Skip to content

Como montar uma loja virtual de dropshipping: guia completo

Artigo por David Vranicar

Este post vai mostrar como montar uma loja virtual de dropshipping com o DSers e a Shopify.

Mas, se você começou a ler achando que vai chegar ao final deste post com todos os segredos para criar um site e montar uma loja de dropshipping no Brasil e ser um empreendedor de sucesso, calma lá: não é bem assim que a coisa funciona.

Vender online não é tão simples quanto parece, então é bom começar esta empreitada como um bico; uma fonte de grana extra.

O primeiro passo para ter uma loja de dropshipping é criar uma conta na Shopify e baixar o app do DSers.

Depois, volte para o post para descobrir:

  • Como encontrar produtos para vender online com o DSers;
  • Como editar nomes, descrições e valores de produtos;
  • Como importar os produtos do DSers para uma loja da Shopify;
  • Como transformar a sua loja da Shopify em uma loja inesquecível para os clientes;
  • Como processar pedidos.

Vamos lá?

1º passo: como encontrar produtos para dropshipping

Descobrir o que vender na internet é um dos primeiros passos para abrir uma loja – e um dos maiores desafios do processo. Afinal de contas, nem todo o mundo é criativo e talentoso o suficiente para projetar e fabricar um produto do zero (eu, por exemplo, sou um desses).

A beleza do dropshipping é que você não precisa criar nada em termos de produto, embora você precise descobrir como montar uma loja virtual – o que já estamos resolvendo neste post – e também precise estudar um pouquinho sobre marketing.

Idealmente, você também precisa cultivar um bom faro para descobrir novos produtos, mas nada de ter que fabricar e criar algo do zero.

A primeira coisa que um lojista do dropshipping precisa fazer, então, é acessar o DSers e começar a procurar novos produtos.

Por mais que existam centenas de formas de fazer isso, vale lembrar que você pode usar alguns filtros e seleções presentes no próprio app do DSers, como os produtos "vencedores" do Brasil e de outros países, ou por categorias de produto. Infelizmente, o app do DSers ainda não está totalmente traduzido, então vale a pena se guiar pelas ilustrações e ícones que aparecem no menu principal:

captura de tela que mostra o app DSers em uso

2º passo: editar produtos para vender online

Sempre que você clicar em "Add to Import List", o item será enviado para a "Lista de importação". Essa lista nada mais é do que um espaço intermediário entre o DSers e o catálogo de produtos da sua loja de dropshipping na Shopify.

→ Click Here to Launch Your Online Business with Shopify

adicionar produto à lista de importação no DSers

Ainda não sabe como montar uma loja virtual na Shopify? Calma: já vamos chegar lá!

A Lista de importação, então, é um espaço para editar os produtos e remover qualquer coisa que parecer meio… Estranha. Como esses conteúdos são traduzidos automaticamente por máquinas do chinês para o inglês e para o português, não é raro encontrar produtos com nomes super estranhos ou que simplesmente não fazem o menor sentido, ou até mesmo descrições de produto que não querem dizer absolutamente nada.

Vale lembrar que a lista de Itens adicionados também é o espaço no qual você deverá começar a realizar a otimização de SEO para a sua loja de dropshipping no Brasil. De um modo geral, o que você precisa fazer é inserir as palavras-chave ou frases mais relevantes para o seu nicho (e apostar nos termos de busca mais populares).

Antes de continuarmos, não se esqueça de usar as descrições de produto para tentar responder algumas perguntas relevantes que os seus clientes possam ter.

Ficou com dúvida? Dê uma olhada em descrições de produtos de outros sites e tente determinar os temas recorrentes: tamanho, cor e outros detalhes relevantes.

A lista Itens adicionados também permite determinar o valor pelo qual o item será vendido e escolher quais imagens de produto você deseja usar – e quais “variantes” do produto serão anunciadas.

As variantes nada mais são do que os tamanhos e cores do produto.

Resumindo: a lista Itens adicionados é um espaço para configurar e customizar o produto. 

editar detalhes de produto no DSers antes de importar para a Shopify

3ª etapa: conectar o DSers a uma loja virtual

A próxima coisa a fazer é vincular a sua loja virtual para dropshipping à Shopify.

Não sabe o que é a Shopify e nem como abrir uma loja virtual por lá? Sem problemas, nós explicamos: a Shopify é apenas a maior plataforma de e-commerce da atualidade. 

→ Click Here to Launch Your Online Business with Shopify

Além disso, criar uma conta na Shopify é tão simples que você só precisa de e-mail e senha. Você ganhará um período de avaliação gratuita de 14 dias por padrão, então não vai precisar nem inserir os dados do seu cartão de crédito logo de cara.

Assim que você criar sua conta, poderá começar a editar a sua loja. É claro que, como você acabou de abrir a sua loja e ainda não possui nenhum produto para vender, então vai estar tudo em branco.

Esta é a hora na qual o app do DSers será integrado à loja da Shopify – com a lista de Itens adicionados e tudo!

enviar produtos do DSers à Shopify

4ª etapa: personalizar e configurar a sua loja virtual

Estamos quase na metade do nosso guia de como abrir uma loja virtual!

Antes de lançar a sua loja virtual de dropshipping para o mundo, você precisa primeiro se certificar de que ela está bem do jeito que você sonhou.

→ Click Here to Launch Your Online Business with Shopify

E, nessas horas, o fator mais relevante é o tema da loja.

O tema é a estrutura principal da sua loja: é ele que vai determinar como você vai vender online, o visual da loja, a experiência de navegação de cliente e as seções internas que estarão disponíveis no site.

Por sorte, a Shopify conta com centenas de temas diferentes – mas cuidado: muitos deles são pagos, e o preço pode ser um pouquinho salgado. Por mais que esses temas pagos sejam incríveis e contem com um alto nível de customização, é melhor esperar para utilizá-los só quando a sua loja realmente decolar.

Por ora, vamos usar um tema gratuito para a nossa loja de dropshipping no Brasil; vale lembrar, aliás, que todos esses temas são compatíveis com dispositivos móveis.

Atenção: dá para ficar customizando um tema para sempre, mas o nosso objetivo não é este. Nós só queremos construir um tema que seja agradável e que funcione bem.

5ª etapa: vender com dropshipping na Shopify

Nossa, já cobrimos muita coisa sobre como começar uma loja online. Hora de retomar os pontos principais:

  • Já sabemos como encontrar produtos no DSers;
  • Também já vimos como incluir esses produtos na lista de Itens adicionados e movê-los para a Shopify;
  • Descobrimos como criar uma loja da Shopify e personalizar o tema.

É bastante coisa, mas é só uma parte. A próxima etapa é descobrir como otimizar a integração DSers-Shopify para vender produtos online – e a melhor forma de fazer isso é criando coleções de produto.

As coleções de produto ajudam a simplificar o processo de navegação no site e podem fazer maravilhas pela sua loja virtual.

→ Click Here to Launch Your Online Business with Shopify

Você pode até estar estranhando o nome, mas é só dar uma vasculhada rápida nos seus e-commerces favoritos que você vai ver diversas coleções: roupas femininas, roupas masculinas, promoções, novidades e por aí vai.

As coleções são ferramentas que ajudam a dividir a loja em seções, o que por sua vez ajuda o cliente a encontrar, com mais facilidade, o produto que deseja comprar.

criando coleção de produto no admin da Shopify

6ª etapa: incluir seções “obrigatórias”

Se você seguiu todas as etapas até agora, provavelmente está com uma loja virtual de dropshipping bem funcional: ela já tem uma carinha de loja, já tem alguns produtos à venda e até uma ou duas coleções de produto. Legal!

Só que ainda precisamos incluir algumas seções importantes para quem faz dropshipping no Brasil; seções que, embora não necessariamente obrigatórias para quem quer montar uma loja virtual, ajudam a marca a estabelecer uma boa reputação.

→ Click Here to Launch Your Online Business with Shopify

É, estamos falando das páginas “Sobre Nós” e “Informações de contato”.

A página “Sobre Nós” é um excelente espaço para contar quem você é, quais são os valores da marca e os motivos pelos quais a loja vende os produtos que vende e por aí vai. Além disso, também é uma página com potencial para fidelizar clientes, então não se esqueça de criar uma voz e uma identidade visual bem legais.

A segunda página que você pode adicionar é a que traz as informações de contato, outro elemento importantíssimo para quem quer vender produtos online: afinal, os seus clientes precisam saber como entrar em contato com você caso tenham alguma dúvida ou precisem relatar algum problema com a compra.

Para inserir as duas, acesse "Configurações" > "Políticas".

7ª etapa: configurar a experiência de checkout

Uau, você já está quase no final do nosso tutorial sobre como abrir loja virtual!

Vender online não é algo que se concretiza da noite para o dia; mas, com um pouquinho de esforço, a gente chega lá.

Agora está na hora de começar a configurar os elementos que vão determinar as vendas da marca: as taxas de envio e o checkout.

Um bom lugar para começar a definir esses elementos é a seção “Frete e entrega” presente no painel de Configurações do admin da Shopify. Como você está só começando no mundo do dropshipping, é essencial definir os países para os quais quer vender – você pode, aliás, restringir a sua loja para o dropshipping no Brasil, sem problema nenhum.

As zonas de frete da loja também devem ser vistas como um dos elementos-chave para as suas estratégias de marketing e especialmente para o Facebook Ads.

Outro elemento bem relevante no processo de abrir loja virtual e vender produtos online é, claro, o pagamento. A ideia é criar um processo de pagamento simples e descomplicado, para que a venda seja realizada o mais rápido possível.

etapa de como abrir uma loja virtual: compre um domínio

Em algum momento de utilização, o painel da Shopify fará uma pergunta importante para qualquer lojista do dropshipping – e essencial para quem quer saber como abrir uma loja de dropshipping: Você quer adicionar um domínio ao seu site?

Um domínio próprio é ótimo, pois dá mais visibilidade à marca e aumenta as chances de que o site seja encontrado nos mecanismos de busca.

Se você responder que sim, a Shopify vai vasculhar a internet para verificar se o nome de domínio inserido está disponível. O valor para manter o domínio com a sua loja é de US$ 14 por ano; só mais uma das despesas inevitáveis que fazem parte do processo de montar loja virtual.

Assim que você confirmar a compra do domínio, a Shopify fornecerá alguns endereços de e-mail bem importantes, como “info@” e “vendas@”, que serão automaticamente vinculados à loja: elementos que auxiliam os compradores e clientes e ainda por cima conferem um ar de respeitabilidade à marca.

Ufa… Já compramos o domínio, estabelecemos as políticas da loja, as zonas de envio e até o checkout. Agora só falta…

9ª etapa: arregaçar as mangas!

Relembrando, então, tudo o que fizemos hoje:

  • Nós selecionamos produtos no DSers;
  • Criamos e configuramos uma loja virtual de dropshipping na Shopify;
  • Enviamos os produtos do DSers para a loja da Shopify;
  • Personalizamos o site inteiro.

Ou seja: nós vimos como montar uma loja virtual sem estoque em menos de uma hora (ou em menos de 3 mil palavras; você escolhe como prefere contar).

É claro que, como falamos lá em cima, o descobrir como montar loja virtual sem estoque e abrir loja virtual não basta: não é como se você fizesse isso hoje e pronto, amanhã já está ganhando tubos de dinheiro.

O sucesso pode demorar para bater à porta, mas ele vem.

O dropshipping não é uma receita para ganhar dinheiro rápido: o que fizemos hoje foi apenas uma parte. Você ainda precisa encontrar os fornecedores certos, determinar as estratégias de marketing, cultivar a presença da marca nas redes sociais, definir uma boa estratégia de precificação de produtos, configurar um canal de atendimento ao cliente de tirar o chapéu, habilitar opções de pagamento online e muito mais.

Hora de arregaçar as mangas. O trabalho só começou!

Comece a vender online hoje mesmo com a Shopify

Comece sua avaliação gratuita

Quer saber mais?

Está atrás de mais informações sobre como montar uma loja virtual? Nós podemos te ajudar: