua marca no slogan!
  • Não fuja da sua essência. O slogan deve estar em harmonia com todos os outros elementos da sua marca.
  • Conheça bem o seu público. O que os seus clientes querem? Com o que se identificam? Crie mensagens pensando neles.
  • A mensagem é o que conta. Para criar um slogan memorável, a frase deve ser clara e direta.
  • Geradores de slogan são fontes de inspiração. Use-os para ter boas ideias mas evite copiar e colar. O toque pessoal fará toda a diferença!

Os geradores de slogan podem até ser um sinal de que a modernidade está chegando, mas a verdade é que eles ainda não estão aptos para dominar o mundo: por ora, então, eles podem ser excelentes ferramentas para um brainstorming.

É importante destacar que ferramentas e apps como estes, criados com o objetivo de automatizar processos internos e mesmo criativos, não devem ser entendidos como corta-caminhos para chegar ao sucesso – mas sim como recursos feitos para otimizar o tempo dos empreendedores e permitir com que foquem no que realmente interessa: ganhar dinheiro na internet.

Se você quiser saber um pouco mais sobre como otimizar o seu e-commerce, dê uma olhada em nosso blog! Ele está sempre cheio de novidades.


Quer saber mais?